Análise Semanal de Mercado BiG (EURCAD, GBPUSD, S&P 500)

Análise Semanal de Mercado BiG (EURCAD, GBPUSD, S&P 500)

BiG - Banco de Investimento Global  | 22.01.2019 20:15

EURCAD: Par reage positivamente no contacto com a linha de tendência ascendente

EURCAD

O dólar canadiano está a retrair depois da forte valorização no início de Janeiro, manifestando-se na subida de pares como o USDCAD e o EURCAD. A pressão vendedora registada esta semana no crude contribui para este alívio no dólar canadiano: a oferta de petróleo aumentou, sinalizada pela notícia de que a refinação de petróleo na China em 2018 atingiu níveis recorde de 12,1 milhões de barris por dia, reduzindo a dependência da China face aos países da OPEP. As notícias de redução da produção por parte da OPEP e países aliados, como reacção ao abrandamento económico global, parecem estar já descontadas no preço do crude.

O EURUSD atingiu hoje um nível de suporte nos $1,1345 e entraram compradores, pelo que, numa perspectiva semanal, encaramos o posicionamento comprador no euro com optimismo.

Referência técnica: Preferimos um posicionamento ascendente para o EURCAD. A ruptura em alta da cunha descendente confere robustez à nossa visão. Em termos de gestão de risco, sugerimos perdas máximas abaixo dos 1,5050, isto é, abaixo do mínimo do dia de ontem. Em termos de ganhos, consideramos preços abaixo dos 38,2% de correcção de Fibonacci (1,5268), que coincide com uma resistência horizontal.

GBPUSD: Libra tem espaço para corrigir com a fragilidade do governo de May

GBPUSD

Depois da primeira-ministra Theresa May perder de forma pesada a votação do seu acordo para a saída da União Europeia, anunciou ontem alguns ajustes a este mesmo acordo na esperança de conseguir maior apoio parlamentar.

Os opositores de May expressaram algum cepticismo na sequência do líder da oposição Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, acusar a primeira-ministra de estar em negação sobre o incontornável fracasso do seu acordo já condenado aquando a sua criação. O objectivo imediato de May é conquistar conservadores pró-Brexit e o seu aliado da Irlanda do Norte (DUP), embora seja difícil obter este apoio sem a resolução do problema da fronteira entre Irlandas. Dia 29 de Janeiro serão votadas soluções alternativas ao anterior acordo, podendo estas passar por um novo referendo, o que poderá impulsionar a libra. Todavia, até lá é provável assistirmos a uma correcção.

Referência técnica: A linha de tendência descendente assinalada com cor amarela está a ser testada pela quinta vez e apresenta potencial para fazer o par retrair para níveis perto dos 1.285 a curto prazo.

S&P 500: Optimismo eufórico de início de ano catapulta índice para região de forte resistência – reality check

S&P

A perspectiva de eventual resolução do tema que mais assombrou os mercados accionistas em 2018 – guerra comercial entre EUA e China – alimentou o sentimento positivo que tradicionalmente se verifica no início de cada ano (January effect), permitindo ao principal índice bolsista norte-americano uma escalada de cerca de 15% desde os mínimos, em menos de 20 dias de negociação.

A euforia parece estar a dissipar-se, criando espaço para um aumento de discernimento por parte dos investidores. De facto, poucos progressos foram feitos na primeira ronda de negociações entre EUA e China (a segunda está agendada para 30 e 31 de Janeiro), o encerramento parcial de serviços federais nos EUA está quase a atingir um mês e, com mais de 800 mil trabalhadores a não auferir salários, é possível que surta um impacto negativo no consumo (~70% da economia norte- americana) e ontem, o FMI, divulgou uma revisão em baixa das suas estimativas para o crescimento mundial para 2019. Segundo esta instituição, a economia global deverá expandir 3,5% (vs. 3,7% estimado em Outubro), principalmente devido ao abrandamento europeu. A elevada incerteza em torno do Brexit e o risco político na Zona Euro prevalecem, ainda que de forma aparentemente latente.

Referência técnica: O S&P 500 testa actualmente uma zona de confluência de resistências, em plena sobrecompra técnica. Caso o principal catalisador fundamental – época de resultados – desiluda e não haja efectivamente um progresso material nas negociações entre EUA e China, existe uma atractiva relação risco-retorno para a facção vendedora reassumir o controlo.

DISCLAIMER

Este documento foi preparado exclusivamente para fins informativos, baseando-se em informações disponíveis para o público em geral e recolhida de fontes consideradas de confiança. O BiG não assume qualquer responsabilidade pela correcção integral da informação disponibilizada, nem deve entender-se nada do aqui é constante como indicador de que quaisquer resultados serão alcançados. Chama-se particularmente a atenção para o facto de que os resultados previstos são susceptíveis de alteração em função de modificações que se venham a verificar nos pressupostos que serviram de base à informação agora disponibilizada. Adverte-se igualmente que o comportamento anterior de qualquer valor mobiliário não é indicativo de manutenção de comportamento idêntico no futuro, bem como que o preço de quaisquer valores pode ser alterado sem qualquer aviso prévio. Alterações nas taxas de câmbio de investimentos não denominados na moeda local do investidor poderão gerar um efeito adverso no seu valor, preço ou rendimento. Este documento não foi preparado com nenhum objectivo específico de investimento. Na sua elaboração, não foram consideradas necessidades específicas de nenhuma pessoa ou entidade. O BiG, ou seus colaboradores, poderão deter, a qualquer momento, uma posição, sujeita a alterações, em quaisquer dos títulos referenciados nesta nota. O BiG poderá disponibilizar informação adicional, caso tal lhe seja expressamente solicitado. Este documento não consubstancia uma proposta de venda, nem uma solicitação de compra para a subscrição de quaisquer valores mobiliários.

BiG - Banco de Investimento Global

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicione um comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Brasil) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações

+

Descarregue a Aplicação Investing.com

Obtenha acesso gratuito a cotações e gráficos em tempo real, bem como a alertas sobre ações, índices, moedas, commodities e obrigações. Obtenha acesso gratuito às melhores análises técnicas e previsões.

Investing.com é melhor na Aplicação!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência mais fluida disponíveis apenas na Aplicação.

';