Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Cuidados para o bebé. Mercado e oportunidades de investimento

Publicado 20.06.2023, 00:48

1- A indústria dos cuidados para bebés

O termo "produtos para bebés" refere-se a todo o tipo de itens que se destinam a bebés e crianças menores de três anos idade, incluindo uma ampla gama de bens de consumo, variando desde fraldas e toalhetes de limpeza a acessórios de segurança, passando pela alimentação.

Por outro lado, artigos para cuidados com o bebé tais como: óleos, champôs específicos, pó, cadeiras e equipamentos de transporte e de segurança, comida, vestuário, calçado e brinquedos estão, também, incluídos neste mercado, por serem requisitos básicos para bebés.

Atualmente, sabe-se que as famílias americanas gastam, em média, 27% do seu orçamento familiar em despesas com assistência à infância. Segundo o estudo da lendedu.com, o custo anual de um bebé, no seu primeiro ano de vida, poderá ser superior a 13 000 dólares americanos, nos quais se incluem serviços médicos, mensalidade de creche, fraldas, alimentação específica, produtos de higiene e saúde, brinquedos e acessórios, vestuário, calçado, etc.. Em Portugal, no primeiro ano de vida, e de acordo com o estudo de 2020 da Picodi, um bebé poderá ter um custo entre 3 470 e 5 260 euros, consoante a gama de produtos adquiridos pelos pais.

O mercado global dos produtos para bebés é dividido em três segmentos principais, nomeadamente: cosméticos e produtos de higiene pessoal; alimentação e nutrição e o segmento da segurança e conveniência.

Dentro destes segmentos, o ramo dos cosméticos e produtos de higiene pessoal para bebés é ainda mais bifurcado em produtos para a pele, banho, cuidados com o cabelo e outros produtos de cosmética e de higiene pessoal.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

O segmento alimentar para bebé ramifica-se em leite, alimentos pré feitos e cereais.

Por fim, o ramo da segurança e conveniência do bebé é segmentado em carrinhos e cadeirinhas.

Percebe-se que este mercado e a indústria que o aprovisiona são amplos e abrangentes, pelo que, neste artigo, farei uma abordagem genérica do mercado, salientando alguns dados mais particulares em determinados segmentos.

2- Fatores e previsões de crescimento

O tamanho global do mercado de produtos para cuidados com o bebé foi avaliado num valor superior a 204 mil milhões de dólares americanos, em 2021. Perspetiva-se um crescimento acima dos 331 mil milhões de dólares americanos, em 2029 e alcançando um valor superior a 352 mil milhões de dólares americanos, em 2030. Os dados mostram que este mercado poderá crescer com uma Taxa de Crescimento Anual Composta prevista de 6,4%, entre 2021 e 2030.

O crescimento marcado desta indústria está relacionado com o aumento de recém-nascidos, anualmente e a nível mundial, conduzindo a uma maior procura por produtos de segurança e conveniência, assim como por produtos alimentares e de cuidados com o bebé.

Nos países desenvolvidos e em desenvolvimento a procura deste tipo de produtos é, naturalmente, mais acentuada, já que os progenitores querem garantir que os seus bebés tenham as melhores condições para serem saudáveis e felizes, bem como o acesso a este tipo de produtos está mais facilitado pelas inúmeras redes comerciais, de distribuição e venda.

O aumento exponencial da procura por fraldas de alta qualidade, alimentos específicos e cosméticos adequados às características peculiares da pele dos bebés está, igualmente, a impulsionar o crescimento deste mercado.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Outro fator deste incremento é o facto de, de acordo com os dados publicados pela International Labor Organization, uma Agência das Nações Unidas, a força de trabalho feminino total aumentou, em 2021, face aos números dos últimos anos. A atual taxa global de participação da força de trabalho para mulheres está nos 53%, comparando com a dos homens que é 47%.

O número crescente de mães que trabalham tem contribuído para o aumento da aquisição de kits de higiene, produtos instantâneos para bebés, entre outros, pela facilidade de utilização, acesso rápido e redução do tempo de preparação, levando a um aumento das vendas nestes segmentos.

