2 ETFs temáticos que proporcionam acesso a um nicho de mercado

 | 27.09.2021 13:43

O SPDR® S&P 500 ETF (NYSE:SPY), lançado nos EUA em Janeiro de 1993, foi o primeiro fundo negociado em bolsa. Desde então, o número de fundos e ativos sob gestão tem crescido significativamente.

Em 2003, o número de ETFs foi de 276 nos Estados Unidos. No final de 2020, o número atingiu 7.602. E de acordo com números do grupo de investigação e consultoria ETFGI, a primeira metade de 2021 registou "um recorde de ativos e entradas líquidas em ETFs a nível mundial de 400,77 mil milhões de dólares e 82,23 mil milhões de dólares".

Existem, naturalmente, diferentes tipos de ETF, concentrando-se em várias classes de ativos ou estilos de investimento. Um grande número de fundos são ETFs de ações passivas que acompanham os retornos de referências amplamente seguidas no mercado bolsista, tais como Dow Jones Industrial Average, o S&P 500 ou o NASDAQ 100.

No entanto, um número crescente de ETFs são fundos de nicho que oferecem exposição a temas específicos. Por exemplo, vários fundos de nicho tecnológico oferecem um enfoque restrito a subsegmentos do sector tecnológico. Exemplos incluem ETFs que fornecem acesso à inteligência artificial (IA), blockchain, cibersegurança, comércio eletrónico, tecnologia financeira (fintech), ou empresas orientadas para a robótica.

Devemos notar que a US Securities and Exchange Commission (SEC) relembra aos investidores:

"Certos ETFs podem ser relativamente fáceis de compreender. Outros ETF podem ter objetivos de investimento pouco usuais ou utilizar estratégias de investimento complexas que podem ser mais difíceis de compreender e enquadrar-se na carteira de investimento de um investidor".

Por outras palavras, os pequenos investidores precisam de fazer a devida diligência para ver se um determinado fundo é apropriado para os seus objetivos e horizontes de investimento. Tendo isso em mente, aqui estão duas ETFs sectoriais específicas que podem valer analisar.

1. SPDR S&P Kensho New Economies Composite ETF/h2

Preço atual: $63.12

Intervalo de 52 semanas: $40.09 - $76.76

Rendimento de dividendos: 1,10%

Rácio de despesas: 0.20% por ano

O SPDR Kensho New Economies Composite (NYSE:KOMP) investe em negócios inovadores cujos produtos e serviços estão a transformar economias através de desenvolvimentos tecnológicos, tais como IA, automação, poder de processamento informático, conectividade e robótica.