Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Análise Semanal de Mercados BIG (EURUSD, SMI, Algodão)

Publicado 14.08.2018, 18:27
Atualizado 09.07.2023, 11:32

EURUSD: Turquia activa perfil de refúgio do dólar norte-americano e provoca quebra de suporte-chave

EURUSD

A passada semana ficou marcada por diversos desenvolvimentos na esfera geopolítica internacional: re-imposição de sanções ao Irão por parte dos EUA; decretação de novas sanções norte-americanas à Rússia; escalada nas tensões comerciais entre EUA-China; sinais de quebra de coesão dentro da OPEP; e, sobretudo, um elevado tumulto nos mercados financeiros, cristalizado por uma extraordinária queda da lira turca (vs. USD), em virtude da crise político-económica na Turquia. Sumariamente, a Turquia – com um défice comercial de 5,5% do PIB, uma taxa de inflação superior a 15% e uma taxa de juro de quase 18% – reviu em baixa as perspectivas de crescimento em 2018, de 5,5% para 4% não conseguiu, findas as negociações com os EUA, levantar as sanções impostas por este país e falhou a apresentação de medidas concretas no âmbito do “novo modelo económico”.

O sentimento negativo proveniente da Turquia estendeu-se aos mercados financeiros a nível mundial, provocando um pesado sell-off nos activos de risco, principalmente as acções de instituições financeiras com significativa exposição à região turca. A par do JPY, obrigações soberanas norte-americanas e alemãs e do CHF, o USD exibiu também um autêntico perfil de refúgio, valorizando expressivamente face às demais divisas.

Referência técnica: A subida do US Dollar Index para valores superiores a 96 repercutiu-se na perda de um nível de suporte fulcral para par EURUSD, em torno dos 1,1440. Ainda que seja expectável um pequeno período de consolidação pelos níveis actuais, a um prazo de semanas, vemos caminho aberto para a próxima forte zona de suporte nos EUR 1,1300 –1,1290.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

SMI: Tensões na China e Turquia beneficiam franco suíço e bolsa accionista da suíça

SMI

O mercado accionista turco, bem como a lira turca foram bastante pressionados pelas tensões entre Ancara e Washington, levando a um aumento das preocupações com a inflação do país e com o seu défice. Apesar dos esforços do banco central para reforçar o sistema financeiro, na sequência de declarações do presidente Erdogan acusando os EUA de trair economicamente o seu país, os investidores agiram com nervosismo.

Com estas tensões políticas e económicas a juntarem-se às tensões que já existiam entre EUA e China, e que também se adensaram na passada semana, o franco suíço viu uma valorização face ao euro activando o seu perfil de activo de refúgio. Este influxo de capitais fluiu invariavelmente para a bolsa da suíça, fazendo com que valorizasse nas últimas semanas bem mais que as suas congéneres europeias, comportamento que terá espaço para continuar após a correcção actual.

Referência técnica: O índice suíço mantém-se numa tendência ascendente que mostra bastante força, encontrando-se confortavelmente acima da média móvel simples de100 dias. O mercado poderá corrigir até por volta dos 38,2% de Fibonacci (8.890 pontos) antes de retomar a tendência de alta.

Algodão: Perspectiva de maior colheita e debilidade económica da Turquia podem pressionar a matéria-prima

Algodão

Conforme alertámos no webinar Commodities Weekly desta semana, hoje, terça-feira, o US Department of Agriculture (USDA) divulgou a componente do outlook mensal WASDE de Agosto, referente a algodão. Embora seja esperado um aumento de consumo, evidenciando uma continuidade da crescente procura por esta matéria-prima, a revisão em alta da estimativa para a produção das colheitas de 2018 (+4%) excedeu as expectativas.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

O algodão é uma das poucas commodities agrícolas que tem apreciado desde o início do ano (aproximadamente +7%) e o posicionamento especulativo de investidores institucionais, segundo os valores publicados no âmbito do Commitment of Traders (COT) da CFTC na passada sexta-feira, reflecte níveis verdadeiramente elevados de optimismo, materializando-se num rácio de posições longas face a posições curtas de 10,6. Perante posicionamentos extremos em determinada direcção, pequenas divulgações desfavoráveis podem originar violentas reacções na direcção oposta.

Referência técnica: A Turquia foi, em 2017, o quarto maior consumidor de algodão importado do mundo, com uma quota mundial a rondar os 6%. A impressionante desvalorização da lira turca deverá contribuir para uma inibição da procura turca. A meio de um canal descendente, o algodão aproxima-se de níveis relevantes de suporte horizontal. Acreditamos que a quebra dos mesmos poderá conduzir o algodão ao limiar inferior do canal.

DISCLAIMER

Este documento foi preparado exclusivamente para fins informativos, baseando-se em informações disponíveis para o público em geral e recolhida de fontes consideradas de confiança. O BiG não assume qualquer responsabilidade pela correcção integral da informação disponibilizada, nem deve entender-se nada do aqui é constante como indicador de que quaisquer resultados serão alcançados. Chama-se particularmente a atenção para o facto de que os resultados previstos são susceptíveis de alteração em função de modificações que se venham a verificar nos pressupostos que serviram de base à informação agora disponibilizada. Adverte-se igualmente que o comportamento anterior de qualquer valor mobiliário não é indicativo de manutenção de comportamento idêntico no futuro, bem como que o preço de quaisquer valores pode ser alterado sem qualquer aviso prévio. Alterações nas taxas de câmbio de investimentos não denominados na moeda local do investidor poderão gerar um efeito adverso no seu valor, preço ou rendimento. Este documento não foi preparado com nenhum objectivo específico de investimento. Na sua elaboração, não foram consideradas necessidades específicas de nenhuma pessoa ou entidade. O BiG, ou seus colaboradores, poderão deter, a qualquer momento, uma posição, sujeita a alterações, em quaisquer dos títulos referenciados nesta nota. O BiG poderá disponibilizar informação adicional, caso tal lhe seja expressamente solicitado. Este documento não consubstancia uma proposta de venda, nem uma solicitação de compra para a subscrição de quaisquer valores mobiliários.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.