Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Borracha: material, indústria e investimento

Publicado 25.01.2024, 00:23
Atualizado 09.07.2023, 11:32

1. Um pouco de história

A borracha tem origem na árvore seringueira amazónica e as culturas indígenas da Mesoamérica foram os primeiros povos a usá-la para aplicações medicinais e para pintura, há mais de 3000 anos.

Esta apresenta-se em duas formas diferentes: natural e sintética. Alta resistência ao rasgo, resistência ao calor, resistência química, barreira a fluidos e resistência elétrica, são algumas das suas propriedades, tornando-a um material muito útil para uma grande variedade de aplicações. Em comparação, as propriedades benéficas da borracha natural superam o desempenho da borracha sintética, no entanto, a borracha sintética, que se refere a qualquer elastómero artificial, tem a vantagem de ser mais fácil de produzir do que a borracha natural.

Na década de 1820, MacIntosh e Hancock, na Grã Bretanha, e Charles Goodyear, nos Estados Unidos da América, tentaram alargar o leque de aplicações da borracha. Porém, os produtos apresentavam baixa resistência ao calor e reduzidas propriedades físicas. Contudo e após inúmeros fracassos, Charles Goodyear descobriu, no ano de 1839, que misturando a borracha com enxofre e aquecendo-a, as diferenças de temperatura não a alteravam e as suas propriedades físicas tornavam-se muito melhores. Surgiu, assim, a vulcanização, descoberta por Charles Goodyear. Um processo semelhante foi patenteado por Hancock, na Inglaterra, em 1843.

A borracha sintética apareceu, em 1860, quando Greville William conseguiu isolar da borracha natural uma substância pura, a qual nomeou de isopreno.

A Segunda Guerra Mundial forçou os Estados Unidos da América a um desenvolvimento rápido da borracha sintética, ocorrendo, dessa forma, o maior e mais rápido crescimento e desenvolvimento da indústria. Durante o conflito, os japoneses, sabendo que o ponto fraco da nação americana era a produção de borracha natural, bloquearam as exportações do material para os Estados Unidos da América, conduzindo à evolução da borracha sintética como se conhece atualmente, fruto da necessidade bélica e pressão produtiva.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

2. Utilização e consumo

A importância da borracha, como mercadoria, é notável e confirmada pelos dados de consumo. Tendo em consideração as suas características e propriedades, tornou-se um material muito útil e usado numa ampla variedade de aplicações, isolado ou em combinação com outros materiais. No entanto, a maior parte do consumo de borracha é atribuível à fabricação de pneus e tubos. Muitas outras aplicações, como equipamentos de proteção (botas, luvas), frisos de isolamento, vedantes, material escolar, vestuário, entre outros, completam a restante parte de consumo da borracha a nível global.

Em 2022, foram consumidas mais de 14 milhões de toneladas cúbicas de borracha natural e mais de 15 milhões de toneladas cúbicas de borracha sintética, em todo o mundo.

2.1. A borracha natural

A borracha natural, como já foi referido, é produzida a partir do látex derivado de seringueiras, originárias da América do Sul, mas cuja região representa, apenas, 2,7% da produção global de borracha natural. Em comparação, a produção deste tipo de borracha, na Ásia, totalizou 11,5 milhões de toneladas cúbicas, em 2020, representando 90% da produção global.

O maior produtor de borracha natural do mundo é a Tailândia. Neste país, em 2021, foram produzidas mais de 4,6 milhões de toneladas cúbicas de borracha natural. A Indonésia com mais de 3 milhões de toneladas cúbicas e o Vietname com mais de 1,6 milhões de toneladas cúbicas compõem o pódio de países produtores. Nas Américas, o maior produtor, em 2021, foi o Brasil, seguido da Guatemala e do México.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

2.2. A borracha sintética

No caso da borracha sintética, sendo elastómero artificial, apresenta-se como diferentes polímeros sintetizados a partir de subprodutos do processo da refinação de petróleo, tendo igualmente o carvão e o gás natural como matérias-primas. Pode ser divido em várias categorias: estireno-butadieno, polibutadieno, poliisopreno, etileno-propileno e estireno-butadieno, entre outras.
No ano de 2022, a produção deste material sintético representou 51% da oferta global de borracha.

