Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Bitcoin – Game-changer ou mais uma bolha na teoria do maior idiota?

Publicado 23.02.2021, 17:36
Atualizado 09.07.2023, 11:32

Bitcoin e as retantes altcoins fizerem nos últimos 2 meses ganhos extraordinários, alguns superiores a 1000%! Mas o que é que faz com que estas “moedas” digitais sejam tão especiais para justificar estas valorizações?
 
Para meter em perspetiva, só a moeda bitcoin a semana passada chegou a um market cap (valor de mercado) de 1 trilião de dólares. Isso é quase o valor 3 companhias conhecidas por todos a Apple (NASDAQ:AAPL), Microsoft (NASDAQ:MSFT) e Google (NASDAQ:GOOGL) (alphabet). Para aceitarmos pagar mais 50.000 dólares por uma bitcoin estamos a aceitar esta valorização. Eu uso a google para pesquisar. Eu tenho um computador da Apple e outro da Microsoft. Mas nunca usei uma bitcoin na vida. Será que vale tanto como estas empresas?
 
O que leva, então, a bitcoin a valer tanto?
 
Segundo os defensores da bitcoin e outras moedas, estes são os meios de pagamento do futuro! E dão essencialmente 3 razões para justificar estes valores.
 
1º - Descentralização – Temos uma moeda totalmente descentralizada de qualquer fonte organizada de poder, como bancos centrais dos diferentes paises, o que faz com que seja impossível de ser manipulada.
 
2º - Anonimato – Como não está nas mãos do sistema, teoricamente eu posso comprar o que quiser com bitcoin sem ser taxado nem que qualquer pessoa saiba o que estou a comprar
 
3º - Escassez – Devido ao sistema de halving, só pode existir um determinado número de bitcoins no mundo, 21 milhões para ser mais exato, não podendo ser possível criar mais. Devido a este limite, o seu valor vai sempre crescer, sendo um bom hedge contra uma crescente inflação e desvalorização de outras moedas como o dólar.
 
Falem com qualquer entusiasta de cripto e é isto que eles vos dirão.  Por este motivo é que personalidades como Mark Cuban, Elon Musk, entre outros, defende as criptomoedas como uma fonte de reserva de valor.
 
Até onde é que a bitcoin pode ir?

Há quem diga 100.000$, o que significaria que se metessem hoje 100€ podiam, na melhor das hipóteses, duplicar o vosso investimento. Há quem fale em 200.000$, e até já vi nesses foruns do reddit quem fale em 1.000.000$. E sabem que mais? A verdade é que ninguém realmente sabe quanto é que a bitcoin vale, nem o seu valor, porque não tem um valor intrínseco por detrás.
 
Na realidade a bitcoin vale tanto quanto alguém quiser pagar por ela, tal como uma obra de arte.
 
Agora, qual é a minha opinião pessoal sobre Bitcoin e companhia?

Eu acredito, tal como Bill Gates, ou Nouriel Roubini, que a bitcoin não se trata de um game-changer, nem de uma reserva de valor, mas antes de uma bolha seguindo os princípios da teoria do maior idiota. Ou seja, o maior idiota é aquele que está disponível para pagar o preço mais alto por ela, e desde aí que o preço virá sempre a cair.
 
Deixem-me explicar então porque é que acho que a bitcoin vale, na realidade, 0$.
 
1º - A bitcoin não tem qualquer valor real e os seus usos são, maioritariamente, para fins ilegais. Nós compramos bitcoin nas corretoras e depois? O que fazemos com ela? Pouco ou nada, pelo menos que seja legal. Se quiserem comprar droga na darkweb, ou encomendar um rapto ou pior, aí se calhar a bitcoin poderá ser interessante, mas não é o meu caso.
 
2º - A mineração da Bitcoin, ou seja, a energia gerada e o CO lançado para a atmosfera para manter a bitcoin “viva” é igual a toda a energia e poluição gerada por um país do tamanho da Dinamarca ou da Holanda! Por isso tem uma pegada ambiental gigante para um custo económico real nulo. Não percebo como é que o Elon Musk, que se diz amigo do ambiente com carros movidos a eletricidade, fomenta um ativo tão prejudicial para o meio ambiente.
 
3º - Não serve de reserva de valor. Eu tenho no meu portfólio uma empresa de ouro. Ouro é uma das reservas de valor mais antigas do mundo e sabemos que o seu preço é relativamente estável. A bitcoin tem dias em que ganha 10% e outros onde perde 20%. Imaginem o que é terem uma empresa onde aceitam bitcoin como meio de pagamento e a vossa margem de venda é de 10%. O que ganham hoje vai-se à vida amanhã por causa da desvalorização do meio de pagamento que aceitaram.
 
