Análise Semanal de Mercados BiG (EURUSD, Nikkei 225, ASX 200, Ibex 35)

 | 23.01.2018 22:28

EURUSD: Par cambial começa semana potencialmente decisiva em movimento lateral

Conforme havíamos equacionado na passada semana, após a quebra do canal ascendente e da renovação de máximos de três anos, o EURUSD encontrou uma resistência relevante a curto prazo nos 138,2% da retracção de Fibonacci, iniciada a 08 de Setembro de 2017. Perante este nível o par começou a desenhar um triângulo simétrico, caracterizado por máximos sequencialmente mais baixos, a par de mínimo consecutivamente mais altos.

Estando a realizar um movimento de laterização desde a passada segunda-feira, o EURUSD enfrenta agora uma semana rica em momentos potencialmente geradores de volatilidade. Na quinta-feira, a decisão de taxas de juro por parte do BCE – para as quais não se esperam alterações – será sucedida por uma conferência de imprensa que centrará a atenção dos investidores, numa tentativa de melhor compreender o decurso da política monetária, especialmente perante um cenário de valorização do euro. Na sexta-feira, o destaque pertencerá à divulgação do crescimento do PIB norte-americano no quatro trimestre de 2017, do Core PCE, um dos indicadores de inflação mais seguidos pela Fed, e das encomendas de bens duradouros.

Referência técnica: A quebra do triângulo simétrico e dos seguintes níveis de referência poderá ditar a próxima tendência a curto prazo.