Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Decisão do RBNZ e PMIs Preliminares

Publicado 22.06.2020, 11:43
Atualizado 09.07.2023, 11:31
Após uma semana muito movimentada, com quatro decisões de política monetária de banco centrais, o calendário dessa semana é muito mais leve. Temos apenas um banco central na agenda, e este é o RBNZ. Embora nenhuma ação seja esperada, vamos nos aprofundar na declaração e nas atas de pistas de como as autoridades estão dispostas a reduzir as taxas de juros no futuro próximo. Também recebemos os PMIs preliminares de junho na Zona do Euro, no Reino Unido e nos EUA.


Segunda-feira parece ser um dia relativamente leve, com o único lançamento que vale a pena mencionar sendo as vendas de imóveis existentes nos EUA em maio. As expectativas são de que as vendas tenham caído, mas em um ritmo mais lento do que em abril. Nomeadamente, espera-se que eles tenham deslizado 3,0% em relação à mãe, depois de cair 17,8%.

Terça-feira é um dia do PMI! Durante o dia europeu, recebemos as impressões preliminares de junho de vários membros da zona do euro e do bloco como um todo. Prevê-se que os índices de manufatura e serviços da área do euro tenham subido ainda mais, mas tenham permanecido dentro do território abaixo de 50. Especificamente, espera-se que o índice de manufatura tenha aumentado para 44.0 de 39.4, enquanto se prevê que os serviços 1 aumentem de 30.5 para 40.5. Isso levaria o PMI composto até 41.0 a partir de 31.9.

Eurozone PMIs
Na sua última reunião, o BCE decidiu aumentar seu programa de pandemia de compras de emergência (PEPP) em 600 bilhões de euros para um total de 1350 bilhões de euros, estendendo o horizonte das compras para "pelo menos até o final de junho de 2021". Os funcionários também repetiram que permanecem prontos para ajustar todos os seus instrumentos conforme apropriado, para garantir que a inflação avance em direção ao seu objetivo de maneira sustentada. Com a taxa básica de CPI em + 0,1% yoy e a taxa básica em + 0,9% yoy, mais um mês de contração nos setores de manufatura e serviços - apesar de em ritmo mais lento - pode manter a porta para facilitar ainda mais o BCE no futuro previsível em aberto.

Também obtemos PMIs preliminares do Reino Unido e dos EUA. Atualmente, não há previsão disponível para os índices do Reino Unido, enquanto em relação aos EUA, espera-se que os índices de manufatura e de serviços tenham aumentado para 47,8 e 46,0, de 39,8 e 37,5, respectivamente. Dito isto, porém, como observamos várias vezes no passado, os participantes do mercado tendem a prestar mais atenção aos índices ISM que devem ser divulgados nos dias 1 e 6 de julho. As vendas de casas novas nos EUA para maio também estão sendo divulgadas e a previsão aponta para uma aceleração de + 0,6% para + 3,5% em comparação com o mês anterior.

Na quarta-feira, durante a manhã asiática, o RBNZ anuncia sua decisão de política monetária. No último encontro, os formuladores de políticas deste Banco decidiram manter as taxas de juros inalteradas, mas quase dobraram suas compras de QE de NZD 33 bilhões para NZD 60 bilhões, acrescentando que eles ainda poderiam aumentar. Na ata que acompanha a decisão, observou-se que as taxas de juros negativas se tornarão uma opção no futuro e que as discussões sobre a preparação para taxas negativas estão em andamento.

RBNZ interest rates
Desde então, o único indicador de primeira linha que obtivemos foi o PIB do primeiro trimestre, que mostrou que a economia se contraiu 1,6% no trimestre após a expansão de 0,5%. Isso levou a taxa anual para o território negativo, de 1,8% para -0,2%. Dito isto, isso estava acima da projeção do próprio Banco para o trimestre, que em maio era de -2,4% no trimestre e, portanto, isso pode permitir que os formuladores de políticas fiquem de fora nesta reunião. Eles podem preferir aguardar mais dados antes de começar a considerar outros cortes nas taxas, ou não. No entanto, ainda vamos investigar a declaração e as atas da reunião em busca de pistas sobre como as autoridades estão dispostas a empurrar as taxas de juros para o território negativo se os dados futuros chegarem do lado suave. Outra rodada de sinais dovish pode colocar o Kiwi sob interesse de venda.

