Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

A Economia Segundo Jerome Powell

Publicado 25.06.2020, 15:45
Atualizado 09.07.2023, 11:32

Durante a semana passada, o governador da Reserva Federal Norte-americana, Jerome Powell, acabou por dar o seu testemunho no Senado e no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes sobre a sua visão relativamente à economia americana. Entre os vários temas abordados daria destaque a três deles: recuperação da economia, atuação da Fed e expectativas relativamente ao futuro.

Atual e (possível) futura atuação da Reserva Federal

Desde o início da propagação mundial do coronavírus (por volta de março deste ano), a Fed cortou a sua taxa de juro de referência de curto prazo para perto de zero, comprou 2,1 biliões de dólares em obrigações do Tesouro e hipotecas e lançou também inúmeros programas de empréstimos para tentar manter o crédito a fluir sem problemas. Na segunda-feira passada, a Fed anunciou que vai começar a comprar títulos corporativos como parte de um plano para garantir que as empresas podem contrair empréstimos durante a pandemia.

Os responsáveis políticos do Banco Central preveem também que a taxa de juro diretora se manterá perto de zero até 2022. Jerome Powell, reafirmou a sua intenção de fazer o que for preciso (“whatever it takes”) referindo que adotará os mecanismos necessários para atingir os targets de full employment e inflação.

Também na semana passada existiu uma pequena redução do balanço do banco central, no entanto isso nada tem haver com uma possível redução da oferta de dinheiro. O banco central não parou nem abrandou a sua política de impressão de dinheiro, mas isso passou-se devido a uma queda do valor de contratos de recompra pendentes e de swaps de liquidez.

Recuperação económica

Enquanto a administração de Trump prevê uma recuperação em forma de V com um forte crescimento na segunda metade deste ano, Powell é mais cauteloso e procura focar as suas preocupações nos trabalhadores com baixos salários. Num relatório que acompanha o testemunho, a Fed menciona que os trabalhadores com rendimentos mais baixos, incluindo as minorias, estavam a ser especialmente atingidos pelas perturbações do mercado de trabalho.

O emprego caiu quase 35% para os trabalhadores que ganhavam salários cujo o seu valor se compreendia no último quarto da pirâmide salarial americana. Em contrapartida, o emprego diminuiu 5% para os trabalhadores com salários mais elevados. Dado que os trabalhadores com salários mais baixos são desproporcionalmente afro-americanos e hispânicos, o desemprego aumentou de forma mais acentuada nesses grupos.

Powell referiu na semana passada que a recuperação poderia ser dolorosamente lenta, com muitos americanos a serem incapazes de recuperar os seus antigos empregos. Essa avaliação ajudou a desencadear uma queda nos preços das ações o que levou o Presidente Donald Trump a criticar as opiniões da Fed. “A Reserva Federal está muitas vezes errada. Teremos um terceiro trimestre muito bom, um quarto ainda melhor, e um dos nossos melhores anos de sempre em 2021.”

Expectativas e impacto de longo-prazo

Powell alertou que quanto mais tempo durar a recessão pior será o efeito no emprego e nas empresas e deixou bem claro que “uma recuperação total é improvável” até que as pessoas estejam confiantes relativamente à contenção da doença, alertando que uma crise prolongada poderia ter graves consequências sobretudo para os trabalhadores com salários mais baixos, que foram os mais atingidos pelo impacto da pandemia.

O presidente da Fed avisou que longos períodos de desemprego “podem afetar as capacidades dos trabalhadores e as suas perspetivas de encontrarem emprego” e destacou ainda que a pandemia coloca “riscos elevados” aos pequenos negócios.

“Se uma pequena ou média empresa entrar em falência porque a economia está a recuperar muito lentamente, perdemos mais do que só essa empresa”, adiantou, vincando que “estes negócios estão no coração da economia e resultam do trabalho de várias gerações”.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.