Análise USD/CAD

 | 15.02.2017 08:19

Taxa do Fed pode exceder significamente a taxa do Banco do Canadá

A presidente do Federal Reserve dos EUA Janet Yellen disse, nesta terça-feira (14/02), que sua agência poderia aumentar a taxa nas próximas reuniões. Isto contribuiu para um reforço acentuado do índice do dólar americano. Nesta revisão, vamos considerar o USD/CAD . Será que ele aumenta?

Tal tendência significaria o enfraquecimento do dólar canadense contra o dólar americano. A atual da taxa do Canadá é de 0,5%. Esse valor é menor do que a do Fed (Fed Funds Target Rate), sendo de 0,75%. Esta diferença não fala em favor do dólar canadense. Um novo aumento das taxas do Fed pode aumentar a atractividade do dólar americano em comparação com o canadense. O presidente do Banco do Canadá, Lawrence Schembri disse, na semana passada, que o actual nível da taxa da sua agência é bastante relevante para apoiar o desenvolvimento económico do país e pode ser mantido até meados de 2018.

Por sua vez, a próxima reunião do Federal Reserve dos Estados Unidos terá lugar em 15 de março de 2017, e a seguinte - apenas em 3 de maio e depois - no dia 14 de junho. Agora, é difícil de prever em qual das reuniões seja aumentada a taxa. Esta semana, serão publicados dados macroeconómicos importantes no Canadá na quarta-feira (15/02) como, por exemplo, as vendas de produtos industriais de dezembro. Em nossa opinião, a previsão preliminar é negativa.