Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

A subida das taxas de juro podem vir mais cedo do que o esperado

Publicado 20.09.2021, 12:58
Atualizado 02.09.2020, 07:05

A semana passada terminou com quedas generalizadas nos mercados bolsistas, com ecepção do Ibex 35 que, após duas semanas no vermelho, conseguiu fechar a semana com +0,75%. Os mercados europeus foram afetados pelos dados da inflação e pelos receios sobre o futuro do crescimento económico da China.

Na semana, o Ibex subiu +0,75%, o Mib +0,09%, e o Dax 30 -0,77%, FTSE 100 -0,93%, Euro Stoxx 50 -0,95%, Cac 40 -1,40%, S&P 500 -0,57%, Dow Jones -0,07% e o Nasdaq -0,47%.

A classificação do ano até à data é a seguinte:

- Cac francês +18,35%.

- S&P 500 +18,02%.

- Nasdaq +16,73%.

- Euro Stoxx 50 +16,28%.

- FTSE MIB italiano +15,64%.

- Dow Jones +13% 

- Dax alemão +12.91

- Nikkei japonês +11,1%

- Ibex espanhol 35 +8,61%.

- FTSE britânico 100 +7,79

- CSI chinês -6,82%.

O sentimento semanal (AAII) está desta forma:

- Sentimento de alta (expectativas de que as ações irão aumentar nos próximos seis meses): caiu para 16,4 pontos percentuais até aos 22,4%. Este é o nível mais baixo desde 29 de Julho de 2020 e está abaixo da média histórica de 38%.

- Sentimento de baixa (expectativas de que as ações irão diminuir nos próximos seis meses): subiu 12,1 pontos percentuais para 39,3%. Esta é a sétima vez, nas últimas nove semanas, que o pessimismo ultrapassou a média histórica de 30,5%.

Três pontos importantes:

  1. O Financial Times comenta que os modelos internos do Banco Central Europeu indicam uma inflação tão elevada que o banco pode ser forçado a antecipar a primeira subida da taxa de juro. De momento, o BCE ainda não disse nada sobre isto, veremos. 

  2. É também de notar que os fundos monetários viram sair 62 mil milhões de dólares durante a semana, o maior montante desde Julho de 2020. Por seu lado, houve uma entrada de dinheiro em fundos de ações (51 mil milhões), 16 mil milhões em obrigações e 37 milhões de dólares em fundos de ouro, o maior montante em 6 semanas.

  3. O gráfico seguinte é muito significativo. A último retrocesso colocou o S&P 500 no limite da sua zona de conforto, a média móvel de 50 dias, que sempre que foi tocada agiu para evitar males maiores e permitiu saltar para o lado positivo. Com dados económicos de um sinal diferente e a incerteza que persiste sobre as políticas monetárias do Fed, os touros podem, pelo menos, consolar-se com esta média móvel. Além disso, o índice tem evitado fechos consecutivos abaixo da sua linha de tendência ascendente durante 219 sessões consecutivas, a série mais longa desde 1996. Espera-se agora que o Fed dê uma dica sobre a possibilidade de aquisição de ativos e faça um anúncio formal em Novembro.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

S&P500

Notas breves de outros mercados:

* O Índice CRB de mercadorias está em níveis nunca vistos em 6 anos e sobe +123,2% da base formada no ano passado.

* O ouro fechou sexta-feira a níveis não vistos desde um mês, registando uma queda de -1,9% (segunda semana consecutiva. 

* O carvão atingiu os 177 dólares, quase o máximo recente de 179 dólares, impulsionado pela crescente procura de energia, especialmente na China e na Índia.

* Os preços do gás natural dos EUA atingiram uma nova alta de 7 anos durante a semana, +277% em relação aos mínimos do ano passado devido ao aumento da procura. Isto acontece enquanto quase metade da produção de gás no Golfo do México permanece fechada devido ao Furacão Ida.

* O ferro caiu para quase $110, o nível mais baixo desde o Verão de 2020 (o máximo histórico de $230 atingido em Maio) depois da China, o maior fabricante de aço do mundo, ter apertado as restrições de produção.

* Os futuros do petróleo bruto WTI caíram -1% para menos de 72 dólares por barril na sexta-feira. A tempestade tropical Nicholas poupou as refinarias do Texas, permitindo às empresas de energia reparar rapidamente os gasodutos e serviços de energia à medida que se recuperam do furacão Ida. Até quinta-feira, cerca de 28% da produção de petróleo bruto do Golfo do México permaneceu sem funcionar. Na semana, o petróleo bruto do WTI ganhou cerca de +3%.

* O índice do dólar subiu para o nível mais alto desde 22 de Agosto após o índice de confiança dos consumidores do Michigan ter ficado abaixo das expectativas, aumentando a incerteza sobre quando é que a Reserva Federal começará a reduzir os estímulos. Na semana, o dólar subiu +0,7% naquela que é a sua segunda semana consecutiva de ganhos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

* O ródio cai para os níveis de Agosto de 2020 com a procura mais fraca. Automakers General Motors (NYSE:GM), Toyota (T:7203) e Volkswagen (DE:VOWG) reduziram as previsões de produção e vendas para a segunda metade de 2021 devido a uma escassez global de chips semicondutores.

Últimos comentários

Como funciona este aplicativo
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.