Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Desemprego dos EUA e Canadá, Decisão do RBA no foco dessa semana

Publicado 31.08.2020, 11:57
Atualizado 09.07.2023, 11:31

A semana passada foi relativamente leve em termos de eventos programados e lançamentos financeiros, com o principal deles sendo o simpósio econômico anual de Jackson Hole. Esta semana, temos um banco central decidindo sobre as taxas de juros e este é o RBA. Quanto aos dados, os destaques podem ser os números da inflação da zona do euro em agosto, bem como os relatórios de emprego dos EUA e do Canadá para o mês.

Na segunda-feira, é feriado no Reino Unido e, portanto, os mercados estão fechados. Teremos a produção industrial do Japão e as vendas no varejo para julho, bem como os PMIs oficiais da China para agosto. A produção industrial do Japão acelerou para + 8,0% no comparativo mensal de + 1,9%, mas as vendas no varejo caíram 2,8% no comparativo anual após subir 3,9% no comparativo anual em junho. O PMI de manufatura da China caiu de 51,1 para 51,0, enquanto o índice de não manufatura subiu de 54,2 para 55,2. Isso elevou o índice composto de 54,1 para 54,5.

Quanto ao resto do dia, o calendário econômico parece relativamente leve, com o único lançamento digno de menção sendo os IPCs preliminares da Alemanha para agosto. Espera-se que as taxas do IPC e do IHPC tenham aumentado para 0,1% per annum de -0,1% e 0,0% respectivamente.

Na terça-feira, durante a manhã asiática, o RBA decide sobre a política monetária. Na reunião de agosto, o Banco Mundial manteve suas metas para a taxa à vista e o rendimento dos títulos do governo de 3 anos inalterados em 0,25%, observando que seu pacote de suporte de meados de março está funcionando conforme o esperado. Além disso, as autoridades observaram que, embora o pior dessa contração já tenha passado, as perspectivas permanecem altamente incertas e que a recuperação dependerá da contenção do vírus.

RBA interest rates
Desde então, os únicos dados importantes que obtivemos foram o relatório de empregos de julho. A taxa de desemprego subiu de 7,4% para 7,5%, em vez de subir para 7,8% como a previsão sugeria, enquanto a mudança no emprego mostrou que a economia ganhou 114,7 mil empregos, superando as estimativas de apenas 40,0 mil. Com isso em mente, e o Banco observando que em seu cenário de base, a taxa de desemprego provavelmente aumentará para cerca de 10% no final deste ano, não esperamos que uma taxa de 7,5% leve os funcionários do RBA a agirem neste encontro. Esperamos que eles permaneçam firmes e reiterem que as perspectivas permanecem altamente incertas.

Quanto ao Aussie, continuamos firmes ao afirmar que é provável que permaneça principalmente vinculado aos desenvolvimentos em torno do sentimento mais amplo do mercado. Se a negociação de risco continuar, sua tendência de alta provavelmente continuará também, especialmente contra moedas portos-seguros, como o dólar e o iene.

Durante o dia europeu, os CPIs preliminares da zona do euro para agosto serão divulgados. Prevê-se que a taxa principal tenha diminuído de + 0,4% para + 0,2% per annum, enquanto não há previsão disponível para a taxa básica, que se situou em + 1,2% em julho. A taxa de desemprego do bloco para julho também está saindo, e a previsão aponta para um aumento de 7,8% para 8,0%.

Eurozone vs German CPIs inflation
Na sua última reunião, o BCE não alterou a sua política monetária, mas manteve-se pronto a ajustar todos os seus instrumentos, conforme o caso, de forma a garantir que a inflação avança para o seu objectivo de forma sustentada. Com isso em mente, uma desaceleração adicional nos preços ao consumidor pode aumentar as chances de flexibilização adicional por parte do BCE, e talvez prejudicar um pouco o euro. No entanto, não esperamos que este conjunto de dados prove o catalisador por trás de uma reversão de tendência em EUR/USD. Com o dólar ficando sob pressão de venda devido à recente negociação de risco, trataríamos qualquer recuo do par como uma fase corretiva da tendência de alta de médio prazo mais ampla.

Quanto ao restante dos dados de terça-feira, durante a manhã asiática, a taxa de desemprego do Japão para julho, o saldo da conta corrente da Austrália para o segundo trimestre e o PMI de manufatura Caixin da China para agosto serão divulgados. A taxa de desemprego do Japão deve ter aumentado para 3,0% de 2,8%, enquanto o superávit em conta corrente da Austrália deve ter aumentado para AUD 13,0 bilhões de AUD 8,4 bilhões. O índice Caixin da China deve ter caído de 52,8 para 52,6.

Durante o dia europeu, além dos CPIs da zona do euro, também obtemos os PMIs de fabricação finais para agosto de várias nações da zona do euro e do bloco como um todo. Como sempre acontece, as impressões finais devem confirmar suas estimativas preliminares. O PMI de manufatura final do Reino Unido também está saindo.

No final do dia, obtemos o índice Markit de manufatura final dos EUA, juntamente com o PMI de manufatura ISM para o mês. Espera-se que a impressão final do Markit corresponda à sua estimativa inicial, enquanto o índice ISM deverá ter subido fracionariamente, de 54,2 para 54,5.

