Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Dados de PMIs para Mostrar os Danos Econômicos do Coronavirus

Publicado 23.03.2020, 12:47
Atualizado 09.07.2023, 11:31

Por mais uma semana, os traders provavelmente manterão o olhar fixo nas manchetes em torno da rápida disseminação do coronavírus. A maioria dos dados desta semana pode atrair menos atenção do que o habitual, mas examinaremos os PMIs preliminares de março, pois eles podem revelar a gravidade dos danos na atividade econômica global. Também temos uma reunião do BoE, mas, após a decisão do Banco de reduzir as taxas duas vezes este mês, não esperamos que eles reduzam ainda mais as taxas, pelo menos agora.

Segunda-feira parece ser um dia muito leve em termos de indicadores econômicos e eventos programados, pois não há liberações de primeira linha na agenda econômica.

No entanto, é provável que os traders permaneçam com os cintos de segurança apertados e no #euficoemcasa, pois o tema que tem impulsionado os mercados recentemente não são os dados, mas as manchetes em torno da disseminação do coronavírus. Com novos casos infectados e novas mortes atingindo recordes todos os dias, e mais países entrando no modo de bloqueio, mantemos nossas armas de que o pior ainda não está para trás. Portanto, apesar da recuperação do patrimônio que vimos na quinta-feira e durante as sessões asiáticas e européias de sexta-feira, os investidores podem estar mais do que dispostos a abandonar novamente os ativos de risco e procurar abrigo em refúgios seguros, especialmente o dólar. De fato, os mercados dos EUA fecharam no vermelho na sexta-feira, com o sentimento negativo entrando na sessão asiática hoje.

Virus new cases and deaths on a day by day basis, Major global stock indices performance

Quanto ao motivo pelo qual esperamos que o dólar dos EUA continue superando até o porto-seguro tradicional JPY e CHF, é porque parece ser o refúgio em condições de mercado extremamente turbulentas. Com o índice de volatilidade CBOE (o VIX, ou "índice de medo") pairando um pouco abaixo do pico da crise de 2008, ninguém pode duvidar que a fase pela qual estamos passando seja turbulenta. Em um mundo alavancado, os participantes do mercado podem continuar liquidando posições em qualquer lugar, mesmo em locais seguros como o ouro, a fim de cobrir perdas e chamadas de margem resultantes da manutenção de ativos mais arriscados, como ações e moedas ligadas ao risco. Para mudar nossa visão, gostaríamos de ver as manchetes de que uma vacina está pronta para distribuição em todo o mundo.

USD weekly performance G10 currencies, CBOE VIX index

Terça-feira é um dia do PMI. Durante a manhã europeia, obtemos impressões preliminares de fabricação e serviços de várias nações da zona do euro e do bloco como um todo. Prevê-se que o índice de manufatura da área do euro tenha caído para 49.0, de 49.2, enquanto os serviços que se prevê caíram de 52.6 para 38.4. Isso levará o índice composto para 37,8, de 51,6.

Eurozone PMIs vs GDP yoy

Também obtemos PMIs preliminares para março no Reino Unido, mas atualmente não há previsões disponíveis. Os pedidos de tendências industriais do CBI do país para o mês também estão sendo divulgados e a previsão aponta para um declínio ainda maior no território negativo. Especificamente, esse índice deverá ter passado de -18 para -30 em fevereiro.

Mais tarde, obtemos os PMIs preliminares dos EUA para março. Espera-se que o índice de manufatura tenha diminuído de 43,0 para 50.0, de 43.0 para 43.0. As vendas de novas casas para fevereiro também devem ser divulgadas e as previsões apontam para um declínio de 2,3% no trimestre, após um aumento de 7,9% em janeiro.

O fato de que todos os PMIs devem ter entrado no território contracionista não é uma surpresa e essas quedas podem não ser os principais impulsionadores do mercado desta vez. Com o vírus se espalhando extremamente rápido fora da China durante o mês de março, os investidores já estão preparados para as conseqüências econômicas durante o primeiro trimestre do ano. A grande questão é se as feridas ficariam mais profundas durante o segundo trimestre. Como observamos repetidamente, esperamos que os danos sejam arrastados para o segundo trimestre. Com nenhuma vacina pronta para ser distribuída ainda, é provável que os países mantenham e até apertem suas medidas restritivas, algo que inevitavelmente pode continuar prejudicando a atividade econômica.

Na quarta-feira, durante a manhã asiática, foi agendada uma reunião de política monetária do RBNZ. No entanto, dado que o Banco decidiu agir fora de uma reunião agendada, cortando sua taxa de juros de referência em 75bps na segunda-feira passada, a reunião foi cancelada. Conseguimos a balança comercial do país para fevereiro, mas nenhuma previsão está disponível no momento.

Durante a manhã europeia, recebemos a pesquisa alemã Ifo de março. Espera-se que os índices de avaliação e expectativas atuais tenham caído para 93,6 e 81,8 de 99,0 e 93,2, respectivamente, algo que levaria o índice de clima de negócios para 87,5, de 96,0 para 87,5. Com as condições atuais do ZEW e os índices de sentimentos econômicos do mês caindo mais do que o esperado na semana passada, não ficaríamos surpresos se as impressões do Ifo também não atendessem às estimativas.

