As Paridades Espelho

As Paridades Espelho

TeleTrade-DJ International Consulting Ltd  | 28.11.2016 13:01

O mercado cambial vive antes de mais da relação de força entre sistemas monetários, se a libra ganha força perante um dólar enfraquecido vamos comprar libras com dólares e se esta perde força face ao dólar então vendemos libras para recuperar dólares. Esta relação em tandem é parte essencial da nossa atividade.

A verdade é que há muito mais relações do que a simples relação de compra e venda, relações essas que apenas interessam ao mais informado dos traders e que não vêm aqui ao caso. Não queria no entanto deixar de vos falar hoje sobre as paridades espelho, ou, no seu termo técnico, as forças de correlação negativa.

Antes de mais o que é o coeficiente de correlação aplicado a paridades de moeda?

É uma formula matemática que mede exatamente a relação entre os movimentos do preço de duas ou mais moedas durante uma determinado momento.

coeficiente de correlação

O resultado desta fórmula vai de: +1, ou, correlação positiva perfeita, que quer dizer que as paridades se movem exatamente da mesma forma (quando uma sobe a segunda sobe também na mesma medida), a 0 resultado que quer dizer que não existe relação entre as paridades, até ao -1, ou correlação negativa perfeita, que por oposição quer dizer que quando uma paridade se move num determinado sentido a outra move-se no sentido oposto na mesma medida.

Porque é que isto nos interessa?

Há varias razões para termos atenção às paridades correlacionadas, uma delas e a mais importante talvez é para não estarmos a cancelar o lucro com duas ordens.

Por exemplo:

Sabemos que as paridades EUR/USD e USD/CHF são paridades de correlação negativa quase perfeita, ou paridades espelho. Logo, se entrarmos com a mesma ordem (um Buy por exemplo) nas duas, estamos efetivamente a cancelar as duas operações, já que uma vai ganhar e a outra vai necessariamente perder, ficando apenas a diferença de alguns pips como ganho por causa da diferença de valor do ponto (isto chama-se Hedging falarei numa outra altura sobre este tema).

Existe também o risco de querermos aumentar significativamente o lucro entrando nas duas paridades com ordens opostas ganhando assim dos dois lados, no entanto, é sempre preciso ter em conta que ao fazer isto está na realidade a aumentar também o risco e caso entrem as duas em stop loss perderá o dobro.

Outra razão para ter em conta as paridades correlacionadas é para diversificar os nossos investimentos e sobretudo reduzir a exposição numa só moeda, neste caso utilizaríamos paridades com correlação positiva (quanto mais positiva melhor) para as nossas operações diversificando assim o nosso portfólio.

Concluindo, há como todos sabem um número infindável de conceitos no nosso mercado alguns mais fáceis que outros mas todos igualmente importantes e cada um com a sua utilidade consoante a estratégia definida de cada uma de nós. E é exatamente isto que a TeleTrade tenta fazer, dar conselhos e formações teóricas para que cada aluno que saia das nossas formações, consiga estabelecer a sua própria estratégia da forma mais informada possível e com todas as nossas ferramentas e aconselhamento à sua disposição.


Deixo-vos aqui alguns exemplos de paridade espelho para que possam assim comparar efetivamente cada uma delas.

EUR/USD -> USD/CHF
espelho USD

EUR/GBP -> GBP/CHF
espelho GBP

EUR/CAD -> CAD/CHF
espelho CAD

Sebastião Brandão de Mello
TeleTrade Portugal

TeleTrade-DJ International Consulting Ltd

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicione um comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Brasil) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações

+

Descarregue a Aplicação Investing.com

Obtenha acesso gratuito a cotações e gráficos em tempo real, bem como a alertas sobre ações, índices, moedas, commodities e obrigações. Obtenha acesso gratuito às melhores análises técnicas e previsões.

Investing.com é melhor na Aplicação!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência mais fluida disponíveis apenas na Aplicação.

';