No entanto, seu caminho geral pode permanecer dependente de mudanças no sentimento mais amplo do mercado. Se os governos ao redor do mundo continuarem facilitando suas medidas de bloqueio, isso poderá reviver algum otimismo do mercado, o que poderia beneficiar a moeda. O risco para essa visão é uma nova onda de infecções que se espalham rapidamente e, portanto, a reintrodução de medidas de bloqueio, especialmente após o novo surto na China.

O Resumo de Opiniões da reunião do BoJ da semana passada também será divulgado. Naquela reunião, as autoridades mantiveram suas principais ferramentas políticas intocadas, mas observaram que provavelmente aumentarão o tamanho do dinheiro desembolsado por meio de operações de mercado e facilidades de empréstimo do atual JPY 75trln para JPY 110 trln. Analisaremos o resumo para ver como as autoridades estão dispostas a agir novamente, mas não esperamos que esta versão tenha impacto no iene. A moeda japonesa tem usado seu porto-seguro nos últimos meses, reagindo principalmente a desenvolvimentos que afetam o sentimento mais amplo do mercado.

Mais tarde, recebemos a Pesquisa Ifo alemã de junho. As expectativas são de que os índices atuais de avaliação e de expectativa tenham subido para 84,0 e 86,0 de 78,9 e 80,1, respectivamente, algo que levará o índice de clima de negócios de 85,5 para 79,0, de 85,5 para 85,0. Dito isso, tendo em vista que as condições atuais e os índices de sentimento econômico da pesquisa ZEW aumentaram mais do que as estimativas sugeridas, consideraríamos os riscos em torno das previsões do Ifo como inclinados um pouco para cima.

German Ifo vs ZEW survey
Na quinta-feira, durante as negociações asiáticas, obtemos a balança comercial da Nova Zelândia para maio, mas nenhuma previsão está disponível no momento.

Mais tarde, o PIB final dos EUA para o primeiro trimestre será divulgado, e espera-se confirmar sua segunda estimativa, a saber, que a economia dos EUA contraiu 5,0% no trimestre SAAR. Mesmo se fizermos uma pequena revisão, esperamos que esta versão passe despercebida, pois já temos modelos sugerindo o desempenho da economia durante o segundo trimestre. O modelo Atlanta Fed GDPNow sugere que, no segundo trimestre, a economia caiu 45,5%, enquanto o New York Nowcast aponta para uma taxa de –19,0%.

US GDP qoq SAAR
Em sua última reunião, o FOMC manteve as taxas de juros inalteradas e observou que continuará aumentando as compras de títulos e valores mobiliários garantidos por hipotecas "pelo menos no ritmo atual", algo sugerindo que as compras podem acelerar novamente se for considerado necessário. Além disso, na semana passada, eles anunciaram ajustes nas compras de títulos, ampliando o leque de ativos elegíveis para incluir todos os títulos corporativos dos EUA. Assim, essas taxas de crescimento podem aumentar as chances de o Fed fazer mais. Afinal, ao testemunhar perante o Congresso, o próprio presidente do Fed, Powell, disse que há "uma probabilidade razoável" de que seria necessário mais apoio político.

Os pedidos de bens duráveis ​​para maio também estão chegando e as expectativas são de uma recuperação de 10,6% após um deslize de 17,7% em abril. Também é esperado que a taxa básica retorne ao território positivo. Especificamente, espera-se um aumento de 2,1% para 2,1% em relação ao mês anterior.

Finalmente, na sexta-feira, durante a manhã asiática, os CPIs de Tóquio para junho devem ser divulgados. Atualmente, nenhuma previsão está disponível para a taxa de manchete, enquanto a previsão principal permanece inalterada em + 0,2% yoy.

No final do dia, temos os dados pessoais de renda e gastos dos EUA em maio, juntamente com o principal índice PCE do mês. Prevê-se que a renda pessoal tenha deslocado 6,0% para a mãe depois de aumentar 10,5%, enquanto os gastos deverão aumentar 9,0% para a mãe depois de cair 13,6%. O caso da queda na receita é sustentado pela taxa mensal média de ganhos por hora, que caiu de + 4,7% para -1,0% no comparativo mensal, enquanto a forte recuperação nas vendas no varejo no mês apóia a noção de recuperação nos gastos. Quanto à taxa básica de PCE, o indicador de inflação favorito do Fed, é esperado que tenha diminuído de + 1,0% para + 0,9% no comparativo anual. O caso é apoiado pela taxa básica de CPI, que passou de + 1,4% para + 1,2% no comparativo anual. O índice final de sentimentos de consumo de UM para junho também está sendo divulgado e a previsão é de uma confirmação da estimativa inicial, que é de 78,9.
US CPIs vs core PCE

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.