AUD - Revisitando o Dólar Australia

 | 03.09.2019 17:09

Terminadas as férias e com o novo mês em pleno, importa revisitar o Dólar Australia, o qual nos parece (ainda...) favorável a um cenário de recuperação de curto prazo.

No artigo de 8 de Agosto assinalamos que uma entrada longa no AUDUSD poderia estar protegedida com uma ordem stop loss de 75 pips abaixo do mínimo de Janeiro, a qual, em números redondos, corresponde a 0.6670.

Desde então, a cotação do AUDUSD teve um comportamento em range, com ligeiro viés bearish. Um comportamento com alguma semelhança ao do NZDUSD e que fez supor uma quebra em baixa.

No entanto, embora fortemente pressionado em duas ocasiões, o AUDUSD nunca chegou a accionar o referido stop loss, o que sugere que aquele mínimo de Janeiro continua siginificativo.

Agora com todas a praças financeiras em pleno, o AUDUSD exibe a esta hora (17h00, dia 3/9/2019) uma vela engulfing bullish, o que volta a colocar o cenário de recuperação de novo em cima da mesa. Convém no entanto, ter presente que a sessão de hoje ainda está longe de terminar (22h00, hora de Lisboa).

Caso se materialize este comportamento do Dólar Australia, importa analisar que outras hipóteses relacionadas com o mesmo poderão ser consideradas.

Um par alternativo poderá ser o AUDCAD.

No gráfico diário do AUDCAD é visível um potencial duplo-fundo (assinalado peas setas azuis), com implicações bullish. Tal formação, por definição, só pode ser 'declarada' se ocorrer um rompimento em alta acima da sua neckline (-0.9050). Neste artigo, consideramos essa hipótese.

Um movimento correctivo em alta terá no entando de ultrapassar dois obstáculos - a zona que agora será resistência assinalada pelo rectângulo azul, delimitada por dois antigos suportes assinalados com as setas vermelhas, e a linha de tendência descendente (de curto prazo) no máximos de Junho e Julho deste ano.

Até que novos desenvolvimentos ocorram (*), superar a referida linha de tendência e a cotação de 0.9110/5 em preços de fecho diário, parece-nos um cenário a ter em conta nos póximos dias para uma perspectiva bullish. Os máximos de Junho (~0.9400) e Julho (~0.9250) poderão os objectivos imediatos.

Por outro lado, se o movimento de preços for consistentemente bearish nos testes à referida linha de tendência, será de considerar a hipótese de retomar novas descidas.

(*) Esta noite, o Banco Central da Australia RBA manteve as taxas de juro inalteradas e amanhã quarta-feira será a vez do Banco Central do Canadá RBC se pronunciar sobre o mesmo tema. Até lá, qualquer abertura neste par comporta um risco acrescido (o Dólar Canadá nesta ocasiões costuma ser algo 'selvagem') em nossa modesta opinião.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

!