4º - Não é um asset. Assets são bens que geram rendimento. A Bitcoin não gera nenhum tipo de benefício económico para a sociedade, logo não gera rendimento. A única coisa que tem é flutuação de preço de acordo com aquilo que alguém quer pagar por ela. Se eu comprar uma galinha pelo menos sei que ela vai-me dar ovos. Se compro uma ação de uma empresa, posso receber dividendos. Se compro bitcoin ela não me gera nada.
 
5º - Não serve como meio de pagamento. A bitcoin no tempo que faz 5 transações, a network da visa consegue fazer 24.000, portanto, por comparação, é extremamente ineficaz.
 
6º - Não é relamente escassa. Eu posso comprar bitcoin com 10€. Não comprei a bitcoin, comprei uma fração de bitcoin. Qual é a diferença?
 
7º - Não é segura. Se eu esquecer-me do pin do meu cartão de multibanco, há várias formas seguras e de sistemas altamente regulados, que me permitem ter acesso ao meu dinheiro. Se tiverem uma e-wallet e se for alvo de um hackar, ou se esquecerem da vossa senha, nunca mais vêem esse dinheiro na vida.
 
8º - Não é descentralizada. Eu não acho que seja descentralizado quando a grande parte das pessoas que fazem a bitcoin são grandes corporações de mineração na Russia e na China.
 
9º - É altamente manipulável. Essas mesmas corporações possuem quantidades enormes de bitcoin, são chamadas de baleias. Basta uma destas “baleias” querer, que afunda o valor de mercado em 5%, 10% ou mais.
 
Tudo isto mina toda e qualquer credibilidade que se possa ter em criptomoedas na minha opinião. Eu prefiro meter o meu dinheiro em fontes estáveis e que possuam um verdadeiro valor económico por trás.
 
Agora, a última questão. Devo ou não comprar bitcoins ou outras criptomoedas?
 
Se acreditas nelas podes comprar. É possível que cheguem a um valor de 100.000$? Sim é. Tudo é possível.
 
No entanto, a minha opinião, é que o último idiota que comprar no valor mais alto, vai acabar por perder grande parte do capital investido. E a última coisa que eu quero ser é o idiota que fica com o saco na mão.

