Derreter dos mercados? Ainda agora começamos!

 | 14.06.2022 12:43

Bom dia! Espero que se encontrem todos bem de saúde! Hoje irei falar sobre a questão que muitos se têm debatido nos mercados, se as recentes quedas algo abruptas dizem alguma coisa aos investidores.

Em primeiro lugar, no que respeita ao gráfico “obrigacionista” peguei em dados desde a “Crise Imobiliária”, já no que respeita ao gráfico do “Índice do Dólar” fui mais longe e comecei na década de 80's.

Num segundo momento, é possível ver que durante os últimos 15 anos aproximadamente, a volatilidade no que as obrigações dizem respeito, e nos dois momentos críticos que destaquei o que aconteceu, os mercados de capitais afundaram e não pediram licença para tal e as obrigações o caminho inverso.

Num terceiro momento e já com respeito ao gráfico da direita que retrata o Dólar contra um cabaz de moedas, assinalei a crise da década de 80’s que está intimamente ligada a década de problemas nos mercados obrigacionistas de diversos países relativamente ao dólar americano. E já num momento mais “recente” a crise tecnológica em que “tudo valorizava” na época dourada do “mundo da tecnologia/internet”.

No momento atual, haver uma interligação entre o “mercado obrigacionista”, o que a “FED” andou a comprar “sem pedir licença”, desde a crise da “LTCM” (Long Term Capital Management), e claro a devida proteção que uma possível situação de pânico possa ocorrer, para isso, entra em campo o “Índice do Dólar”.

Obrigado!