Como usar os indicadores RSI e MACD

 | 11.12.2020 20:20

O RSI (Relative Strength Index) e o MACD (Moving Average Convergence Divergence) são dois indicadores utilizados na Análise Técnica de gráficos, que têm por base fórmulas que ajudam os investidores a prever uma futura tendência do preço de um dado instrumento financeiro. 

O RSI (Relative Strength Index) ou índice de força relativa, é um indicador técnico utilizado para avaliar condições de mercado em que o preço de um determinado ativo se encontre em sobrecompra ou sobrevenda. 

Este indicador é exibido como um gráfico de linhas compreendido entre os valores de 0 a 100 sendo que, normalmente, uma leitura abaixo do nível 30 indica uma condição de sobrevenda e uma leitura acima do nível de 70 indica que um ativo está em sobrecompra.

Existem várias formas de interpretar este indicador sendo que, umas das que é provavelmente mais utilizada é, por um lado, a de considerar um sinal de compra sempre que (tendo o RSI descido abaixo do nível 30) o mesmo volte a cruzar este valor numa tendência ascendente e, por outro lado, a de considerar um sinal de venda sempre que (tendo o RSI ultrapassado o valor de 70) este volte a cruzar este valor numa tendência descendente, como mostra o gráfico abaixo.