Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

A Realidade Aumentada e a Realidade Virtual na BigTech

Publicado 01.03.2021, 15:19
Atualizado 09.07.2023, 11:32

«É a realidade aumentada que está a impulsionar o nosso futuro», disse recentemente Evan Spiegel, CEO da Snap (NYSE:SNAP).

«A Realidade Aumentada é a próxima grande mudança na computação», prevê Spiegel, mas precisamos de uma década até que se materialize totalmente.

Mark Zuckerberg concorda, sobretudo, porque previu, no ano passado, que iremos obter óculos de Realidade Aumentada (RA) «revolucionários» nesta década.

Tim Cook pensa que a RA «penetrará toda a nossa vida», e, neste momento, as ambições de realidade mista ultrassecretas da Apple (NASDAQ:AAPL) são realmente não tão secretas.

Neste momento, quase todos os que interagem com a RA fazem-no através de um telefone.

O que se sabe até agora é que o chipset XR da Qualcomm irá alimentar muitos dispositivos de/com Realidade Aumentada RA e Realidade Virtual (VR) da próxima geração.

Na passada quarta-feira, o fabricante de chips anunciou que está a trabalhar num novo projeto de hardware para empresas que pretendem construir óculos RA com base no XR1 e outras tecnologias disponíveis.

O protótipo da Qualcomm é um vislumbre do futuro próximo do RA.
O hardware RA ainda tem muitos constrangimentos técnicos, desde a gestão de energia até ao poder de processamento.

Os atuais preços atraem os compradores comerciais.

Contudo, além dos primeiros utilizadores, no mercado de grande consumo, ainda falta ganhar escala.

A grande manchete RV desta semana vem da Sony. A PlayStation 5 vai ter o seu próprio sistema RV, anunciou quarta-feira a empresa.

O que a Sony promete: Um sistema de RV mais imersivo, novas capacidades de rastreio e controladores de próxima geração com entradas adicionais.

Quando: O CEO da PlayStation, Jim Ryan, já disse que não será em 2021.
A RV é concorrente da AR ou uma ponte tecnológica para ela.

O hardware RA será eventualmente um mercado de grande consumo.
A Sony lançou, há quatro anos, o seu primeiro headset PlayStation RV – que se liga através de cabo à consola PlayStation 4 da empresa.

Embora o produto tenha gerado algum interesse, as consolas da Sony estavam longe do sucesso.

Hideaki Nishino, vice-presidente sénior de planeamento e gestão de plataformas da Sony, referiu que o novo headset PlayStation 5 RV irá proporcionar «saltos dramáticos no desempenho e interatividade».

O sistema vai incluir melhorias na resolução do ecrã como o campo de visão, a área observável, o controlador e o dispositivo portátil utilizado para navegar no interior de ambientes RV.

A Sony já está a anunciar os seus planos para o sistema mais cedo, para os programadores e parceiros começarem a trabalhar em jogos e software para o produto.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.