A Nova Aventura de Super Mário

A Nova Aventura de Super Mário

Investing.com  | 23.02.2021 16:54

A chegada de Mario Draghi, empossado como primeiro-ministro italiano em 13 de fevereiro, oferece uma nova esperança de cura para o país que tem sido apelidado de “doente europeu”. Vinte e três ministros, entre os quais reconhecidos técnicos que vão assumir pastas importantes como a Economia, Interior ou Transição Energética, tomaram também posse. Isto acontece numa altura em que, com a saída do Reino Unido, Itália passa a ter a terceira maior economia da Europa.

O currículo 

O agora primeiro-ministro transalpino foi presidente do Banco de Itália entre 2006 e 2011 e presidente do Banco Central Europeu (BCE) entre 2011 e 2019. Foi nesta função que Draghi desempenhou um papel vital na defesa da Zona Euro durante a crise das dívidas soberanas que ameaçou seriamente o projeto da moeda única.

O ex-chefe do Banco Central Europeu, é o mais recente numa longa linha de tecnocratas a tornarem-se primeiros-ministros. Facto que geralmente traz desvantagens dado que os tecnocratas não costumam ser bons comunicadores e são alvo a abater pelos populistas que se apressarão a erguer teorias da conspiração sobre as elites quererem derrubar as massas. O facto de ser um ex-banqueiro internacional ajuda a criar este rótulo.

No entanto, Mario Draghi é mais do que apenas um tecnocrata, uma vez que tem reconhecidas habilidades políticas e diplomáticas. Qualidades que ficaram bem vincadas quando, há cerca de uma década, salvou a zona euro.

O cenário italiano

Conhecida por ser um dos piores países para fazer negócios devido ao duvidoso sistema judicial, ao sistema de impostos que dificulta a criação de empregos e à grande diferença estrutural entre o norte e o sul, a Itália está a sofrer com os efeitos da pandemia.

O desemprego voltou a crescer, atingindo os 9% no final do ano passado, bem acima da média da Zona Euro. Entre os mais jovens, a taxa é de quase 30%. Por outro lado, com a dívida pública a atingir uns preocupantes 157,2% do PIB no final deste ano (1,6 biliões de euros), mais 37,5 pontos percentuais face a 2011.

O impacto na Europa

O que está a acontecer na Itália por estes dias tem consequências que transcendem em muito as fronteiras daquele país. Após a anunciada saída de Angela Merkel, havia um défice de pesos pesados na política da União Europeia.

Um dos principais objetivos de Draghi será organizar o país para receber cerca de 200 mil milhões de euros em empréstimos e subvenções disponíveis no âmbito do fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros para o combate à pandemia na União Europeia.

Apesar de ser uma figura respeitada e com reconhecido talento, será de esperar algum ceticismo similar ao que teve de enfrentar quando foi nomeado para presidente do BCE. Na altura, o jornal alemão Bild não poupou no estereótipo italiano para mostrar ceticismo que Draghi soube contrariar: “Mamma mia! Para os italianos, a inflação é um estilo de vida, como é o spaghetti com molho de tomate”. 

Dez anos depois, está de regresso para acabar com a sombra económica que paira sob Itália. Se Super Mario não conseguir melhorar a economia italiana, talvez ninguém consiga!

Investing.com

Últimos comentários

Adicione um comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Alejandro Pintus
Alejandro Pintus

Whatever it takes!!  ... (Leia Mais)

23.02.2021 17:37 GMT· Responder
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Brasil) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações

+

Descarregue a Aplicação Investing.com

Obtenha acesso gratuito a cotações e gráficos em tempo real, bem como a alertas sobre ações, índices, moedas, commodities e obrigações. Obtenha acesso gratuito às melhores análises técnicas e previsões.

Investing.com é melhor na Aplicação!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência mais fluida disponíveis apenas na Aplicação.