Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Destaques da Semana

Publicado 06.03.2020, 17:21
Atualizado 09.07.2023, 11:32

O início desta semana nos mercados financeiros foi marcado por uma maior confiança e apetite pelo risco. A contribuir para este sentimento esteve a expectativa de que diversos bancos centrais pudessem diminuir as suas taxas de juro diretoras bem como a disponibilidade demonstrada por vários países em terem uma política fiscal mais expansiva de forma a combater os efeitos negativos do surto do coronavírus.
Isto levou a uma valorização dos mercados acionistas, onde foi possível observar o Stoxx 600 - principal índice de referência europeu - a subir 0,09%. No lado americano, o Dow Jones ganhou 5,09% enquanto o Nasdaq cresceu 4,49% e o S&P 500 valorizou 4,60%. No mercado de dívida aquilo que se observou foi uma subida das yields das obrigações dos principais países europeus, sendo um típico acontecimento de um dia de maior apetite pelo risco.

Logo na terça-feira, estas expectativas tornaram-se realidade e os bancos centrais da Austrália, Estados Unidos e Canada reduziram as suas taxas de juro. Apesar destas medidas terem o potencial de aumentar a procura agregada da economia, aquilo que foi interpretado foi visto como um sinal de “alarme” nos mercados. Estas iniciativas políticas parecem ter sido vistas com bons olhos pelos mercados, no entanto o seu positivo impacto foi apenas momentâneo. Para os investidores, o controlo relativamente à propagação do vírus é mais relevante do que os estímulos dos países às diferentes economias.

Como resultado, a grande incerteza que ainda se vive relativamente à difusão do coronavírus tem levado a fortes quedas nos mercados acionistas, compensado assim grande parte dos ganhos do início da semana. Até ao início de sexta-feira, o índice acionista do Dow Jones valorizou 3,1%, enquanto o S&P 500 cresceu 2,62% e o tecnológico Nasdaq subiu 1,98%. Na Zona Euro, o Stoxx 600 valorizou apenas 1,39%. No que toca às yields de diversos países nos principais mercados de dívida, aquilo que é possível observar são os seus valores em mínimos históricos. Em particular, os juros da dívida americana a 10 anos está a cotar abaixo de 1%.
No entanto, o dia desta sexta-feira está a ser muito negro para os mercados financeiros, onde se observam quedas vertiginosas a acontecerem nos principais índices acionistas mundiais. De forma agregada, esta semana irá muito provavelmente fechar em valores muito próximos ou até mais baixos daqueles em que acabou na semana passada.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.