A América Versus a Europa

 | 23.03.2017 11:46

O dólar tem vindo a depreciar nos últimos dias face ao euro. Esse movimento pode ser explicado dado às duvidas que os investidores tem em relação ao governo de Trump em conseguir cumprir com as promessas eleitorais do agora Presidente dos Estados Unidos.

Essa situação tornou-se evidente na mudança do sistema de saúde com a tentativa de afastar Obamacare por outro sistema mais favorável às ideias dos Republicanos.

Os investidores cientes dessa dificuldade tornaram-se cautelosos face à assuntos como cortes de impostos corporativos, reformas reguladoras e gastos em infraestrutura.

Quanto ao FED, em informar os intervenientes dos mercados financeiros que os aumentos da taxa de juro serão feitas de forma gradual em conformidade com os sinais que a economia americana irá dando evitou a apreciação do dólar.

Por outro lado a economia europeia tem beneficiado com a perspetiva dos resultados das eleições francesas e com as receitas / riqueza gerada pela Alemanha.

De futuro a situação pode vir a inverter-se. As eleições gerais alemãs em outono onde o concorrente Martin Schulz (centro esquerda social democrata) pode ter vantagem contra a sua oponente Angela Merkel do partido democrata – cristão pode causar instabilidade na Europa.

Caso também saia vencedora Marine Le Pen face a Emmanuel Macron resultando na eliminação do uso da moeda europeia essa a ser substituída pelo franco francês.

É muito provável que a Grécia precise de um novo resgate para poder fazer face às despesas correntes e que por causa do Brexit haja a introdução de tarifas de comercio que será uma desvantagem para o comercio livre na Europa.

O preço eur/usd está no momento da elaboração deste artigo a 1,0808 e encontra-se por baixo de uma área de resistência de 1,0820 a 1,0880 demonstrada no gráfico diário dessa cotada.

O preço também tocou na média móvel dos duzentos dias e fechou por baixo da mesma. Caso se concretiza um padrão de inversão de velas japonesas e a área da resistência não seja quebrada sugere-se uma posição curta por outro lado se a cotada quebra o valor de 1,0880 sugere-se uma compra.