Bitcoin e Ethereum; Grandes recompensas acarretam muitos riscos

 | 28.06.2021 14:56

Este artigo foi escrito exclusivamente para Investing.com 

  • Não se tratava de saber se, mas quando é que a correção ocorreria
  • Escolher altas e baixas em qualquer mercado é um “fool’s game”
  • Negoceie com as tendências; eles são o seu único amigo enquanto o sentimento reinar
  • A Bitcoin e a Ethereum têm a massa crítica que os traders requerem
  • Respeitar os sentimentos sem se tornar sentimental

Os futuros da Bitcoin fecharam 2020 a $29,220 por ficha. Ao nível de $33.500 no final da semana passada, a Bitcoin entregou um retorno de 14,6% desde o final do ano passado.

Os futuros da Ethereum começaram a ser negociados no início de Fevereiro, a $1669,75 por ficha. A $1941,75 a 25 de Junho, foram 16,3% mais elevados que nos últimos cinco meses.

A Bitcoin foi negociada a mais de $65.500 e a Ethereum a mais de $4.400 por ficha. Os preços atuais parecem muito bons em comparação com os do final do ano passado, mas não digam isso a ninguém que tenha decidido acumular as principais criptomoedas perto dos máximos.

Os movimentos do mercado parabólico são como estrelas cadentes. Quando a gravidade atinge um mercado parabólico, o resultado é muitas vezes uma carnificina de preços. Todos adoram um mercado de touros, que tende a tornar-se magnético. Como um jogo de cadeiras musicais, quando a música parou subitamente em Abril e Maio, os atrasados ficaram sem cadeiras, segurando posições longas de Bitcoin e Ethereum com perdas massivas.

Embora o declínio tenha abalado a confiança dos participantes no mercado, apenas deixou os devotos mais entusiasmados. Os preços mais baixos oferecem uma oportunidade para carregar e comprar mais fichas.

O grau de recompensa é sempre uma função do risco em qualquer mercado. A classe de ativos da criptomoedas altamente volátil tem muito potencial de recompensa, mas carrega um nível de risco proporcional.

Não se tratava de saber se, mas quando é que a correção ocorreria/h2

Ainda é um desafio imaginar que um ativo que estava a custar cinco cêntimos em 2010 subiu para mais de 65.500 dólares em 2021. Estou envolvido em mercados há mais de quatro décadas e nunca testemunhei este tipo de valorização de preços. Os únicos exemplos da história são de economias que sofreram períodos hiperinflacionários.

Entretanto, as criptomoedas continuam a ser uma classe de ativos emergentes. Para muitos, a atracão apela a uma ideologia libertária que remove o controlo da oferta de dinheiro das mãos dos governos.

Os governos têm o poder do controlo dos cordões de bolsa. As criptomoedas são um desafio direto a esse poder, o que constitui um bloqueio para o sucesso futuro.

Contudo, com fornecimentos limitados alimentados por tendências de alta, Bitcoin, Ethereum, e as mais de 10.600 outros criptos atingiram níveis elevados em 2021. Enquanto os devotos do libertário têm razões ideológicas para possuir criptos, muitos outros ficaram hipnotizados com as perspetivas de transformar um pequeno investimento numa grande fortuna.

Afinal, alguém com a previsão de comprar 100 dólares de Bitcoin há onze anos atrás a cinco cêntimos por ficha transformou esse pequeno investimento em mais de 130 milhões de dólares no pico de 14 de Abril. Embora a Bitcoin tenha caído para o nível dos 33.000 dólares a 25 de Junho, o investimento ainda valia mais de 66 milhões de dólares.

A ação do preço diz-nos que as moedas criptográficas subiram para níveis insustentáveis.

Escolher altas e baixas em qualquer mercado é um “fool’s game”/h2

Bitcoin, Ethereum, e as outras criptomoedas podem ser uma classe de ativos em expansão, mas continuam a ser mercados de ativos. Ideologia e caça à fortuna à parte, movem-se mais alto quando os compradores são mais agressivos e mais baixo quando a venda domina a compra.

Após quatro décadas nos mercados, aprendi que a análise fundamental da oferta e da procura não consegue determinar completamente o caminho de menor resistência aos preços dos ativos. O sentimento de mercado que cria tendências pode ser um indicador muito mais poderoso da direção dos preços. Por conseguinte, quando os mercados se estão a mobilizar, tendem a deslocar-se para níveis que poucos analistas esperam.

Pelo contrário, quando diminuem, os preços podem cair para um nível ilógico, pouco razoável e irracional. Mercados menos líquidos tendem a experimentar os movimentos mais dramáticos, uma vez que a oportunidade de venda pode desaparecer e a compra pode evaporar durante as correções de descida.

As criptomoedas criptográficas têm fornecimentos limitados, e o sentimento tende a concentrar-se numa direção, causando movimentos extremos mais altos ou mais baixos. A escolha de topos ou fundos durante os movimentos torna-se um exercício de ego.

Os participantes do mercado que tentam escolher tops ou bottoms estão a ir contra as tendências. Embora a negociação ou investimento em contra tendências possa criar lucros por vezes, aumenta as probabilidades de perdas. Mais traders e investidores perderam as suas camisas ao ignorarem as tendências influentes do mercado do que ao seguirem-nas. 

Negoceie com as tendências; eles são o seu único amigo enquanto o sentimento reinar/h2

Os traders e investidores bem-sucedidos sabem que a tendência é a sua melhor amiga até que se curva. Desde finais de 2017, quando a CME introduziu os futuros Bitcoin, houve cinco mudanças significativas de tendência.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir