Sanofi: Oportunidades Depois de Queda de Preço Exagerada

 | 08.03.2018 14:05

Descrição

A Sanofi (PA:SASY) é uma empresa que produz fármacos e vacinas. O segmento de medicamentos sujeitos a receitas médicas representou em 2017 27,8% das vendas, vacinas representaram 14,6%, doenças raras 8%, diabetes 18,2% e medicamentos de consumo geral 13,8%. Estes últimos incluem medicamentos para alergias, constipações, alívio de dor e de nutrição. Em termos geográficos a farmacêutica está bem diversificada com 33% das vendas nos EUA, 28% em mercados emergentes, 26% na Europa Ocidental e 13% no resto do mundo. A acção negoceia na Euronext de Paris com uma capitalização bolsista de EUR 80 mil mn.

Racional

Incerteza já está no preço: Diversos factores pressionaram recentemente tanto a performance da empresa como do sector. Este último desvalorizou 19% desde máximos em 2015, influenciado por notícias negativas de reformas no sistema de saúde americano e maior pressão de reguladores a favor de descida de preços de medicamentos. A Sanofi está neste momento muito perto de mínimos de 2014, pressionada também por recentes aquisições realizadas e incertezas em relação ao crescimento do seu pipeline de medicamentos. As recentes aquisições (Bioverativ por USD 11,6 mil mn e Ablynx EUR 3,9 mil mn), apesar de percepcionadas pelo mercado como caras, visam aumentar o crescimento da empresa, principalmente no segmento de doenças raras de sangue.

Dividend Yield de 4,73%: Com a recente correcção de mercado a empresa passou a cotar com uma taxa de dividendo bastante alta considerando o nível actual de taxas de juro. A empresa irá propor na próxima reunião de accionistas o 24º aumento consecutivo de dividendos, sublinhando assim a importância que o aumento de remuneração dos accionista tem para a Sanofi.