Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Atas da RBA, CPIs do Reino Unido e Canadá em foco

Publicado 16.11.2020, 12:16
Atualizado 09.07.2023, 11:31

Não há reuniões de bancos centrais na agenda econômica desta semana, mas obtemos as atas da última reunião do RBA, bem como vários dados, incluindo os CPIs do Reino Unido e do Canadá para o mês de outubro. Dito isso, acreditamos que por mais uma semana, os investidores permanecerão principalmente focados nos desenvolvimentos em torno do coronavírus e uma potencial vacina, bem como nas manchetes em torno do Brexit e qualquer progresso (ou não) em relação a um projeto de acordo comercial Zona Euro-Reino Unido.

Na segunda-feira, durante a manhã asiática, o PIB preliminar do Japão para o terceiro trimestre revelou uma recuperação de 5,0% após uma queda de 8,2% no segundo trimestre. Também obtivemos a produção industrial, o investimento em ativos fixos e as vendas no varejo da China, tudo para o mês de outubro. A produção industrial aumentou 6,9% per annum, o mesmo ritmo de setembro, enquanto o investimento em ativos fixos acelerou de + 0,8% para + 1,8% yoy. As vendas no varejo também aceleraram, de + 3,3% para + 4,3% yoy.

Quanto ao resto do dia, a agenda parece muito leve, com o único indicador digno de menção sendo o PMI da manufatura do New York Empire State para novembro, que deverá ter subido de 10,50 para 13,50.

Na terça-feira, durante a manhã asiática, o RBA divulga a ata de sua última reunião de política, na qual os legisladores cortaram as taxas de juros de 0,25% para 0,10% e decidiram estender seu programa de compra de títulos do governo em AUD 100 bilhões para comprar títulos de 5 a 10 anos de maturidade. O governador Lowe observou que uma taxa básica de juros negativa é “extraordinariamente improvável”, o que significa que as autoridades não estão dispostas a cortar ainda mais as taxas e, se for necessário mais, eles podem aumentar suas compras de títulos. Com tudo isso em mente, examinaremos as atas para ver se de fato o consenso é para não mais cortes nas taxas e qual a probabilidade de obter outra expansão do QE em uma das próximas reuniões do Banco.

RBA interest rates
No final do dia, temos as vendas no varejo dos EUA e a produção industrial, ambas para outubro. As vendas principais e principais devem ter desacelerado para + 0,5% em relação ao mês anterior e + 0,6% em relação ao mês anterior, de + 1,9% e + 1,5%, respectivamente. Com relação à produção industrial, espera-se que ela tenha se recuperado 1,0% no comparativo mensal após queda de 0,6%. Dito isso, não esperamos que o dólar americano reaja muito aos dados econômicos esta semana. Acreditamos que os negociantes de dólares ficarão focados nas manchetes em torno do coronavírus e em qualquer outro progresso com relação a uma vacina potencial. Além disso, eles também podem prestar atenção a quaisquer atualizações em relação às ações judiciais do presidente Trump sobre uma fraude em relação às eleições nos Estados Unidos. No entanto, com especialistas jurídicos dizendo que Trump tem poucas chances de alterar o resultado das eleições, é improvável que vejamos uma grande mudança nos mercados. Como observamos na semana passada, embora a era cobiça não tenha ficado para trás, estamos um passo mais perto de encontrar a cura para o vírus, que combinada com a vitória de Biden, provavelmente manterá ativos vinculados ao risco, como ações, com suporte.

Na quarta-feira, os IPCs do Reino Unido para outubro serão divulgados. A taxa principal deverá ter subido para + 0,6% per annum de + 0,5%, enquanto a taxa básica deverá ter se mantido estável em + 1,3% per annum. É improvável que tais impressões alterem muitas expectativas em torno da política monetária do BoE e, portanto, os comerciantes de libras provavelmente manterão seus olhos fixos nos desenvolvimentos em torno do cenário do Brexit. Nas negociações da semana passada, o Reino Unido e a UE não foram capazes de reduzir suas diferenças com relação a um potencial acordo comercial e, portanto, as negociações devem continuar esta semana também. Na quinta-feira, começa uma cúpula da UE, que é o novo prazo para um projeto de acordo a ser acordado. Qualquer coisa que sugira que este possa ser o caso pode ser positivo para a libra esterlina, enquanto o oposto pode ser verdadeiro se os dois lados falharem mais uma vez em reduzir a lacuna de suas diferenças.

UK CPIs inflation yoy
Da zona do euro, obtemos os IPCs finais de outubro, mas como é sempre o caso, espera-se que eles confirmem suas estimativas preliminares.

Também recebemos CPIs para outubro do Canadá. Espera-se que a taxa principal tenha caído de + 0,5% para + 0,4% per annum, enquanto não há previsão disponível para a taxa básica nem para a média aparada. Em sua última reunião, o BoC manteve as taxas de juros inalteradas e reduziu seu programa de QE, observando que as perspectivas econômicas evoluíram amplamente conforme antecipado no Relatório de Política Monetária de julho. Assim, é improvável que uma queda na inflação cheia aumente as especulações de autoridades que estão revertendo sua decisão na próxima reunião, ou seja, expandindo suas compras de QE.

Canada CPIs inflation yoy
Dos EUA, temos licenças de construção e início de moradia em outubro. Espera-se que ambos tenham aumentado um pouco a partir de setembro.

Na quinta-feira, durante a sessão asiática, o relatório de emprego da Austrália para outubro está programado para ser lançado. A taxa de desemprego deverá ter subido de 6,9% para 7,2%, enquanto a variação líquida no emprego deve mostrar que a economia perdeu 30,0 mil empregos, após perder 29,5 mil em setembro. Embora o governador do RBA Lowe disse que cortar as taxas para o território negativo é improvável, condicionado aos minutos do RBA revelando a vontade de expandir o QE se considerado necessário, outro conjunto de dados australianos suaves pode aumentar a especulação com relação a isso e, assim, prejudicar um pouco o Aussie. No entanto, esperamos que a moeda vinculada ao risco continue impulsionada principalmente pelos desenvolvimentos em torno do sentimento mais amplo do mercado. Como já observamos, esperamos que o moral dos investidores permaneça apoiado e, portanto, trataríamos qualquer potencial recuo no Aussie como apenas um movimento corretivo.

Australia unemployment rate
No final do dia, as vendas de casas existentes nos EUA para outubro estão saindo e a previsão aponta para uma queda de 1,4% no comparativo mensal, após um aumento de 9,4% em setembro.

Finalmente, na sexta-feira, durante a sessão asiática, os IPCs nacionais do Japão para outubro serão divulgados. Prevê-se que a taxa principal tenha caído de 0,0% para -0,3% per annum, enquanto a taxa básica deverá ter caído de -0,3% para -0,7% per annum. As vendas preliminares no varejo da Austrália para outubro também devem ser divulgadas e a previsão aponta para uma queda de 1,5% no comparativo mensal, após uma queda de 1,1% em setembro.

No final do dia, temos mais dados de vendas no varejo para outubro, do Reino Unido e Canadá. Com relação aos dados do Reino Unido, as vendas principais e principais devem ter desacelerado para + 0,1% ao mês e + 0,2% ao mês de + 1,5% e + 1,6%, respectivamente. Espera-se que a taxa principal do Canadá tenha caído de + 0,4% para + 0,1% em relação ao mês anterior, mas o principal deverá ter aumentado para + 0,9% em relação ao mês anterior de + 0,5%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.