🟢 Os mercados subiram. Os mais de 120 000 membros da nossa comunidade sabem o que devem fazer. Você também pode saber.Poupe 40%

Abertura Europa: Receios de hard-landing chinês pressionam mercados

Publicado 02.11.2015, 09:23
Atualizado 09.07.2023, 11:32
DE40
-
VIV
-
ALSS
-
BCP
-
SEM
-
PSI20
-
BANIF
-

Abertura Europa: Receios de hard-landing chinês pressionam mercados

Os índices accionistas europeus iniciaram a semana no vermelho – IBEX (-0,57%), CAC (-0,26%) e DAX (-0,11%) - em seguimento da divulgação de indicadores macroeconómicos na China que reacenderam receios de desaceleração.

Na esfera sectorial, destaque para os sectores de I&T (+0,09%) e energia (-0,83%) no pódio de ganhos e perdas, respectivamente. O arranque é também marcado pelo anúncio que os bancos helénicos apresentam um capital shortfall de EUR 14,4 mil mn nos testes de stress realizados pelo BCE, com o governo a também divulgar medidas para colmatar este défice. A nível empresarial, nota para a Engie (+0,44%), que beneficiou de um upgrade de ‘hold’ para ‘buy’.

No pólo das perdas, a petrolífera Eni recua 1,48% após a imprensa internacional avançar que a petrolífera esta a considerar a alienação da unidade de gas & power residencial e em seguimento de um downgrade para ‘underweight’. A Vivendi (PA:VIV) desvaloriza 0,84%, com a imprensa a divulgar que a empresa está estudar o aumento da participação na Telecom Italia para 24,9% (actualmente nos 20%).

O PSI 20 iniciou a semana flat com uma variação marginal de -0,20%, em linha com as desvalorizações dos seus peers europeus. O sector financeiro apresenta um sentimento misto – BPI (+1,54%), BCP (LS:BCP) (-1,34%) e Banif (LS:BANIF) (-6,90%) – num dia em que o BCP divulga resultados após o fecho de mercado. O Banif encontra-se pressionado com a notícia de que o Estado pode vender a sua participação no banco abaixo do valor investido.

O sector papeleiro segue positivo após a Altri (LS:ALSS) (+1,60%) divulgar lucros 290% superiores ao período homólogo e anunciar a distribuição antecipada dos dividendos relativos a este período. A Semapa (LS:SEM) varia apenas 0,27% após apresentar resultados que apresentaram um forte agravamento dos impostos, prejudicando consideravelmente o resultado líquido.

Equipa Research

Últimos comentários

A carregar o próximo artigo...
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.