Abertura Europa: Espanha e China penalizam sentimento europeu

 | 28.09.2015 08:57

Abertura Europa: Espanha e China penalizam sentimento europeu

A primeira sessão da semana iniciou negativa – DAX (-0,69%), AEX (-0,58%) e CAC (-0,79%) – penalizada pela preocupação com o crescimento na China, após o lucro das empresas de indústria ter registado a maior queda nos últimos quatro anos.

O IBEX desvaloriza 0,43% em seguimento do resultado das eleições regionais, que ditou a maioria absoluta dos partidos independentistas.

A nível sectorial, o sector automóvel volta a estar em destaque com perdas de 2,26%. A Volkswagen (XETRA:VOWG) recua 3,08% após nomear Matthias Mueller como novo CEO e no seguimento de uma casa de investimento ter recomendado ‘sell’ para o título.

No pólo oposto, o sector de bebidas lidera os ganhos (+0,92%) impulsionado pela notícia de que a Anheuser-Busch Inbev SA (NYSE:BUD) (ganha 0,96%) deverá submeter a oferta de GBP 70 mil mn pela SAB Miller (valoriza 3,44%) dentro de dias.

Nota final para o sector petrolífero, que iniciou a semana positivo – Repsol (+1,68%), Royal Dutch Shell (AMS:RDSa) (+1,05%) e Total (+1,08%) – não obstante a desvalorização observada no preço do crude nos mercados internacionais para USD 45,36 por barril.

O PSI 20 iniciou a semana a perder 0,38%, em linha com o sentimento marginalmente negativo dos seus congéneres europeus, e após a agência de rating Fitch ter mantido inalterado o rating de Portugal no nível ‘lixo’.

O sector financeiro destaca-se pela negativa com o Banif cair 2,56%, o BCP a desvalorizar 1,47% e o BPI a variar -0,22%. A Impresa lidera as perdas com uma expressiva queda de 4,47% sem newsflow que o justifique.

Apenas 3 cotadas transaccionam no verde - a EDP Renováveis (LISBON:EDPRu), a REN e a Mota-Engil (LISBON:MOTA) – com a última a divulgar que voltou a comprar acções próprias no valor de 2,01€ por acção.


Equipa Research

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações