Atas da RBA, CPIs do Reino Unido e Canadá em foco

 | 16.11.2020 12:16

Não há reuniões de bancos centrais na agenda econômica desta semana, mas obtemos as atas da última reunião do RBA, bem como vários dados, incluindo os CPIs do Reino Unido e do Canadá para o mês de outubro. Dito isso, acreditamos que por mais uma semana, os investidores permanecerão principalmente focados nos desenvolvimentos em torno do coronavírus e uma potencial vacina, bem como nas manchetes em torno do Brexit e qualquer progresso (ou não) em relação a um projeto de acordo comercial Zona Euro-Reino Unido.

Na segunda-feira, durante a manhã asiática, o PIB preliminar do Japão para o terceiro trimestre revelou uma recuperação de 5,0% após uma queda de 8,2% no segundo trimestre. Também obtivemos a produção industrial, o investimento em ativos fixos e as vendas no varejo da China, tudo para o mês de outubro. A produção industrial aumentou 6,9% per annum, o mesmo ritmo de setembro, enquanto o investimento em ativos fixos acelerou de + 0,8% para + 1,8% yoy. As vendas no varejo também aceleraram, de + 3,3% para + 4,3% yoy.

Quanto ao resto do dia, a agenda parece muito leve, com o único indicador digno de menção sendo o PMI da manufatura do New York Empire State para novembro, que deverá ter subido de 10,50 para 13,50.

Na terça-feira, durante a manhã asiática, o RBA divulga a ata de sua última reunião de política, na qual os legisladores cortaram as taxas de juros de 0,25% para 0,10% e decidiram estender seu programa de compra de títulos do governo em AUD 100 bilhões para comprar títulos de 5 a 10 anos de maturidade. O governador Lowe observou que uma taxa básica de juros negativa é “extraordinariamente improvável”, o que significa que as autoridades não estão dispostas a cortar ainda mais as taxas e, se for necessário mais, eles podem aumentar suas compras de títulos. Com tudo isso em mente, examinaremos as atas para ver se de fato o consenso é para não mais cortes nas taxas e qual a probabilidade de obter outra expansão do QE em uma das próximas reuniões do Banco.