XAU/USD: Ouro Aumenta no Contexto do Futuro Incerto da UE

 | 17.02.2017 12:47

XAU/USD

Manutenção de inflação acima do nível meta do Fed de 2% e o desemprego baixo aumentam a probabilidade dum aumento próximo da taxa do Fed. Isso vai fortalecer o dólar e colocar pressão sobre o ouro. Será que continue o aumento de ouro?

Cotações de ouro estão a aumentar a partir de meados de dezembro, quando elas chegaram ao mínimo de quase dois anos. O aumento da incerteza política sobre o futuro da zona do euro, na véspera das eleições presidenciais francesas, atua como o principal fator de crescimento do ouro ao curto prazo. A líder do partido Frente Nacional Marine Le Pen era a favor da realização de um referendo sobre a filiação da França à UE durante seis meses em caso de sua eleição para a presidência.

O principal fator de baixa para o ouro é a espectativa do aperto da política monetária por Fed. Na sua declaração no Senado e Congresso nesta semana, a presidente do Fed Janet Yellen disse de novo que o seu departamento planeja elevar as taxas de juros por três vezes durante este ano e o primeiro aumento já é possível na próxima reunião, uma vez que ela disse que é "imprudente atrasar a política de aperto", tendo em conta a inflação e salários.

Assim, a taxa pode ser aumentada em março, mas os especialistas acreditam que isto é improvável, conforme o afirmado anteriormente por representantes do Federal Reserve de que em primeiro eles gostariam de se certificar que a inflação seja estável.

Na quarta-feira, sairam os dados sobre o aumento de 0,6% de índice de preços ao consumidor pelo mês - isto é o aumento máximo no índice durante quatro anos, enquanto a inflação de preços ao consumidor superou o nível meta do Fed de 2%.