De acordo com o relatório do International Rubber Study Group (IRSG), os 3 maiores países produtores de borracha sintética, em 2023, foram a China, com mais de 11 milhões de toneladas; os Estados Unidos da América, com mais de 6,7 milhões de toneladas e o Japão com mais de 4 milhões de toneladas. Na Europa, a Alemanha é o maior produtor.

Ao incluir a Coreia do Sul neste grupo, completa-se o conjunto dos 5 países que representam cerca de 70% da produção mundial de borracha sintética, em que a Ásia é a região líder na produção deste material. Na Europa, a Alemanha e a Itália, combinadas, representam cerca de 10% da produção mundial.

3. O mercado da borracha

O mercado da borracha, pelas suas características e particularidades individuais, pode ser analisado sob duas vertentes: global ou individualizado. Seguidamente, são apresentados valores do mercado, no seu todo, isto é, conjugando as indústrias da borracha natural e sintética e as avaliações dos mercados de forma individualizada, borracha natural e borracha sintética.

O tamanho do mercado global de borracha (natural e sintética) foi avaliado, em 2019, num valor superior a 40 mil milhões de dólares americanos. No ano transato, 2023, o mercado deste material já superava os 45 mil milhões de dólares americanos. Esta tendência crescente perspetiva, segundo alguns analistas, um valor superior a 51 mil milhões de dólares americanos, em 2027, ultrapassando os 70 mil milhões de dólares americanos, em 2032. Este facto confere à indústria uma Taxa de Crescimento Anual Composta prevista entre os 4,9% e os 5,3%.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Em 2022, a América do Norte contribuiu com mais de 42% da participação na receita, mas, por outro lado, estima-se que a Ásia-Pacífico expanda a sua Taxa de Crescimento Anual Composta mais rapidamente até 2030, pesando o aumento da procura da borracha natural. Este segmento, em 2022, deteve a maior participação de mercado, atingindo os 52%.

3.1. O mercado da borracha natural

O tamanho global do mercado da borracha natural foi avaliado, em 2022, num valor superior a 16 mil milhões de dólares americanos, prevendo-se que em 2024 esse valor seja superior a 18 mil milhões de dólares americanos e em 2029 ultrapasse os 22 mil milhões de dólares americanos, atingindo, em 2032, os 25 mil milhões de dólares americanos. Estes dados mostram que a Taxa de Crescimento Anual Composta prevista para o mercado da borracha natural se situe entre os 4,3% e os 4,7%, entre 2022 e 2032.

3.2. O mercado da borracha sintética

O tamanho do mercado global da borracha sintética foi avaliado, em 2019, num valor superior a 40 mil milhões de dólares americanos, superando os 43 mil milhões de dólares americanos, em 2022.

Em 2023, o valor desta indústria situou-se entre os 44 mil milhões de dólares americanos e os 45 mil milhões de dólares americanos, segundo vários analistas.

Este mercado terá, até 2033, uma Taxa de Crescimento Anual Composta prevista entre os 5,1% e os 5,5%, configurando, assim, um valor de mercado previsto para 2027 superior a 51 mil milhões de dólares americanos, ultrapassando os 59 mil milhões de dólares americanos, em 2032, e superando os 75 mil milhões de dólares americanos, em 2033.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

3.3. A indústria dos pneus como fator catalisador

O rápido desenvolvimento e crescimento das indústrias automóvel, de bens e equipamentos industriais e a têxtil têm sido responsáveis por um aumento da procura deste material a nível global. Em 2022, o segmento dos pneus foi responsável por 34% das receitas da indústria da borracha.

De acordo com o relatório do International Rubber Study Group (IRSG), a produção mundial de pneus, em 2023, foi de 2,4 mil milhões de unidades, representando um aumento de 4% face a 2022. A China foi o maior produtor com 900 milhões de unidades, seguindo-se os Estados Unidos da América com 300 milhões de unidades.