Na quarta-feira, durante o pregão asiático, temos o PIB da Austrália para o segundo trimestre. A previsão sugere que a economia australiana contraiu 6,0% no trimestre, após recuar 0,3% no primeiro trimestre. Isso provavelmente conduzirá a taxa anual para -5,3% de + 1,4%. Uma taxa de PIB de -5,3% yoy ainda estaria acima da previsão do próprio RBA para o trimestre, que está em -6,0% yoy e, portanto, não esperamos que este lançamento altere as expectativas em torno dos planos futuros do RBA. Acreditamos que uma impressão muito pior do que o esperado é necessária para acender a especulação de flexibilização adicional por parte deste Banco.

Australia GDP qoq
No final do dia, durante a sessão dos EUA, o relatório de empregos da ADP para agosto está programado para ser lançado. O relatório deve mostrar que o setor privado ganhou 900 mil empregos em agosto, mais do que o ganho de 167 mil durante o mês de julho. Isso pode aumentar a especulação de que a impressão do NFP, que deve sair na sexta-feira, pode ficar aquém de sua própria previsão, que é de 1.400 milhões. No entanto, como observamos várias vezes no passado, o ADP está longe de ser um preditor confiável dos NFPs. Mesmo no mês passado, quando o número de ADP estava em 167 mil, os NFPs chegaram a 1,763 milhão.

Na quinta-feira, horário da Ásia, o PMI de serviços Caixin da China para agosto é divulgado, mas nenhuma previsão está disponível no momento.

Durante a sessão da UE, temos os CPIs da Suíça, bem como os serviços finais e PMIs compostos da zona do euro e do Reino Unido, todos para agosto. O CPI da Suíça deve ter subido para -0,8% yoy de -0,9%, enquanto, como sempre é o caso, os PMIs finais devem confirmar suas estimativas preliminares.

Recebemos os serviços Markit finais e PMIs compostos para agosto também dos EUA. Eles também devem confirmar suas impressões iniciais. O ISM não-industrial PMI para o mês e a balança comercial do país para julho também devem ser divulgados. Também obtemos dados comerciais de julho do Canadá.

Finalmente, na sexta-feira, o principal lançamento deve ser o relatório de emprego dos EUA para agosto. Prevê-se que a folha de pagamento não-agrícola tenha aumentado 1,400 milhão, depois de subir 1,763 milhão em julho, enquanto a taxa de desemprego deverá ter caído de 10,2% para 9,8%. Os ganhos médios por hora devem ter diminuído de 4,8% para 4,5% no comparativo anual.

US unemployment rate
Na semana passada, falando no simpósio econômico de Jackson Hole, o chefe do Fed Powell disse que o Fed agora terá como meta uma inflação média de 2% e colocará ênfase no emprego "amplo e inclusivo", com a mudança motivada por mudanças subjacentes na economia, incluindo redução crescimento potencial, taxas de juros persistentemente mais baixas e inflação baixa. Embora tenha acrescentado que o Comitê não está se atrelando a nenhum método particular para definir a inflação “média”, isso significa que o Fed está disposto a tolerar inflação acima de 2% por um tempo antes de aumentar as taxas de juros, o que implica política monetária extra-frouxa para mais longo. Além do mais, nas atas da última reunião do FOMC, foi revelado que acomodação adicional pode ser necessária. No entanto, nossa opinião é que um relatório de emprego decente pode diminuir as chances de estímulo adicional já na reunião deste mês. As autoridades podem esperar por mais evidências antes de decidir se expandem (ou não) seus esforços para estimular a economia dos EUA.

Também obtemos dados de emprego para agosto do Canadá. A taxa de desemprego deve ter caído de 10,9% para 10,2%, enquanto a variação líquida no emprego deve mostrar que a economia adicionou 300,0 mil empregos, após ganhar 418,5 mil em julho.

Canada unemployment rate
Em sua última reunião, o BoC decidiu manter as taxas de juros inalteradas em + 0,25% e observou que elas permanecerão assim até que a meta de inflação de 2% seja alcançada de forma sustentável. As autoridades também acrescentaram que continuarão com seu programa de QE até que a recuperação econômica esteja bem encaminhada e que estão prontos para ajustar seus programas se as condições do mercado mudarem. Com isso em mente, e também levando em consideração que os dados do PIB de sexta-feira mostraram que a economia canadense teve um desempenho melhor do que o esperado em junho, apesar de cair 38,7% em uma base anualizada trimestral, acreditamos que um relatório de emprego relativamente bom pode permitir que os legisladores do BoC se posicionem tapinha por mais um tempo. Como observamos na semana passada, com os preços do petróleo ainda em um modo de tendência de alta e o sentimento do mercado mais amplo permanecendo relativamente apoiado, o Loonie pode permanecer relativamente forte por mais tempo, especialmente contra os portos seguros, como o dólar americano e o iene japonês.

Quanto ao resto dos lançamentos de sexta-feira, vale a pena mencionar as vendas no varejo da Austrália para julho e o PMI de construção do Reino Unido para agosto. As vendas no varejo da Austrália devem ter acelerado para + 3,3% no comparativo men

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.