3- Os números em diferentes segmentos e geografias

3.1- O mercado das fraldas

Neste segmento estima-se que a Europa tenha um volume de mercado de fraldas superior a 8,9 mil milhões de dólares americanos, em 2023. Prevê-se que a Austrália e Oceânia superará os 500 milhões de dólares americanos e a América do Norte ultrapassará os 9,4 mil milhões de dólares americanos. A China apresenta o maior volume de mercado de fraldas a nível mundial, perspetivando-se atingir um valor acima de 11 mil milhões de dólares americanos.

3.2- O mercado da alimentação para bebés

A maior procura por produtos de alimentação infantil orgânicos e sem glúten conduz a novas perspetivas de crescimento do mercado em todo o mundo.

A receita do mercado de alimentos para bebés, na Europa, poderá ser superior a 16 mil milhões de dólares americanos, no final deste ano. No caso da Austrália e Oceânia, esse valor deverá atingir os 636 milhões de dólares americanos e na América do Norte estima-se que supere os 10 mil milhões de dólares americanos. Tal como no mercado das fraldas, a China, no segmento alimentar para bebés, superará, segundo os estudos, o valor de 17 mil milhões de dólares americanos.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

No que concerne aos alimentos para bebés, já preparados, em 2023 prevê-se que o volume de mercado, na Europa, possa atingir os 6,75 mil milhões de dólares americanos. Na América do Norte esse valor deverá superar os 2,1 mil milhões de dólares americanos e na Austrália e Oceânia este ramo do segmento alimentar ultrapassará, previsivelmente, os 234 milhões de dólares americanos.

Relativamente ao leite para bebés e fórmulas dedicadas aos recém-nascidos, estima-se que em 2023, este mercado atinja, na Europa, um valor superior a 7,2 mil milhões de dólares americanos; na América do Norte supere os 7,3 mil milhões de dólares americanos e na Austrália e Oceânia esse valor se situe acima de 312 milhões de dólares americanos.

3.3- O mercado da saúde, higiene e cuidados com a pele do bebé

Noutra perspetiva, a crescente preocupação com o bem-estar dos bebés, considerando os diferentes problemas de saúde, como: erupções cutâneas, dificuldade respiratória, complicações no parto e outras, fomentou a recomendação e prescrição pelos profissionais de saúde de produtos específicos de cuidado e higiene de bebés, conduzindo a uma maior procura por esse tipo de artigos.

Em termos estatísticos, este segmento específico dos produtos de higiene pessoal / cuidados com o cabelo do bebé, representou uma participação de 66%, neste mercado, em 2021, prevendo-se um aumento com uma Taxa de Crescimento Anual Composta prevista de 5,4%, até 2030.

Segundo estudos publicados, o mercado dos cuidados com a pele do bebé, terá na Europa e em 2023, uma previsão de valor acima dos 800 milhões de dólares americanos. Na América do Norte esse valor deverá superar os 520 milhões de dólares americanos e na Austrália e Oceânia poderá ultrapassar os 18,5 milhões de dólares americanos. A China tem a maior participação de mercado com mais de 620 milhões de dólares americanos previstos, em 2023.

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

4- Oportunidades de investimento

A indústria dos cuidados para bebés, pelas suas perspetivas de crescimento, amplitude de mercado e diversificação de produtos que disponibiliza, poderá situar-se como uma potencial área de investimento com oportunidades de negócio.

Nesta secção são apresentadas, de forma sucinta, algumas empresas da indústria que, após uma análise, avaliação e estudo profundos podem constituir oportunidades de investimento, caso se enquadrem na estratégia e objetivo de investimento e no perfil do investidor.