A marca que mais pneus vende no mundo é a japonesa, Bridgestone, analisada resumidamente mais adiante. Em 2022, a Bridgestone vendeu cerca de 220 milhões de pneus em todo o mundo, um valor que lhe conferiu uma quota de 15% do mercado global, nesse mesmo ano.

O país que mais pneus utiliza, anualmente, são os Estados Unidos da América. Dados de 2021, mostram que foram consumidos cerca de 350 milhões de pneus pelos americanos, representando cerca de 20% do consumo mundial. A China, com 280 milhões e o Japão com 150 milhões de pneus consumidos, completam o pódio. Na Europa, a Alemanha, com 120 milhões de pneus, é o maior consumidor.

Em Portugal e de acordo com dados da Associação Nacional dos Industriais de Pneus (ANIP), o consumo de pneus no nosso país, em 2021, ultrapassou as 11 milhões de unidades, valor que representa um aumento de 2,2% face ao ano anterior. O consumo de pneus de veículos de passageiros foi de 9,2 milhões de unidades, isto é mais de 80% da totalidade das unidades consumidas no nosso país.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

A indústria agropecuária, em 2021, consumiu cerca de 120 milhões de unidades, conferindo um aumento de 2,5% em relação ao ano anterior. Em Portugal, o consumo de pneus, nesta indústria, foi relativamente baixo, cerca de 600 mil unidades, correspondente a 0,5% do consumo mundial.

Pelas suas características, os desportos motorizados são importantes para o desenvolvimento e a evolução da indústria dos pneus. Anualmente, a Fórmula 1 consome mais de 33000 pneus por época. Já o WRC (Mundial de Rally) consome, aproximadamente, 23000 pneus por temporada e o Moto GP consome mais de 13000 pneus por ano.

No caso da aeronáutica, o consumo mundial de pneus de aviação, também em 2021, foi de aproximadamente 20 milhões de unidades, o que patenteia um aumento de 2,5% face ao ano anterior.

A United Airlines Holdings, Inc. (UAL) foi a companhia aérea que mais pneus consumiu em 2021, cerca de 2,5 milhões de pneus, representando, sensivelmente, 12,5% do consumo mundial.

No nosso país, o consumo de pneus de aviação é reduzido, representando cerca de 0,2% do consumo mundial. Em 2021, foram consumidos pelas aeronaves, em Portugal, um total de 40 mil unidades.

4. As oportunidades de investimento

Apresentam-se, agora, sucintamente, algumas empresas inseridas na indústria da borracha, as quais, depois de analisadas podem configurar-se como oportunidades de investimento.

  • Continental Aktiengesellschaft (OTC:CTTAY) empresa alemã com sede em Hanover. Foi fundada em 1871 e conta com mais de 200 mil funcionários. O PE é superior a 12 e o EPS ultrapassa os 0,6. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 2,14%. ROA e ROE são superiores a 4% e 8%, respetivamente. A margem de lucro ultrapassa os 2,85%.
  • Bridgestone Corporation (OTC:BRDCY) empresa japonesa com sede em Tóquio e fundada em 1931. O PE é superior a 12,2 e o EPS ultrapassa 1,7. O Dividend Yield é de 3,19%. A margem de lucro é superior a 8,7%, PB e PS são superiores a 0,98.
  • Pirelli & C. S.p.A. (PLLIF) (BIT:PIRC) empresa italiana com sede em Milão e fundada em 1872. O EPS é superior a 0,5 e o PE situa-se acima de 11. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 4,19%. PS e PB são superiores a 0,75 e a margem operacional ultrapassa os 12%.
  • The Goodyear Tire & Rubber Company (NASDAQ:GT), empresa norte americana fundada em 1898 com 74 mil funcionários. Marcas de pneus como GoodYear ou Dunlop fazem parte do seu portefólio. PS e PB situam-se acima de 0,15 e 0,75, respetivamente. A sua margem operacional ultrapassa os 5,2% e o ROA encontra-se acima de 1,03%.
  • Westlake Corporation (NYSE:WLK) empresa norte americana com sede em Houston, no Texas, fundada em 1986. PE e EPS são superiores a 15 e 9, respetivamente. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 1,23%. PB e PS são ambos superiores a 1,3 e a margem de lucro ultrapassa os 9,2%.
  • Myers Industries, Inc. (NYSE:MYE) empresa norte americana, fundada em 1933. Apresenta um PE superior a 14 e um EPS superior a 1,3. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 2,87%. PB e PS são superiores a 2,4 e 0,8, respetivamente. A margem de lucro fica acima de 5,95%.
  • Trinseo PLC (NYSE:TSE) empresa norte americana com sede em Wayne e fundada em 2015. O ROA e ROE encontram-se negativos, -2,81% e -236,62%, respetivamente. PS é superior a 0,04 e distribui dividendos com um Dividend Yield de 0,71%.
  • Carlisle Companies Incorporated (NYSE:CSL) empresa norte americana, fundada em 1917 e com mais de 12 mil funcionários. O PE é superior a 20,5 e o EPS situa-se acima de 14,4. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 1.10%. A margem de lucro é superior a 12,5% e o ROA e ROE ultrapassam 8,7% e 15%, respetivamente.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

