Análise Semanal de Mercados BiG (EURUSD, GBPUSD, USDNOK, Petróleo)

 | 13.02.2018 15:42

EURUSD: Correcção global nos mercados accionistas criou espaço para a entrada de novos compradores

A par da activação do seu perfil de activo de refúgio na passada semana, o USD confirmou também um duplo topo contra o EUR, cuja projecção acabou por ser cumprida de forma quase meticulosa até sexta-feira.

Desde Novembro de 2017, temos estranhado a notável ausência da histórica correlação positiva que a divisa norte-americana (em forte queda) tem com as yields da respectiva dívida soberana e foi apenas quando se verificou uma correcção nos mercados accionistas que o USD conseguiu obter alguma valorização relevante. A normalização gradual de política monetária por parte dos restantes bancos centrais das principais economias desenvolvidas, aliada à recente confirmação de que o défice norte-americano expandirá assinalavelmente são alguns dos factores a penalizar o USD.

Referência técnica: Com a retoma de procura por activos de risco, o EURUSD recuperou já parte das perdas da semana passada, quebrando em alta o canal descendente, para testar hoje as referência em torno dos 1,2320 – 1,2340. A superação destes níveis poderá criar espaço para possíveis subidas a curto prazo, para as quais destacamos valores horizontais no gráfico.