Últimos comentários

Eu tambem nao quero ser o ultimo idiota que tem o seu dinheiro no sistema bancario que temos, com falencias apos falencias. Acho que ja ninguem no seu perfeito juizo deveria acreditar no sistema financeiro e economiico atual.
👏🏻👏🏻👏🏻 de acordo!
Só a apple temMais de um trillion em cap bolsita a caminho de 2 trillions..
todo na vida tem o valor que lhe queremos dar. ao fim ao cabo não se esqueçam que uma nota tbm não passa de uma folha de papel !!! e uma moeda um bocado de metal.
Independentemente de qualquer advertência, para mim o Bitcoin é tipo o sexo extra conjugal; todos sabem que é perigoso e feio mas longe de tudo e todos muitos o fazem, concluído, me deixem pecar com a gostosa da bitcoin que no fundo não perco nada, apenas ganho mais algumas lições...
Ótimo artigo, com cabeça, troncos e membros,a Bitcoin e é alta especulação, pirâmide....e o spread para comprar ou vender...!!!aí sim quem me dera ser broker...enfim mesmo para idiotas, comprei e sejam felizes,. infelizmente o planeta é o maior perdedor...e todos seres vivos. Vítor Pedro ... melhores cumprimentos
O artigo está muito bom. Já a bitcoin está insuportável!
Deixo aqui o meu comentário sobre as criptomoedas as criptomoedas são como outras coisas que saem fora da caixa há sempre aquela resistência daqueles que estão dentro da caixa  mas mais cedo ou mais tarde acabam por ter de ver o obvio.
bitcoin não é imventismento isso é ponto assente, agora dizer que bitcoin praticamente so tem uso para fins ilegais isso é que é idiota, encomendar raptos e drogas pela internet ? sem querer criticar muito e sendo eu uma pessoa com muito por aprender, estuda mais um bocado 😅
Estas errado ha 10 anos e portanto o orgulho jamais te vai deixar ver a realidade. Nao ha que perder tempo com velhos do Restelo como tu, portanto, fuck off and die.
Quanta educação... Quanta classe...
Quão energúmeno saiu!
Em bolha estão os mercados de ações, de obrigações, de imobiliário... tudo graças ao QE dos bancos centrais.
A maior parte das atividades criminosas são feitas em USD. Acontecendo com criptos, a polícia tem tarefa facilitada de investigação porque fica tudo registado no Blockchain. Os bancos centrais estão a destruir o valor das moedas fiduciárias com toda a força e não têm como parar porque senão todo o sistema monetário global implode, logo os bancos centrais estão encurralados e têm que imprimir moeda como se não houvesse amanhã, daí eu manter reserva de valor em cryptos, Au e Ag para proteção da inflação que aí vem. As moedas fiduciárias não têm nenhum valor intrínseco desde 1971, são baseados em dívida brutal (impagável) e confiança. Ora, a confiança em moedas fiduciárias e bancos centrais não é nenhuma.
Artigo muito “biased” infelizmente...
Fico mais descansado por saber que as moedas fiat não são manipuláveis, nem servem para comprar armas, drogas, etc... Relativamente à volatilidade, é certo que é grande, mas tb é certo que não tem 2700 anos de história, como o AU. como diria o cego: a ver vamos!
Sem dúvida, por isso é que acho que devemos fazer uma boa procura em formas de hedge contra a inflação. Mas tal como eu disse no artigo, ninguém sabe realmente a evolução da cripto. A ver vamos, sim senhor.
Incrivel é que tenho os dois nomedamente uma empresa de ouro e BTC e enquanto a empresa com fundamentais muito bons já desceu mais de 20% o BTC já vai quase nos 300%. Mais íncrivel ainda é a tua incoerência ao longo das críticas que fazes!  Ouves aqui e ali e fazes um artigo sobre algo que estás inquivocado. Chamas reserva de valor e correto ao BTC pois tens todas as características que queres numa reserva de valor oferta fixa, deflacionário e não pode ser manipulado pelo os governos ao contrário do ouro que se bem te lembras em 2020 a JP Morgan foi multada quase em 1000 milhões de euros devido a manipulação dos preços do ouro! Ora considerando o BTC como reserva de valor não te interresa se desceu 10% no dia a seguir porque a ideia não é fazer pagamentos para isso existem tecnologias quer centralizadas quer descentralizadas muito superiores para o efeito. Procurar uma reserva de valor para fazer um pagamento em 1 semana faz todo o sentido, mas enfim junta-te a jpmorgan.
Obrigado pela opinião Rui. Como disse no artigo, se acreditas em cripto fazes bem em investir e pode ser que a bitcoin chegue aos 100k ou até mais. Apenas chamo a atenção que há riscos e a decisão deve ser bem informada.  Continuação de muito sucesso!
 Nisso estou de acordo contigo e desculpa se fui muito agressivo na postura mas custa-me a 100% aceitação de um sistema que já se provou corrupto em situações altamente escrutináveis mas não se dá oportunidade a um sistema em que a confiança é baseada em tecnologia que permite muita mais transparencia. Tecnologias que têm provado ser a base de todos os segmentos do mundo. Um abraço!
Esqueceste-te do principal propósito da bitcoin, que é funcionar como reserva de valor. Eu posso transferir a minha bitcoin para euros, ou bitcoin para uma pessoa em qualquer parte do mundo sem levar com comissões gigantes em segundos. Sem o Estado nem ninguém saber. Na america latina devido ao fraco poder de compra por parte dos habitantes, já comecam a alocar grande parte dos rendimentos em bitcoin, o burguer king e a pizza hut na america do sul ja aceitam pagamentos em bitcoin. O ouro tem varios custos a ele associados, transporte, segurança, manutenção e outros custos. A bitcoin veio para ficar e só vai ficar cada vez mais forte, o elon musk já percebeu e ao injetar 1,5 biliões já retirou 500 milhões de lucro em duas semanas.
Obrigado pela opinião Rui. Como disse no artigo, se acreditas em cripto fazes bem em investir e pode ser que a bitcoin chegue aos 100k ou até mais. Apenas chamo a atenção que há riscos e a decisão deve ser bem informada.  Continuação de muito sucesso!
Além disso o Bil Gates já mudou a sua opinião relativamente à bitcoin, neste momento vê valor num bem digital mas não tenciona investir. Também como investidor deixa sempre a desejar, vendeu as ações todas que tinha da Apple em 2000 uns anos antes de lançarem o primeiro ipod.
muito boa Analice, ainda mais as duas nações envolvida, prefiro pisar em chão firme
Muito obrigado José pelo seu comentário. Votos de muito sucesso!
Subscrevo. Neste momento a sua valorização estará relacionada com o facto de se estar a imprimir Dólar como nunca. Algumas empresas e pessoas com muito dinheiro acabam por investir em bitcoin vendo ali um porto seguro a curto prazo... Na hora em que sairmos desta crise e o Dólar comece a valorizar e a estabilizar, acredito que a maior parte dos investidores tentem vender a sua posição enquanto tem valor
Muito obrigado João pelo seu comentário, partilho exatamente da mesma opinião. Votos de muito sucesso!
Interessante. Gostei bastante!!!
Muito obrigado Jorge pelo seu comentário. Votos de muito sucesso!
Muito boa colocação.
Muito obrigado Nara pelo seu comentário. Votos de muito sucesso!
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.