Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

As 3 Leis da Análise Técnica

Publicado 03.12.2013, 09:50
Atualizado 14.05.2017, 11:45

Análise Técnica

A Análise Técnica é a investigação da dinâmica do mercado que é feito, principalmente, com a ajuda de gráficos e com o objetivo de prever o desenvolvimento futuro dos preços.

A Análise Técnica compreende várias abordagens para o estudo do movimento dos preços, que são interligados no quadro de uma conjugação harmoniosa de várias ferramentas. Este tipo de estudos de análise do movimento dos preços do mercado incorpora três fatores de mercado: preços, volumes e, no caso do estudo de mercado de contratos de futuros, do número de posições abertas. Desses três fatores, o principal para a Análise Técnica é o preço, enquanto as alterações de outros fatores são os indicadores matemáticos, principalmente a fim de confirmar a correção da tendência de preços. Esta teoria técnica, como qualquer teoria, tem o seu núcleo de Leis. Existem várias publicações explicando de forma clara e prática o funcionamento destas Leis e aplicando ao trading em tempo real, tal como o livro "O que deve saber sobre dinheiro e mercados financeiros" ou outra sugestão em Inglês: "Master the Markets" de Tom Williams.

Os analistas técnicos baseiam sua pesquisa sobre os três axiomas seguintes:

Movimento do mercado considera tudo
Isto é o mais importante das leis da análise técnica. É fundamental entender a fim de compreender corretamente os procedimentos de análise. A essência do que um qualquer fator que influencia o preço de valores mobiliários, económicos, políticos ou psicológicos, já foi tida em conta e incorporado no gráfico de preços. Por outras palavras, a cada mudança de preço é acompanhada por uma mudança de factores externos. A principal conclusão desta premissa é a necessidade de acompanhar de perto os movimentos de preços e analisá-los. Por meio da análise de gráficos de preços e vários outros indicadores, o analista técnico chega a tal ponto que o próprio mercado mostra para ele a tendência que provavelmente se seguirão.

Esta premissa está em conflito com a Análise Fundamental, onde a atenção é dada principalmente para o estudo de fatores, e mais tarde, após a análise dos fatores, as conclusões sobre as tendências do mercado serão feitas posteriormente após análise. Assim, se a procura é maior do que a oferta, o analista fundamental chegará à conclusão de que o preço vai crescer ou descer. O analista técnico, no entanto, faz as suas conclusões na sequência oposta: uma vez que o preço aumentou, isso significa que a procura é maior do que a oferta.

Os preços movem-se com a tendência
Esta suposição é a base para todos os métodos de análise técnica, visto que um mercado que se move de acordo com a tendência pode ser analisada, ao contrário de um mercado caótico. A lei de que o movimento do preço é um resultado de uma tendência, tem dois efeitos. O primeiro, implica que a actual tendência provavelmente continuará e não irá inverter-se. A segunda, implica que a tendência atual irá mais tarde corrigir a ponto de chegar ao ponto em que o preço se iniciou.

A história se repete
Análise Técnica e estudos da dinâmica do mercado estão intimamente relacionados com os estudos da psicologia humana. Assim, os modelos de preço gráfico identificados e classificados dentro dos últimos cem anos, retratam as características principais do estado psicológico do mercado. Primeiro de tudo, eles mostram os humores atualmente vigentes no mercado, sejam eles de alta ou de baixa do mercado. Uma vez que estes modelos funcionaram no passado, temos razões para supor que eles vão funcionar da mesma maneira no futuro, pois eles são baseados na psicologia humana, que permanece quase sem modificações ao longo dos anos.

Últimos comentários

Excelente interpretação do qué a A.T 👍
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.