Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Análise Semanal de Mercados BIG (EURUSD, USDGBP, COCOA, XAUUSD)

Publicado 19.12.2017, 15:16
Atualizado 09.07.2023, 11:32

EURUSD: Reacção do par à subida dos juros reforça cenário técnico

eurusd

Na semana passada tivemos dois eventos que poderiam facilmente ser o grande destaque do ano, não estivessem os seus desfechos já a ser altamente descontados pelos mercados. No caso da Reserva Federal, a terceira subida das taxas de juro fui bastante anunciada ao longo do último trimestre do ano por vários membros do comité de decisão da Reserva Federal. No caso do BCE, não havia nesta fase demasiados motivos para o banco central proceder com mudanças, e por isso não o fez.

A reacção do EURUSD à subida das taxas por parte da Reserva Federal acaba por ser o destaque desta semana. O par reagiu em alta, ilustrando que a subida já havia sido descontada. Esta reacção valida o cenário técnico que temos transmitido ao longo das últimas semanas, continuando-se a esperar que o par siga um rumo mais altista nas próximas semanas.

Referência técnica: Cenário técnico altista continua válido

EURGBP: Suporte de médio prazo mantém-se intacto

eurgbp

O futuro do Reino o Unido no que toca ao Brexit continua estranhamente incerto, depois de mais de nove meses de terem accionado o Artigo 50, que despoletou o mecanismo de saída da União Europeia. À medida que a data da saída oficial se aproxima, e as negociações não evoluem, mais provável é que o Reino Unido saia da União Europeia sem acordo comercial competitivo com esta região (que será sempre pior do que estar dentro da UE). Ao mesmo tempo, a inflação no Reino Unido tem acelerado, em consequência de uma libra mais fraca, e nesta altura tudo aponta para que se mantenha relativamente alta.

Estes dois factores fundamentais deverão continuar a pesar para a libra estrelina, o que aliado a um momento técnico favorável do par EURGBP, nos faz ter uma visão positiva para os próximos meses.

Referência técnica: Suporte de médio prazo deverá manter-se intacto. Tendência baixista poderá ser invertida ao longo dos próximos meses.

COCOA: Cacau dominado pelo pessimismo numa zona de suporte poderá ressaltar

cocoa

Em 2017, os futuros do cacau desvalorizaram quase 10%, sendo ultrapassados apenas pelo café, pelo gás natural e pelo açúcar no conjunto das matérias-primas com mais perdas. Aliás, as soft commodities contribuem para que o índice de matérias-primas CRB termine o ano com uma valorização pouco acima de 1%, em contraciclo com a valorização expressiva do cobre.

Quanto ao posicionamento, os investidores financeiros (managed money) voltaram a estar curtos em termos líquidos na semana passada, depois de apenas três semanas com um posicionamento maioritariamente comprador. A desvalorização explica-se pela fraqueza do preço num contexto de boas colheitas de cacau na Costa do Marfim, que é o principal produtor mundial e gera 33% da oferta mundial.

Referência técnica: O cacau encontrou suporte na zona dos $1900 que já foi respeitada diversas vezes desde 2007. Devido à proximidade ao suporte, o perfil de risco/rendimento de um posicionamento comprador perspectiva-se como atractivo. Os indicadores de momentum apresentam já sinais de recuperação.

XAUUSD: Sazonalidade inspira optimismo para o ouro

xauusd

Num ano marcado pela apetência pelo risco, pelo afastamento de ameaças políticas na Europa e pela valorização dos índices accionistas quer desenvolvidos, quer emergentes, o ouro cotado em dólares americanos somou uma valorização de 10%. No entanto, nos últimos meses, tem havido menor interesse e uma saída de 0,8% dos fundos investidos no SPDR Gold Trust, o maior ETF de ouro com replicação física a nível mundial.

O ouro tende a registar um desempenho positivo na recta final do ano e no início do ano novo. O gráfico mensal tem linhas verticais que identificam o mês de Dezembro nos últimos 4 anos, que foram sucedidos por uma valorização do metal precioso.

Referência técnica: Com base na sazonalidade e na fraqueza do dólar americano, preferimos uma toada positiva para o ouro nas próximas semanas.

DISCLAIMER

Este documento foi preparado exclusivamente para fins informativos, baseando-se em informações
disponíveis para o público em geral e recolhida de fontes consideradas de confiança. O BiG não assume
qualquer responsabilidade pela correcção integral da informação disponibilizada, nem deve entender-se
nada do aqui é constante como indicador de que quaisquer resultados serão alcançados. Chama-se
particularmente a atenção para o facto de que os resultados previstos são susceptíveis de alteração em
função de modificações que se venham a verificar nos pressupostos que serviram de base à informação
agora disponibilizada. Adverte-se igualmente que o comportamento anterior de qualquer valor mobiliário
não é indicativo de manutenção de comportamento idêntico no futuro, bem como que o preço de
quaisquer valores pode ser alterado sem qualquer aviso prévio. Alterações nas taxas de câmbio de
investimentos não denominados na moeda local do investidor poderão gerar um efeito adverso no seu
valor, preço ou rendimento. Este documento não foi preparado com nenhum objectivo específico de
investimento. Na sua elaboração, não foram consideradas necessidades específicas de nenhuma pessoa ou
entidade. O BiG, ou seus colaboradores, poderão deter, a qualquer momento, uma posição, sujeita a
alterações, em quaisquer dos títulos referenciados nesta nota. O BiG poderá disponibilizar informação
adicional, caso tal lhe seja expressamente solicitado. Este documento não consubstancia uma proposta de
venda, nem uma solicitação de compra para a subscrição de quaisquer valores mobiliários.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.