Ifo vs ZEW surveys

Do Reino Unido, obtemos dados de inflação para fevereiro. Prevê-se que tanto as taxas principais quanto as principais taxas de IPC caíram para + 1,6% yoy e + 1,5% yoy de + 1,8% e + 1,6%, respectivamente. Em uma tentativa coordenada de impedir uma recessão econômica global, os bancos centrais e os governos têm aumentado seus esforços de estímulo. Especificamente, o BoE cortou as taxas no dia 11 de março em 50bps, para 0,25%, e as reduziu ainda mais na última quinta-feira, de 0,25% para 0,1%, também reiniciando as compras de QE. Assim, seria interessante ver se a desaceleração da inflação será a cereja no topo do bolo para o Banco cortar as taxas para zero no dia seguinte, embora nossa opinião seja de que não haverá mais cortes nesta reunião.

UK CPIs inflation rates

Nos EUA, os pedidos de bens duráveis ​​para fevereiro devem ser liberados. Espera-se que as taxas de título e de núcleo tenham caído para -0,8% mãe e -0,3% mãe respectivamente, de -0,2% e + 0,8%. O argumento para taxas mais baixas de bens duráveis ​​é suportado pelo subíndice Novos Pedidos do PMI de fabricação do ISM do mês, que passou de 52,0 para 49,8.

Na quinta-feira, o evento principal pode ser a decisão de política monetária do BoE. Como já observamos, seria interessante ver se o Banco decidirá reduzir as taxas para zero. No entanto, com o banco cortando as taxas duas vezes este mês e também sinalizando o reinício das compras de QE, não esperamos que as autoridades apertem o botão de corte. Acreditamos que eles estarão prontos para fazê-lo, se necessário, mas com pouca munição sobrando, eles podem ter cuidado com o momento de facilitar ainda mais. Outra razão pela qual esperamos que os formuladores de políticas esperem um pouco antes e se decidem agir novamente é o anúncio do Chanceler sobre um grande pacote de gastos fiscais.

BoE interest rates

Além da reunião do BoE, também temos as vendas no varejo do Reino Unido para fevereiro. Prevê-se que as vendas principais desacelerem de + 0,9% para + 0,2% em relação ao mês anterior, enquanto as vendas principais deverão cair 0,1% em relação ao mês anterior, depois de subir 1,6% em janeiro. Essas impressões manterão a taxa de juros homóloga inalterada em + 0,8%, enquanto pressionam o núcleo apenas um tiquetaque para baixo, para + 1,1% yoy de + 1,2%. Dito isso, tendo em vista que a taxa anual do monitor de vendas no varejo da BRC caiu de 0,0% para -0,4%, consideraríamos os riscos das previsões oficiais de vendas no varejo inclinados para baixo.

UK retail sales

Dos EUA, obtemos o PIB final para o quarto trimestre, que deve confirmar sua segunda estimativa, a saber, que a economia dos EUA cresceu 2,1% em relação ao trimestre anterior ao SAAR durante os últimos três meses de 2019. De qualquer forma, exceto os principais desvios da previsão , esperamos que esta versão passe despercebida. Afinal, temos modelos que apontam para o desempenho da economia durante o primeiro trimestre deste ano, durante o qual ocorreu o surto de coronavírus e, portanto, os investidores podem estar mais interessados ​​nos dados referentes a esse período. Surpreendentemente, o modelo do FedNow do Fed de Atlanta aponta para uma taxa de crescimento SAAR de 3,1% no trimestre, mas o New York Nowcast sugere uma desaceleração para 1,4% no trimestre. Tendo em mente a turbulência deste trimestre, nos inclinamos para o modelo de Nova York, mas, de qualquer forma, teremos que esperar pelos dados reais para confirmar se e quanto a economia foi prejudicada.

Finalmente, na sexta-feira, durante a manhã asiática, o Japão lança as CPIs de Tóquio para março. Atualmente, não há previsão disponível para a taxa de manchete, mas a previsão principal é de + 0,5%, para + 0,4% no comparativo anual.

Mais tarde, nos EUA, obtemos dados pessoais de renda e gastos para fevereiro, juntamente com a principal taxa anual de PCE para o mês. Prevê-se que a renda pessoal tenha diminuído de + 0,6% para + 0,4% em relação ao mês anterior, algo suportado pela queda da taxa média mensal de ganhos por hora do mês, enquanto se prevê que os gastos pessoais aumentem + 0,2% em relação ao mesmo período de 2017. em janeiro. Dito isso, tendo em vista que as vendas no varejo caíram 0,5% em relação ao mês anterior, vemos os riscos em torno da previsão de gastos inclinados para o lado negativo. No que diz respeito à taxa básica de PCE yoy, que é a métrica de inflação favorita do Fed, espera-se que tenha subido para + 1,7% na comparação anual, de + 1,6%.

US CPIs vs core PCE yoy inflation

Dito tudo isso, porém, não esperamos que esses conjuntos de dados alterem as expectativas em relação à política monetária. O Fed e outros grandes bancos centrais estão em uma missão de resgate coordenada, facilitando massivamente suas respectivas políticas, a fim de impedir que a economia global entre em recessão ou, pelo menos, se recuperar o mais rápido possível. Assim, os dados econômicos podem ter sido deixados de lado por enquanto, com os investidores não prestando a atenção que teriam em circunstâncias normais.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.