Aos poucos a festa vai acabando, e está na hora de regressar a realidade!

 | 15.03.2023 11:39

Bom dia! Espero que se encontrem todos bem de saúde e aos diversos da vossa vida quotidiana! Hoje venho aqui falar sobre ciclos de mercado e também venho falar-vos do gráfico que coloquei acima. Vamos então prosseguir!

Vamos começar pelos ciclos de mercado! Por norma, a variação existente entre receitas e lucros nas empresas que estão em setores que se “inserem” numa fase inicial de mercado, isto é, num país em que a economia “está de boa saúde e recomenda-se”, são setores que são mais sensíveis aos ciclos económicos, ao contrário do que acontece com os setores mais defensivos, em que os setores de fase final, tende a ser menos sensíveis quando uma determinada economia se encontra enfraquecida!

João, podes dar um exemplo? Claro que sim!

Um exemplo exemplificativo, pode ser o seguinte: por norma, o setor Financeiro e o setor de Materiais tendem a ter maiores apreciações no seu desempenho de forma generalizada quando a economia se tende a recuperar depois de um período menos bom, pelo lado oposto, quando o ciclo económico começa a sua fase descendente estes mesmos setores não têm um bom desempenho, relativamente ao seu desempenho anterior.

Relativamente ao gráfico acima, os dois ETF’s representados nesse gráfico são, o IDU (Utilities) e o IYJ (Industrial), e no mesmo podemos observar que, no início deste semana vimos um movimento interessante do (Setor Utilities) relativamente ao (Setor Industrial), não só quebrando um máximo relativo, mas também abrindo com um “Gap de Continuação” bastante forte, e se assim provavelmente continuará, sem haver lugar ao fecho do “Gap” feito neste início de semana. Se por algum motivo viermos fechar o “Gap” feito nesta segunda-feira, e continuar o seu movimento em alta, creio que continuará um caminho ascendente, mas não com tanta força como se esperaria.

Em suma, se tivermos em linha de conta que o setor industrial está alinhado com uma economia forte, e o setor de utilities está associado a um enfraquecimento da economia, então o gráfico pode começar a “adivinhar” o que já vêm na mente de muitos investidores, de que a “FED” apesar da polémica que houve com o “SVB” e outros bancos do setor, continuar com a sua agressividade na subida da taxa de juro diretora, para assim, lutarem contra a inflação e outros problemas que vêm com ela.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

Obrigado!