  • Johnson & Johnson (NYSE:JNJ), empresa americana com sede em New Jersey. Conta com mais de 152 mil funcionários e apresenta um PE acima de 34. O EPS é superior a 4,75 e distribui dividendos com um Dividend Yield de 2,9%. A sua margem de lucro é superior a 13,2% e os seu PS encontra-se acima de 4,5.
  • Nestlé S.A. (OTC:NSRGY), empresa sedeada na Suíça com mais de 250 mil funcionários. Apresenta um PE superior a 31,8 e um EPS acima de 3,75. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 2,74%. O ROA e ROE são superiores a 7,15% e 19,85%, respetivamente. A sua margem de lucro ultrapassa os 9,77%.
  • Beiersdorf Aktiengesellschaft (ETR:BEIG) é uma empresa alemã detentora de marcas como Nivea, Eucerin, Hansalplast (pensos rápidos) e Labello. O PE é superior a 36 e o EPS supera 3,3. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 0,58% e o PS é superior a 3,1. A margem de lucro encontra-se acima de 8,5% e o ROA e ROE estão acima de 6,4% e 10,4%, respetivamente.
  • Kimberly-Clark Corporation (NYSE:KMB), empresa americana com sede em Dallas. Apresenta um PE acima de 23,5 e um EPS superior a 5,8. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 3,43%. O PS é superior a 2 e o PB encontra-se acima de 64,5. A margem de lucro é superior a 9,7% e o ROE ultrapassa os 233%.
  • The Procter & Gamble Company (NYSE:PG), empresa americana com sede no Ohio. O PE é superior a 25,9 e o EPS encontra-se acima de 5,75. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 2,52%. ROA e ROE são superiores a 9,6% e 31%, respetivamente. A margem de lucro ultrapassa os 17,6%.
  • Unilever PLC (NYSE:UL), empresa do Reino Unido com sede em Londres e conta com mais de 126 mil funcionários. O PE é superior a 15,9 e o EPS encontra-se acima de 3,25. Distribui dividendos com um Dividend Yield de 3,47%. O PS situa-se acima de 2 e o PB ultrapassa os 6,3. A sua margem de lucro é superior a 12,7%. O ROE e o ROA ultrapassam 39,8% e 7,9%, respetivamente.
Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

5- Conclusão

A indústria dos cuidados para o bebé e o seu mercado têm características peculiares. A variedade de produtos e serviços, bem como a sua vasta segmentação possibilitam múltiplas oportunidades de investimento.

Os fatores que levam ao crescimento e ao aumento dos valores de mercado, nos próximos anos, mostram que a médio e longo prazo, aplicar fundos neste mercado poderá ter resultados futuros aliciantes e atrativos.

Contudo, cabe ao investidor fazer a análise, avaliação e estudo aprofundados para que a inclusão de empresas ligadas a este mercado, num portefólio de investimentos, esteja de acordo com a estratégia e objetivos do investimento e, concomitantemente, que seja compatível com o seu perfil do investidor.

As ideias e as opiniões, acima descritas, refletem a minha linha de pensamento sobre estes veículos de investimentos. Assim, não devem as mesmas ser consideradas ou tidas como forma de aconselhamento financeiro.

Últimos comentários

Este artigo é muito importante, dadas as abordagens feitas e os factos que contém. Excelente trabalho! Parabéns!
Muito obrigado pelas suas palavras. De facto nem eu imaginaria a dimensão e amplitude deste mercado. Muito obrigado
A indústria dos cuidados para bebês é, de tal forma, resistente a flutuações económicas, que, mesmo em tempos de recessão, a tendência será dar a prioridade aos gastos com seus filhos, o que considero fundamental para a estabilidade desse setor. Além disso, com a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, há uma procura contínua por esses serviços, criando oportunidades de investimento, nesse segmento. Também, se se levar em linha de conta a perenidade dos serviços relacionados com os cuidados infantis, estes continuarão a crescer na justa medida em que as famílias o que buscam é oferecer o melhor para seus bebês. Entendo, todavia, que a apetência por esta área importante de investimento, despertará grande concorrência com marcas, provavelmente em excesso, competindo por participação no mercado, o que poderá constituir algum risco. Parabéns, Jorge Ribeiro, por mais esta importante nova achega
Car Domingos Oliveira, de facto aquilo que diz faz todo o sentido, em particular a questão da concorrência. Muito obrigado pelo seu comentário.
Bem verdade ... as empresas mencionadas assim o confirnam. Obrigado pela dica.
Caro Frederico Burnay, muito obrigado pelo seu comentário
O problema é que nao temos hipótese para os chineses ,produzir aqui está fora de questão ! Essas multinacionais americanas vendem muito porque produzem na Ásia e teem precos competitivos , porque produzir nos usa era impensável !
Caro Miguel Guimarães muito obrigado pela sua nota, deveras importante e correspondente à realidade.
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.