Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Análise Semanal de Mercados BIG (EURUSD, IBEX 35, DAX 30, Crude WTI)

Publicado 03.07.2018, 20:06
Atualizado 09.07.2023, 11:32

EURUSD: Par a triangular à espera de catalisador para o próximo movimento direccional

EURUSD

Os esporádicos estímulos altistas conferidos ao EURUSD, principalmente em virtude da escalada das tensões comerciais, acabaram por perder fulgor com uma cimeira europeia a ficar manchada por um primeiro-ministro representante da terceira maior economia do bloco a revelar um perfil desestabilizador e fracturante. A retórica de retaliações proteccionistas assumida pela União Europeia face aos EUA também não ajudou uma divisa com momentum negativo.

Esta semana conta com a divulgação dos relevantes índices de saúde económica PMI, nos EUA e na Europa. Se a forte divulgação de ontem – ISM PMI relativo à manufactura nos EUA: 60,2 (vs. estimativa de 58,4) – for sucedida por um robusto número no ISM PMI relativo aos serviços, cujas componentes evidenciam consistentemente pressões inflacionistas, e o relatório de emprego exteriorizar a continuidade da evolução saudável do mercado de laboral nos EUA, nomeadamente no crescimento dos salários, poderemos assistir à retoma ascendente do USD.

Referência técnica: O triângulo descendente espelha a efemeridade das subidas do euro, num momento de incerteza política na Zona Euro e alargamento do diferencial de taxas de juro entre as duas regiões. A sua quebra consistente deverá ditar a próxima direcção a curto prazo.

IBEX 35: Índice accionista espanhol reage positivamente junto a nível-chave de suporte

IBEX 35

O principal índice espanhol está a reagir em alta, depois de retestar o suporte horizontal nos 9430 pontos. Abaixo, temos ainda o suporte de longo prazo nos 9300 pontos.

Olhando para as empresas constituintes, os novos máximos plurianuais atingidos pelo crude tem beneficiado acções como as da Repsol (MC:REP) e da Tecnicas Reunidas. Apesar de actuar no sector de matérias-primas, a ArcelorMittal – sexta empresa mais importante do IBEX 35 – está a negociar em mínimos deste ano, devido à desvalorização do minério de ferro resultante das guerras comerciais.

Referência técnica: O estocástico lento em zona de sobrevenda técnica reforça a nossa preferência ascendente para IBEX 35. As quedas sucessivas do índice espanhol trouxe-nos de volta a níveis atractivos do ponto de vista do rácio risco/rendimento.

DAX 30: Índice accionista alemão pressionado poderá beneficiar de um ressalto na indústria automóvel

DAX 30

O principal índice alemão está a reagir em alta, depois de completar um duplo topo, figura de inversão da tendência ascendente por excelência. Com o DAX 30 a apresentar um desempenho negativo desde o início do ano, o DAX 30 deverá atrair o interesse de investidores, se efectivamente as guerras comerciais se limitarem principalmente à retórica, e não a acções concretas que provoquem um abrandamento do comércio global.

Olhando para as empresas constituintes, a indústria automóvel poderá recuperar dos níveis de sobrevenda, sobretudo num contexto de eventual apaziguamento das guerras comerciais.

Referência técnica: O estocástico lento em zona de sobrevenda técnica e o recente cruzamento das suas médias móveis reforçam a nossa preferência ascendente para o DAX 30. Note-se que a linha de tendência ascendente de longo prazo foi revisitada e respeitada pelo mercado.

Crude WTI: Euforia em torno de possíveis disrupções na oferta aumenta a permeabilidade da matéria-prima

Crude WTI

A OPEP e os seus aliados sinalizaram o fim do paradigma de cortes de produção, vigente desde o terceiro trimestre de 2016. Ainda que de forma tardia, esta política coordenada proporcionou um rally de aproximadamente 70% ao crude.

Antecipando a reunião da OPEP e dos seus aliados como um dos maiores riscos para o crude desde 2017, o mercado reagiu em animada alta ao compreender que a principal deliberação foi o modesto aumento de produção, na ordem de 1 milhão de barris por dia. As reais ameaças à produção de crude na Venezuela, Líbia e Irão poderão levar a uma perda diária de 2 milhões de barris/dia, o dobro da produção reposta, o que catapultou o crude para máximos dos últimos três anos e meio, reflectindo a euforia dos traders. Perante tal subida do preço, o presidente Trump pediu à Arábia Saudita que compensasse a produção dos referidos três países, principalmente do Irão, que Trump pretende sancionar pesadamente, tentando coordenar esta actuação com os restantes importadores. A Arábia Saudita afirmou que o aumento chegaria se e quando achasse necessário.

Referência técnica: Em apenas oito sessões o crude WTI subiu mais de 13%, passou o nível psicológico dos USD 75 por barril e encontra-se agora em claro terreno de sobrecompra. Acreditamos que uma correcção técnica pode estar iminente, com o crude permeável a desenvolvimentos negativos.

DISCLAIMER

Este documento foi preparado exclusivamente para fins informativos, baseando-se em informações disponíveis para o público em geral e recolhida de fontes consideradas de confiança. O BiG não assume qualquer responsabilidade pela correcção integral da informação disponibilizada, nem deve entender-se nada do aqui é constante como indicador de que quaisquer resultados serão alcançados. Chama-se particularmente a atenção para o facto de que os resultados previstos são susceptíveis de alteração em função de modificações que se venham a verificar nos pressupostos que serviram de base à informação agora disponibilizada. Adverte-se igualmente que o comportamento anterior de qualquer valor mobiliário não é indicativo de manutenção de comportamento idêntico no futuro, bem como que o preço de quaisquer valores pode ser alterado sem qualquer aviso prévio. Alterações nas taxas de câmbio de investimentos não denominados na moeda local do investidor poderão gerar um efeito adverso no seu valor, preço ou rendimento. Este documento não foi preparado com nenhum objectivo específico de investimento. Na sua elaboração, não foram consideradas necessidades específicas de nenhuma pessoa ou entidade. O BiG, ou seus colaboradores, poderão deter, a qualquer momento, uma posição, sujeita a alterações, em quaisquer dos títulos referenciados nesta nota. O BiG poderá disponibilizar informação adicional, caso tal lhe seja expressamente solicitado. Este documento não consubstancia uma proposta de venda, nem uma solicitação de compra para a subscrição de quaisquer valores mobiliários.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.