Bitcoin e a bolha do maior idiota – parte 2

 | 22.05.2021 09:38

Dia 23 de Fevereiro publiquei um artigo para o Investing intitulado: “Bitcoin – Game-changer ou mais uma bolha na teoria do maior idiota?”. Nessa altura a bitcoin tinha chegado a um máximo histórico de 57.500$.

Nesse artigo expliquei porque é que, na minha opinião, as criptomoedas têm um valor intrínseco negativo tendo em conta os aspetos ambientais nefastos. Na altura critiquei Elon Musk com a seguinte frase:

“Não percebo como é que o Elon Musk, que se diz amigo do ambiente com carros movidos a eletricidade, fomenta um ativo tão prejudicial para o meio ambiente”.

Para além dessa crítica levantei mais 8 problemas das criptomoedas e concluí o artigo com o seguinte aviso:

“A minha opinião, é que o último idiota que comprar no valor mais alto, vai acabar por perder grande parte do capital investido. E a última coisa que eu quero ser é o idiota que fica com o saco na mão”.

Este meu artigo foi recebido, como não podia deixar de ser, com uma onda de ódio pelos amantes das moedas digitais. Não reportei nenhum comentário, apesar da sua linguagem sugestiva e de me desejarem que batesse a bota (com outras expressões), porque acho que é bem revelador do tipo de investidores “sérios” e respeitadores que possuem esta classe de ativos, provavelmente, constituindo 100% do seu portfolio.

E agora, passados quase 4 meses da publicação desse artigo, eu só me posso lembrar da expressão do grande Scolari: - “E o burro sou eu?”.

Este rally de 2021 deveu-se, na minha interpretação, a 2 principais motivos:

1º - Uma forte propaganda para a compra das criptomoedas como algo revolucionário por parte de entusiastas e de influencers (Elon Musk, Mark Cuban, entre outros). Toda esta conversa nas notícias criou uma onda de entusiasmo que os investidores mais inexperientes acharam que era dinheiro fácil. Biliões de dólares foram colocados nas criptomoedas com a expetativa de se tornarem criptomilionários.

2º - Investidores institucionais começaram a abrir-se à ideia das criptomoedas. Isso trouxe um influxo de capital que os investidores de retalho não têm para o mercado.

Todavia estes 2 motivos de entusiasmo podem revelar-se, na minha opinião, os mesmos 2 motivos que poderão levar à sua queda.

1º - Os traders mais experientes sabem que quando algo aparece nos jornais é a altura de sair. Até Elon Musk, após gerar um pump nos preços da bitcoin ao dizer que iria vender carros com a moeda, veio este mês reverter essa decisão dizendo que “descobriu” que a mineração de bitcoin tinha um impacto grande no ambiente (não é algo que ele já não soubesse como eu já tinha escrito em fevereiro). Essa simples decisão por 1 player abalou o mercado das criptomoedas, o que revelou o quão fácil é manipular os preços para ganhos das “baleias”.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

2º - Quanto às instituições a entrarem no mercado das criptomoedas fez com que os reguladores tivessem de intervir. Turquia baniu as criptomoedas. China, India e Estados Unidos estão a colocar fortes entraves à sua implementação. Isso muito provavelmente vai levar com que as instituções recuem nas suas ideias e desencadear uma queda brutal do mercado.

Coloquem-se na pele de um investidor sério que tem de prestar contas aos seus clientes. Podem investir em empresas reais, que têm lucros reais, que geram produtos e serviços reais e valor real para a sociedade percecionado por todos, ou em moedas que têm zero valor real, pouca utilidade, pouca mudança real na vida das pessoas e cujo mercado vale mais de 1.5 milhão de milhões de dólares (trilião americano)?

Os amantes das criptos dizem que estou a ser injusto, mas digam-me 1 situação em que podem usar uma criptomoeda para comprar/fazer algo em Portugal à data de hoje que já não o façam com o euro. Ok, agora digam-me 1 situação legal em que podem usar uma criptomoeda para comprar/fazer algo em Portugal à data de hoje.

Resta saber, quem tem dinheiro investido nas criptomoedas, o que fazer?

Eu não posso dar conselhos financeiros, este é apena um artigo de opinião de alguém que não tem o problema de ter o saco na mão.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações