Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

BCE, BoC e BoJ decidem sobre política monetária

Publicado 26.10.2020, 12:27
Atualizado 09.07.2023, 11:31

Temos três grandes bancos centrais decidindo sobre a política monetária esta semana e esses são o BCE, o BoC e o BoJ. Nenhum deles deve alterar sua política esta semana e, portanto, a atenção dos investidores recairá sobre os sinais com relação às suas próximas etapas. Espera-se que o BCE sinalize que mais estímulos estão disponíveis em uma das próximas reuniões, enquanto o BoJ deve rebaixar suas projeções econômicas. Espera-se que o BoC mantenha sua linguagem neutra, talvez sinalizando que continuará sentado confortavelmente à margem.

Segunda-feira é um dia relativamente leve, com os únicos dados que valem a pena mencionar são a pesquisa Ifo da Alemanha para outubro e as vendas de casas novas nos EUA para setembro. Com relação à pesquisa Ifo, espera-se que o índice de avaliação atual tenha aumentado de 89,2 para 89,8, mas as expectativas de um caíram de 97,7 para 96,5. Isso faria com que o índice de clima de negócios caísse de 93,4 para 93,0. Espera-se que as vendas de casas novas nos EUA tenham desacelerado de 4,8% para + 2,8% no comparativo mensal.

No gráfico abaixo podemos ver a diferença do indicador Ifo da Alemanha com o sentimento ZEW:
German Ifo vs ZEW survey
O calendário de terça-feira também está leve. Durante a manhã asiática, temos a balança comercial da Nova Zelândia para setembro, enquanto no final do dia, recebemos os pedidos de bens duráveis ​​dos EUA para o mesmo mês. Espera-se que os pedidos principais tenham aumentado no mesmo ritmo de agosto, que é de + 0,5% ao mês, enquanto a taxa básica deverá ter diminuído de + 0,6% para + 0,4% ao mês.

Na quarta-feira, o principal evento da agenda pode ser a decisão sobre a taxa de juros do Banco do Canadá. Na reunião anterior, o BoC manteve as taxas de juros inalteradas em + 0,25%, repetindo que permanecerão assim até que a meta de inflação de 2% seja atingida de forma sustentável. Eles também reiteraram a visão de que continuarão com seu programa de QE até que a recuperação econômica esteja bem encaminhada e que estão prontos para ajustar seus programas se as condições de mercado mudarem. Eles disseram que tanto a economia global quanto a canadense estão evoluindo amplamente em linha com o cenário traçado em julho, mas acrescentaram que a recuperação da atividade no terceiro trimestre parece ser mais rápida do que o previsto em julho.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

No gráfico vemos a diferença do CPI do Canadá com o Petróleo WTI:

Canada CPIs inflation
Desde então, os dados de emprego de setembro mostraram que a taxa de desemprego caiu mais do que o previsto, com a economia ganhando mais empregos do que o inicialmente previsto. Além disso, a inflação geral para o mês acelerou para + 0,5% per annum de 0,1%, enquanto a taxa básica subiu de 0,8% para + 1,0% per annum. Embora ainda abaixo do objetivo do Banco de 2%, a aceleração da inflação, combinada com a melhoria do mercado de trabalho, pode permitir que os funcionários do BoC se sentem confortavelmente à margem para outra reunião e reiterem sua linguagem neutra. O Loonie pode ganhar um pouco com a ausência de quaisquer sinais com relação à flexibilização iminente, mas, como uma moeda vinculada às commodities, acreditamos que seu caminho mais amplo permanecerá dependente dos desenvolvimentos em torno do sentimento do mercado mais amplo, e especialmente das eleições nos EUA na próxima semana.

Quanto aos lançamentos de dados de quarta-feira, o mais importante parece ser os CPIs da Austrália para o terceiro trimestre. As expectativas são de que a taxa principal do CPI tenha recuperado de -0,3% para + 0,7% per annum, e que a média aparada tenha caído para + 1,1% per annum de + 1,2%. Prevê-se que a taxa média ponderada do CPI permaneça inalterada em + 1,3% per annum.

No gráfico abaixo temos o CPI anual da Austrália:
Australia CPIs inflation
Em sua última reunião, o RBA manteve suas configurações de política monetária inalteradas, decepcionando aqueles que buscavam uma flexibilização adicional depois que o vice-governador Guy Debelle sinalizou a possibilidade. Dito isso, porém, algumas semanas atrás, o governador do RBA, Philip Lowe, disse que mais estímulos são possíveis, com as opções incluindo a compra de títulos e um pequeno corte nas taxas. Além disso, as atas da última reunião da RBA revelaram que os funcionários discutiram o corte de taxas e a compra de dívidas de prazo mais longo, o que sugere que outros membros, além de Lowe e Debelle, compartilham da mesma opinião. Assim, mesmo que os IPCs melhorem um pouco, as chances de ações futuras no próximo encontro provavelmente permanecerão altas. De acordo com a curva de rendimento futuro de taxa de caixa interbancária ASX de 30 dias, há 74% de probabilidade de as taxas de juros serem reduzidas a zero. As conversas do mercado sugerem que as taxas podem ser reduzidas para 0,10%, um movimento que está mais do que totalmente apreçado.

Na quinta-feira, a tocha do banco central será passada para o BoJ e o BCE. Durante a manhã asiática, o BoJ está previsto para não agir, mas vários relatórios sugerem que as autoridades continuarão a rebaixar suas previsões econômicas. Em qualquer caso, como aconteceu durante a maioria das últimas reuniões do BoJ, é improvável que o iene responda. Acreditamos que a moeda porto-seguro permanecerá em grande parte responsiva aos desenvolvimentos em torno do apetite mais amplo dos investidores.

Passando a bola para o BCE, na última reunião, os dirigentes deste Banco mantiveram a política monetária intacta, reiterando que estão dispostos a ajustar todos os seus instrumentos, conforme o caso, de forma a garantir que a inflação avance para o seu objectivo de forma sustentada.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Na imagem temos os PMIs da Eurozona desde Janeiro de 2011:
Eurozone PMIs
Desde então, os dados mostraram que a taxa principal do CPI para setembro caiu ainda mais para o território negativo, com a taxa básica ficando em apenas + 0,2% per annum. Além do mais, na sexta-feira passada, os PMIs preliminares para outubro mostraram que o setor de serviços caiu ainda mais em contração, arrastando o índice composto para baixo da zona de expansão ou queda 50 pela primeira vez desde junho. Combinado com o fato de o coronavírus estar se espalhando em um ritmo muito acelerado pelo bloco, obrigando as nações a reintroduzir medidas restritivas, os dados citados sugerem que mais estímulos são necessários por parte deste banco central, e mesmo que não os recebamos neste reunião, acreditamos que os formuladores de políticas fornecerão fortes indícios de que alguma forma de ação será servida em uma das próximas reuniões. Sinais claros sobre mais flexibilização em breve podem ser negativos para o euro.

Quanto aos indicadores econômicos de quinta-feira, a 1ª estimativa do PIB dos EUA para o terceiro trimestre está saindo, com a previsão apontando para uma recuperação do SAAR de 31,9% no trimestre após uma contração de 31,4% no segundo trimestre. Dito isso, o modelo Atlanta GDPNow sugere uma recuperação de 35,3% e, portanto, consideraríamos os riscos em torno do lançamento oficial como inclinados para cima. Os dados preliminares da inflação da Alemanha para outubro também serão divulgados, com a taxa do IPC esperada a cair de -0,2% para -0,3% per annum, e a do IHPC se mantendo estável em -0,4%.

US GDP qoq SAAR
Na sexta-feira, durante a manhã asiática, obtemos o usual dump de dados do fim do mês do Japão. A taxa de desemprego para setembro deverá ter subido para 3,1% de 3,0%, enquanto a relação empregos/aplicações deverá ter permanecido inalterada em 1,04. A produção industrial para o mesmo mês deve ter acelerado para + 3,2% no comparativo mensal de + 1,0%, enquanto nenhuma previsão está disponível para vendas no varejo. Os IPCs de Tóquio para outubro também estão saindo, mas nenhuma previsão está disponível para este conjunto de dados.

Durante a sessão europeia, temos a 1ª estimativa do PIB da zona do euro para o terceiro trimestre e os IPCs preliminares do bloco para outubro. Espera-se que as taxas anuais do PIB e do CPI principal permaneçam inalteradas em -15,0% e -0,3%, enquanto nenhuma previsão está disponível para a taxa básica do CPI. O núcleo do IHPC deverá ter-se mantido estável em + 0,4% per annum.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

E nossa última imagem para esse relatório CPIs da Alemanha versus Eurozona:
German vs Eurozone CPIs inflation
No final do dia, nos EUA, serão divulgados os rendimentos e gastos pessoais de setembro, juntamente com o índice PCE do mês. A renda pessoal deve ter se recuperado 0,5% em relação ao mês anterior, depois de cair 2,7% em agosto, enquanto a taxa de gastos deverá ter se mantido estável em + 1,0% em relação ao mês anterior. O índice PCE central deve ter subido para + 1,7% de + 1,6%.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.