Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Análise Semanal De Mercados (AUD/JPY, DAX, EuroStoxx 50, Gado Vivo)

Publicado 17.07.2019, 09:09
Atualizado 09.07.2023, 11:32

AUDJPY: Formação de padrão de inversão da tendência descendente

AUD/JPY

O AUDJPY é um par cambial que reflecte tipicamente o sentimento de risk on/risk off. O dólar australiano é uma moeda de um país de forte crescimento económico e que está intimamente dependente da China e das matérias-primas, enquanto o iene é um activo de refúgio por excelência.

Como catalisador, identificamos a menor aversão ao risco e a possibilidade de os EUA e a China chegarem a acordo. Como risco, há a possibildade de haver um retrocesso nas negociações comerciais.

Referência técnica: O par poderá estar a formar um head and shoulders bottom, que é um padrão de inversão da tendência descendente. Ficamos atentos a uma eventual ruptura em alta da neckline, que actua como nível de resistência, para iniciar posicionamentos compradores. O RSI acima dos 50 pontos revela a tendência altista subjacente.

DAX: Momento técnico determinante em dia de escolha parlamentar para a presidência da Comissão Europeia

DAX

A semana de negociação começou com sentimento positivo, alicerçado na divulgação de indicadores macroeconómicos que revelaram alguma estabilização da actividade na China. Não obstante o facto da segunda maior economia do mundo ter registado o nível de crescimento mais baixo desde 1992, em linha com o esperado, a produção industrial e as vendas a retalho, em Junho, superaram confortavelmente as estimativas. Este factor é particularmente relevante para a Alemanha, a economia-motor da Zona Euro, com forte pendor exportador e uma das muito poucas a nível mundial a ter uma balança comercial superavitária com a China (o seu maior parceiro de comércio internacional fora da Zona Euro).

Hoje, após um discurso no Parlamento Europeu em que a protecção ambiental, as melhorias na justiça social e a preservação do Estado de direito foram destacadas como prioridades estruturais, a alemã Ursula von der Leyen poderá ter conquistado o apoio necessário (374 deputados dos 747 existentes) para se tornar Presidente da Comissão Europeia. A votação secreta terá lugar hoje, ao fim da tarde.

Referência técnica: Aliada à actual fraqueza do EUR, uma vitória de Leyen, naturalmente favorável para a Alemanha poderá motivar a superação da importante resistência na região dos 12.450–12.500 pontos, desencadeando um provável teste à linha de tendência descendente traçada no gráfico

EuroStoxx 50: Índice accionista pan-europeu valida suporte e poderá valorizar

Euro50

O EuroStoxx 50 é um índice que cobre 50 acções de 11 países da Zona Euro, sendo que as acções francesas têm um peso relevante. O tom acomodatício reafirmado pelo Banco Central Europeu (BCE), que em breve passará a ser liderado por Christine Lagarde, poderá beneficiar as acções no centro da Europa.

O maior risco para o posicionamento comprador em EuroStoxx 50 é um eventual retrocesso nas negociação comerciais EUA-China, que provocaria uma venda generalizada no segmento accionista.

Referência técnica: Enquanto negociar acima da linha de tendência descendente, preferimos um posicionamento comprador para o EuroStoxx 50. A consolidação acima do suporte nos 3.495 pontos corrobora a nossa visão altista. Como nível de risco, colocamos abaixo do suporte nos 3495 pontos. Como objectivo, poderá aproximar-se dos máximos do ano, em torno dos 3.540 pontos.

Gado Vivo: Fracas colheitas de grãos geram incerteza e prejudicam fortemente o preço do gado

Gado Vivo

A instabilidade no mercado de gado vivo, derivada da incerteza em relação às colheitas deste ano de grãos, incluindo o milho, não transmite clareza no que toca à progressão dos preços. Os negociadores de carne, após adquirirem o gado, necessitam de milho para o alimentar. A subida drástica do preço deste grão tem, consequentemente, gerado uma queda abrupta no preço de gado vivo, em virtude de uma significativa quebra na procura.

O ritmo historicamente baixo de plantação e a contínua humidade tem dificultado a tarefa de averiguar a quantidade de milho que será colhida no Outono. O último relatório do USDA, relativo ao milho, continha informação recolhida antes dos cultivos, sendo portanto crucial o próximo relatório, previsto para 12 de Agosto, de modo a clarificar as expectativas. Até lá, o mercado de gado vivo fica à mercê da especulação.

Referência técnica: É óbvia a tendência descendente no preço do gado vivo. Neste período de incerteza e especulação, o preço encontra-se agora a tentar reatar movimentos positivos. Caso ultrapasse a resistência dos 23,6% de Fibonacci, será possível que mantenha o ritmo e atinja a barreira dos 38,2%. Caso não seja capaz de o fazer, esperamos que movimentos negativos sejam a norma deste mercado, pelo menos até novos desenvolvimentos no mercado de milho e de outros grãos.

DISCLAIMER

Este documento foi preparado exclusivamente para fins informativos, baseando-se em informações disponíveis para o público em geral e recolhida de fontes consideradas de confiança. O BiG não assume qualquer responsabilidade pela correcção integral da informação disponibilizada, nem deve entender-se nada do aqui é constante como indicador de que quaisquer resultados serão alcançados. Chama-se particularmente a atenção para o facto de que os resultados previstos são susceptíveis de alteração em função de modificações que se venham a verificar nos pressupostos que serviram de base à informação agora disponibilizada. Adverte-se igualmente que o comportamento anterior de qualquer valor mobiliário não é indicativo de manutenção de comportamento idêntico no futuro, bem como que o preço de quaisquer valores pode ser alterado sem qualquer aviso prévio. Alterações nas taxas de câmbio de investimentos não denominados na moeda local do investidor poderão gerar um efeito adverso no seu valor, preço ou rendimento. Este documento não foi preparado com nenhum objectivo específico de investimento. Na sua elaboração, não foram consideradas necessidades específicas de nenhuma pessoa ou entidade. O BiG, ou seus colaboradores, poderão deter, a qualquer momento, uma posição, sujeita a alterações, em quaisquer dos títulos referenciados nesta nota. O BiG poderá disponibilizar informação adicional, caso tal lhe seja expressamente solicitado. Este documento não consubstancia uma proposta de venda, nem uma solicitação de compra para a subscrição de quaisquer valores mobiliários.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.