Cacau - Baixa Demanda e Redução de Preços Levaram a Excessos de Reservas

 | 22.02.2017 11:26

Análise Técnica Forex #C-COCOA : 2017-02-22

Coffee and Cocoa Council, maior produtor de cacau do Côte d Ivoire, observa que o número de empresas estão na situação de incumprimento sobre os contratos de exportação devido a baixos preços mundiais do cacau. Isto levou a excessos de reservas e danos para a commodity feijão. Alguns agricultores não colhem, porque eles não podem vender os seus produtos a preços razoáveis.

Será que os preços de cacau estarão a aumentar?

Na semana passada, os preços do feijão caíram ate o mínimo de mais de 8 anos. Em 2016 os preços do cacau caíram um terço, seu declínio máximo desde 1999. Tais flutuações fortes de preços surgiram devido ao fato de que na temporada agrícola 2015/16 observava-se o déficit mundial de cacau de US$ 150 mil toneladas como também os preços estavam altos. Na temporada 2016/17, de acordo com todas as previsões, espera-se um excedente no volume de 250 mil toneladas.

Anteriormente pensava-se que na Costa do Marfim a colheita do cacau poderia aumentar em 20% para 1,9 milhões de toneladas em comparação com a temporada anterior e em Gana esperava-se um aumento de 9% para 850 mil toneladas. Esses dois países representam cerca de 60% da produção mundial de feijão.

Num futuro próximo, a Organização Internacional do Cacau irá apresentar a sua previsão de colheita. Ela pode afetar os preços. Teoricamente, excessos de reservas em Costa do Marfim poderiam levar a uma revisão das previsões de produção de cacau para o lado negativo. Note-se que desde o início da temporada 2016/17- de 1 de outubro a 19 de Fevereiro, o volume de entrega de grãos para os portos da Costa do Marfim para remessas de exportação cresceu apenas em 3% em relação à temporada anterior.