Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Como usar os indicadores RSI e MACD

Publicado 11.12.2020, 20:20
Atualizado 09.07.2023, 11:32

O RSI (Relative Strength Index) e o MACD (Moving Average Convergence Divergence) são dois indicadores utilizados na Análise Técnica de gráficos, que têm por base fórmulas que ajudam os investidores a prever uma futura tendência do preço de um dado instrumento financeiro. 

O RSI (Relative Strength Index) ou índice de força relativa, é um indicador técnico utilizado para avaliar condições de mercado em que o preço de um determinado ativo se encontre em sobrecompra ou sobrevenda. 

Este indicador é exibido como um gráfico de linhas compreendido entre os valores de 0 a 100 sendo que, normalmente, uma leitura abaixo do nível 30 indica uma condição de sobrevenda e uma leitura acima do nível de 70 indica que um ativo está em sobrecompra.

Existem várias formas de interpretar este indicador sendo que, umas das que é provavelmente mais utilizada é, por um lado, a de considerar um sinal de compra sempre que (tendo o RSI descido abaixo do nível 30) o mesmo volte a cruzar este valor numa tendência ascendente e, por outro lado, a de considerar um sinal de venda sempre que (tendo o RSI ultrapassado o valor de 70) este volte a cruzar este valor numa tendência descendente, como mostra o gráfico abaixo.

Outra interpretação do indicador, poderá ser através de uma divergência, em que o preço se encontre numa tendência descendente, enquanto que a linha do indicador RSI mostra uma tendência ascendente.

Este indicador também poderá indicar divergências, ou seja, é observada uma tendência descendente no preço do ativo, enquanto que a linha do indicador mostra uma tendência ascendente, o que poderá indicar que o preço irá reverter a sua direção, como mostra o gráfico abaixo.

MACD (Moving Average Convergence Divergence) é outro indicador bastante utilizado pelos investidores e é determinado subtraindo a média móvel exponencial de 26 dias (linha MACD) à média móvel exponencial de 12 dias, resultando na média móvel exponencial de 9 dias do próprio MACD (denominada também de linha de sinal).

Este indicador tem então como propósito identificar momentos importantes resultantes da convergência e divergência destas médias móveis e que poderá ter várias interpretações.

A interpretação possivelmente mais utilizada é através de cruzamentos, ou seja, sempre que a linha de MACD cruze em sentido ascendente a sua linha de sinal, então um sinal de compra é fornecido, por outro lado, sempre que aconteça o oposto, um sinal de venda é indicado, como ilustra o gráfico abaixo.

Outro método, seria através de divergências, que ocorrem sempre que o próprio comportamento do MACD diverge do preço do ativo subjacente. Ou seja, isto acontece quando, por exemplo, o MACD realiza sucessivos mínimos e o valor do ativo em causa continua numa tendência ascendente. Quando isto acontece, poderá vir a ocorrer uma inversão do sentido do preço do ativo que, neste caso em concreto, poderá ser interpretado como um sinal de venda. O inverso é também válido, no entanto neste caso, o resultado desta análise poderá ser interpretado como um sinal de compra. O gráfico abaixo exemplifica essa mesma interpretação.

Ambos os indicadores fornecem sinais da dinâmica do mercado, no entanto, avaliam fatores diferenciados, que, por vezes, até podem dar sinais contraditórios. É por essa razão que se deve ter sempre em conta o contexto de mercado e saber analisar qual a tendência principal do ativo em causa, para minimizar a interpretação de falsos sinais. Em suma, para maximizar os ganhos no mercado e potencializar a taxa de acerto, é essencial uma boa conjugação da Análise Técnica com Análise Fundamental e com o apoio de alguns indicadores.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.