5. Conclusão

A borracha, dadas as suas características e propriedades, é um material muito utilizado e com uma vasta e variada aplicabilidade. Contudo, a evolução da sociedade industrializada e a necessidade de suprir os níveis de procura levaram a que o Homem conseguisse criar, sinteticamente, este material de origem natural, razão pela qual o mercado e a indústria da borracha se dividem em dois tipos: natural e sintética.

As perspetivas de crescimento e a amplificação da indústria e mercado tornam este segmento industrial numa potencial oportunidade de investimento. Empresas do ramo da produção e desenvolvimento de produtos, como pneus, podem, depois de analisadas e avaliadas, constituir possibilidades de investimento interessantes desde que as mesmas se enquadrem na estratégia e objetivos do investimento, bem como no perfil de investidor.

As ideias e as opiniões, acima descritas, refletem a minha linha de pensamento sobre estes veículos de investimentos. Assim, não devem as mesmas ser consideradas ou tidas como forma de aconselhamento financeiro.

Últimos comentários

VXXXVXVXVVXVXVXVXVXVXVXVXVXVXVX Posso dizer inequivocamente que negociar é um dos negócios mais lucrativos e lucrativos para todos os investidores que têm o especialista certo. O que mais me impressiona em ↘️Lṏla..cꝛyþto..Tꝛaᵭς̴r é como ela explicará o conceito básico de vitória. de nós. Lembre-se, o sucesso na negociação e no investimento exige tempo e esforço, mas com dedicação e disciplina, é alcançável. encontrar-se com ela no lր$ᵀaᶃlꝚaⴜ ↘️Lṏla..cꝛyþto..Tꝛaᵭς̴r XVVXXVXVVXVXVXXVXXXVXVXVVXVXXVXVXVVXVXVVXVXVXVXVXVXVXVXVXVXVXVXVXVXVXVXVXVXVVXVXVXVXVXVXVXVXVXVXVX
Sendo a borracha um material tão essencial em diversas indústrias, como de pneus, calçados, e tantas outras, a procura quase constante dos produtos de borracha proporciona significativa estabilidade ao investidor. E se se Levar em linha de conta os avanços nos processos de fabrico, as oportunidades de crescimento do sector conferem-lhe um valor atrativo acrescido. Porém, como tudo o que significa interesse, a indústria de borracha, como qualquer outra, sujeitando-se às flutuações nos preços das matérias primas e que afetam alguma rentabilidade das empresas do sector, requer alguma atenção. O artigo, nesta matéria, é suficientemente esclarecedor e Jorge Filipe Ribeiro, na forma instrospectiva como habitualmente utiliza nas abordagens, está, de novo, de parabéns.
Efetivamente, aquilo que diz é verdade. Mais do que nunca o fator custo matérias-primas tem uma forte influência nas indústrias e neste em particular. Muito obrigado!
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.