Cacau: Seca na África Ocidental pode Danificar as Colheitas

 | 14.03.2017 11:05

Análise Técnica Forex #C-COCOA : 2017-03-14

Seca na Costa de Marfim pode danificar as colheitas de cacau. No entanto, é possível o aumento na demanda por amêndoas de cacau na Europa depois da compra da fábrica alemã para reciclagem Euromar Commodities GmbH pela parte de grupo suíço ECOM. Será que continue o aumento das cotações de cacau?

Anteriormente era esperado que a colheita do cacau na Costa do Marfim na campanha agrícola atual aumentasse em cerca dum quarto em comparação com a temporada 2015/16 e atingisse 2 milhões de toneladas. Devido a isso, as cotações do cacau caíram em 40% apenas nos últimos 7 meses e atualizaram o minimo desde o outubro de 2008. Teoricamente, por causa da seca, a previsão de safra pode ser revista para baixo. Costa do Marfim é responsável por cerca de 36% da produção mundial de cacau.

No entanto, cerca de 34% vem da vizinha Gana, cuja colheita também pode ser afetada devido às condições meteorológicas adversas. Além de reduzir a oferta de feijão, pode-se também aumentar a sua procura na Europa. No 4º trimestre do ano passado, devido a problemas financeiros, a fábrica alemã Euromar Commodities GmbH reduziu a quantidade de processamento de amêndoas de cacau em 10%. No entanto, na escala da UE, a queda foi de 1%. Depois da comprar do Euromar pelo grupo suíço ECOM, a quantidade de processamento pode ser restaurada. Note-se que no dia 7 de março de 2017, o volume líquido das posições (net short) sobre a venda de cacau na bolsa ICE atingiu o maximo desde 2006, quando essas informações começaram a ser publicadas. Seu possível encerramento poderia provocar um aumento puramente técnico das cotações.