Bitcoin – Game-changer ou mais uma bolha na teoria do maior idiota?

 | 23.02.2021 17:36

Bitcoin e as retantes altcoins fizerem nos últimos 2 meses ganhos extraordinários, alguns superiores a 1000%! Mas o que é que faz com que estas “moedas” digitais sejam tão especiais para justificar estas valorizações?
 
Para meter em perspetiva, só a moeda bitcoin a semana passada chegou a um market cap (valor de mercado) de 1 trilião de dólares. Isso é quase o valor 3 companhias conhecidas por todos a Apple (NASDAQ:AAPL), Microsoft (NASDAQ:MSFT) e Google (NASDAQ:GOOGL) (alphabet). Para aceitarmos pagar mais 50.000 dólares por uma bitcoin estamos a aceitar esta valorização. Eu uso a google para pesquisar. Eu tenho um computador da Apple e outro da Microsoft. Mas nunca usei uma bitcoin na vida. Será que vale tanto como estas empresas?
 
O que leva, então, a bitcoin a valer tanto?
 
Segundo os defensores da bitcoin e outras moedas, estes são os meios de pagamento do futuro! E dão essencialmente 3 razões para justificar estes valores.
 
1º - Descentralização – Temos uma moeda totalmente descentralizada de qualquer fonte organizada de poder, como bancos centrais dos diferentes paises, o que faz com que seja impossível de ser manipulada.
 
2º - Anonimato – Como não está nas mãos do sistema, teoricamente eu posso comprar o que quiser com bitcoin sem ser taxado nem que qualquer pessoa saiba o que estou a comprar
 
3º - Escassez – Devido ao sistema de halving, só pode existir um determinado número de bitcoins no mundo, 21 milhões para ser mais exato, não podendo ser possível criar mais. Devido a este limite, o seu valor vai sempre crescer, sendo um bom hedge contra uma crescente inflação e desvalorização de outras moedas como o dólar.
 
Falem com qualquer entusiasta de cripto e é isto que eles vos dirão.  Por este motivo é que personalidades como Mark Cuban, Elon Musk, entre outros, defende as criptomoedas como uma fonte de reserva de valor.
 
Até onde é que a bitcoin pode ir?

Há quem diga 100.000$, o que significaria que se metessem hoje 100€ podiam, na melhor das hipóteses, duplicar o vosso investimento. Há quem fale em 200.000$, e até já vi nesses foruns do reddit quem fale em 1.000.000$. E sabem que mais? A verdade é que ninguém realmente sabe quanto é que a bitcoin vale, nem o seu valor, porque não tem um valor intrínseco por detrás.
 
Na realidade a bitcoin vale tanto quanto alguém quiser pagar por ela, tal como uma obra de arte.
 
Agora, qual é a minha opinião pessoal sobre Bitcoin e companhia?

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

Eu acredito, tal como Bill Gates, ou Nouriel Roubini, que a bitcoin não se trata de um game-changer, nem de uma reserva de valor, mas antes de uma bolha seguindo os princípios da teoria do maior idiota. Ou seja, o maior idiota é aquele que está disponível para pagar o preço mais alto por ela, e desde aí que o preço virá sempre a cair.
 
Deixem-me explicar então porque é que acho que a bitcoin vale, na realidade, 0$.
 
1º - A bitcoin não tem qualquer valor real e os seus usos são, maioritariamente, para fins ilegais. Nós compramos bitcoin nas corretoras e depois? O que fazemos com ela? Pouco ou nada, pelo menos que seja legal. Se quiserem comprar droga na darkweb, ou encomendar um rapto ou pior, aí se calhar a bitcoin poderá ser interessante, mas não é o meu caso.
 
2º - A mineração da Bitcoin, ou seja, a energia gerada e o CO lançado para a atmosfera para manter a bitcoin “viva” é igual a toda a energia e poluição gerada por um país do tamanho da Dinamarca ou da Holanda! Por isso tem uma pegada ambiental gigante para um custo económico real nulo. Não percebo como é que o Elon Musk, que se diz amigo do ambiente com carros movidos a eletricidade, fomenta um ativo tão prejudicial para o meio ambiente.
 
3º - Não serve de reserva de valor. Eu tenho no meu portfólio uma empresa de ouro. Ouro é uma das reservas de valor mais antigas do mundo e sabemos que o seu preço é relativamente estável. A bitcoin tem dias em que ganha 10% e outros onde perde 20%. Imaginem o que é terem uma empresa onde aceitam bitcoin como meio de pagamento e a vossa margem de venda é de 10%. O que ganham hoje vai-se à vida amanhã por causa da desvalorização do meio de pagamento que aceitaram.
 
4º - Não é um asset. Assets são bens que geram rendimento. A Bitcoin não gera nenhum tipo de benefício económico para a sociedade, logo não gera rendimento. A única coisa que tem é flutuação de preço de acordo com aquilo que alguém quer pagar por ela. Se eu comprar uma galinha pelo menos sei que ela vai-me dar ovos. Se compro uma ação de uma empresa, posso receber dividendos. Se compro bitcoin ela não me gera nada.
 
5º - Não serve como meio de pagamento. A bitcoin no tempo que faz 5 transações, a network da visa consegue fazer 24.000, portanto, por comparação, é extremamente ineficaz.
 
6º - Não é relamente escassa. Eu posso comprar bitcoin com 10€. Não comprei a bitcoin, comprei uma fração de bitcoin. Qual é a diferença?
 
7º - Não é segura. Se eu esquecer-me do pin do meu cartão de multibanco, há várias formas seguras e de sistemas altamente regulados, que me permitem ter acesso ao meu dinheiro. Se tiverem uma e-wallet e se for alvo de um hackar, ou se esquecerem da vossa senha, nunca mais vêem esse dinheiro na vida.
 
8º - Não é descentralizada. Eu não acho que seja descentralizado quando a grande parte das pessoas que fazem a bitcoin são grandes corporações de mineração na Russia e na China.
 
9º - É altamente manipulável. Essas mesmas corporações possuem quantidades enormes de bitcoin, são chamadas de baleias. Basta uma destas “baleias” querer, que afunda o valor de mercado em 5%, 10% ou mais.
 
Tudo isto mina toda e qualquer credibilidade que se possa ter em criptomoedas na minha opinião. Eu prefiro meter o meu dinheiro em fontes estáveis e que possuam um verdadeiro valor económico por trás.
 
Agora, a última questão. Devo ou não comprar bitcoins ou outras criptomoedas?
 
Se acreditas nelas podes comprar. É possível que cheguem a um valor de 100.000$? Sim é. Tudo é possível.
 
No entanto, a minha opinião, é que o último idiota que comprar no valor mais alto, vai acabar por perder grande parte do capital investido. E a última coisa que eu quero ser é o idiota que fica com o saco na mão.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações