CPIs da Zona Euro são os dados mais importantes em meio às tensões EUA-China

 | 25.05.2020 12:15

O calendário econômico está relativamente leve esta semana, sem reuniões de banco central na agenda. Os únicos dados importantes que obtemos são os CPIs (Índice de Preços ao Consumidor) preliminares da zona do euro para maio e talvez o PIB do Canadá para o primeiro trimestre. Também obtemos a 2ª estimativa do PIB dos EUA para o primeiro trimestre, bem como a taxa básica de PCE (Despesa de Consumo Pessoal) para abril. Na ausência de eventos importantes no cronograma, os investidores podem manter a maior parte de sua atenção concentrada nas manchetes e desenvolvimentos relacionados ao relacionamento EUA-China.

Lembre-se que na semana passada, o presidente dos EUA, Donald Trump, acusou a China de desinformação, a fim de prejudicar suas chances de reeleição, enquanto os senadores dos EUA decidiram aprovar por unanimidade um projeto de lei que dificulta que as empresas chinesas permaneçam listadas nos EUA. O que é mais importante, a China confirmou que planeja aprovar um projeto de lei que estabelece "um mecanismo de execução para garantir a segurança nacional" para Hong Kong em resposta aos violentos protestos pró-democracia do ano passado, com os EUA ameaçando reagir fortemente se a China prosseguir com a segurança nacional leis para Hong Kong.

Com tudo isso em mente, os investidores podem estar ansiosos para descobrir o que vem a seguir nesta sequência. Atritos adicionais podem aumentar os temores de que as duas nações provavelmente não conseguirão um acordo comercial final em breve e podem até comprometer o acordo já acordado da “Fase Um”. Algo assim pode ser negativo para ativos de risco e positivo para os refúgios, enquanto o oposto pode ser verdade se as duas nações decidirem sentar-se à mesa de negociações para resolver as coisas e encontrar um terreno comum.

Na segunda-feira, o calendário é relativamente leve, com os únicos lançamentos na agenda que merecem destaque: o PIB final da Alemanha para o primeiro trimestre e a pesquisa Ifo de maio. O PIB alemão já está fora do mercado e, como é o caso na maioria das vezes, confirmou sua impressão preliminar, a saber, que o motor elétrico da Zona Euro contraiu 2,2% trimestralmente nos primeiros três meses do ano.

Com relação à pesquisa Ifo, espera-se que os índices atuais de avaliação e expectativas tenham recuperado para 75,0 e 81,0, de 69,4 e 79,5, respectivamente. Isso elevaria o índice de clima de negócios de 80,3 para 80,0. Tendo em vista que o índice de condições atuais da ZEW deslizou ainda mais para o território negativo, consideraríamos os riscos da previsão da avaliação atual de Ifo inclinados para baixo. Dito isso, o índice de sentimentos econômicos do ZEW ficou melhor que o esperado, o que sugere que a impressão real das expectativas de Ifo também pode superar sua própria estimativa.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir