Análise das Empresas do Setor Farmacêutico 2012-2016

 | 08.03.2018 15:24

O Banco de Portugal atualiza hoje o Estudo da Central de Balanços | 25– Análise das empresas do setor farmacêutico, com informação sobre a evolução da situação económica e financeira das empresas pertencentes ao setor farmacêutico entre 2012 e 2016.

Esta informação é complementada com dados relativos ao final de 2017 sobre os empréstimos concedidos pelo setor financeiro.

Os resultados são apresentados por referência às classes de dimensão – microempresas, pequenas e médias empresas (PME) e grandes empresas – e aos segmentos de atividade económica (“indústria farmacêutica”, “comércio por grosso de produtos farmacêuticos” e “comércio a retalho de produtos farmacêuticos”), e comparados com os resultados do total das empresas. Este estudo foi publicado pela primeira vez em 2016, com informação relativa ao período 2010-2015.

Estrutura e dinâmica

O setor farmacêutico abrangia cerca de 4 mil empresas, sobretudo microempresas. 70 por cento pertenciam ao “comércio a retalho de produtos farmacêuticos”. O “comércio por grosso de produtos farmacêuticos” gerava 64 por cento do volume de negócios.

Em 2016, o setor farmacêutico compreendia cerca de 4 mil empresas (1 por cento das empresas em Portugal). O setor agregava 3 por cento do volume de negó- cios e 1 por cento do número de pessoas ao serviço das empresas em Portugal. A sua relevância não se alterou desde 2012.

O número de empresas em atividade no setor aumentou 0,8 por cento em 2016 relativamente ao ano anterior (aumento de 0,6 por cento no total das empresas) (Gráfico 1). Foram criadas 12 novas empresas por cada 10 que cessaram atividade (proporção semelhante ao total das empresas), valor, ainda assim, inferior ao registado em anos anteriores, em que o setor em análise registou rácios de natalidade/mortalidade próximos de 2. O“comércio a retalho de produtos farmacêuticos” agregava a maioria das empresas do setor (70 por cento) e a maior parcela das pessoas ao serviço (49 por cento). Cerca de um quarto das empresas do setor pertencia ao “comércio por grosso de produtos farmacêuticos”, que era responsável por 64 por cento do volume de negócios. As empresas da “indústria farmacêutica” geravam 11 por cento do volume de negócios e agregavam 18 por cento das pessoas ao serviço do setor (Gráfico 2).