Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Dívida de Itália Permanece Suscetível ao Fluxo de Notícias

Publicado 18.05.2018, 08:43
Atualizado 09.07.2023, 11:32

1. A última semana ficou marcada por 3 temas: (a) o movimento de subida das yields do Tesouro nos EUA, (b) a incerteza em torno do novo governo em Itália e (3) a manutenção de um ambiente desfavorável para os mercados emergentes (num contexto de dólar mais forte e subida das yields dos Treasuries).

2. A yield a 10 anos dos Treasuries conseguiu afastar-se do nível dos 3%, o que acabou por ter implicações nas obrigações da Alemanha, com a yield para igual maturidade do país a aproximar-se do seu máximo de abril. Nos EUA e na Alemanha, e apesar da subida na cotação do petróleo, o movimento acabou por refletir, não tanto uma subida mais forte das expectativas de inflação, mas principalmente taxas de juro reais mais elevadas. Aliás, nos EUA assistiu-se, na última semana, a um aumento da probabilidade de termos este ano um total de 4 subidas de 25 pontos de base na fed funds rate, sendo que a expectativa para 2019 é já de 2 subidas de 25 pontos de base (o que compara com uma mediana de 3 subidas para as projeções dos membros do Comité de Politica Monetária da Reserva Federal dos EUA), segundo os futuros da fed funds rate. De salientar também que continua a aumentar a diferença entre as yields de EUA e Alemanha nos 2 e 10 anos, o que traduz provavelmente a diferença entre as políticas monetárias do Banco Central Europeu e da Reserva Federal dos EUA.

3. Em Itália, 5 Stelle e Lega parecem estar próximos de apresentar uma solução de governo. Os receios em torno das medidas orçamentais que poderão ser implementadas, e a postura de confronto esperada face à Comissão Europeia, provocaram já um aumento das yields e dos spreads da dívida italiana, com algum efeito contágio a Grécia, Espanha e Portugal. O posicionamento dos investidores (que atribuíam uma baixa probabilidade a um governo entre estas duas forças políticas) sugere que a dívida do país poderá manter-se suscetível ao fluxo de notícias das próximas semanas, apesar dos fatores atenuantes mencionados no comentário da semana passada. O aparecimento de notícias positivas em termos do contexto macro na área do euro poderia revelar-se importante para limitar o efeito de contágio ao resto da periferia.

4. A divulgação da leitura preliminar de maio para os índices PMI da IHS Markit na indústria, serviços e total do setor privado da economia referentes à França, Alemanha e área do euro (dia 23) representa o destaque do calendário económico da próxima semana. Tendo em conta alguns sinais de estabilização observados na leitura de abril, o valor preliminar de maio poderá ser importante para os mercados financeiros (e o Banco Central Europeu) avaliarem das perspetivas para a evolução da economia no 2º trimestre de 2018, segundo este indicador coincidente, após o abrandamento observado nos primeiros 3 meses do ano (de +0,7% no período entre abril e dezembro de 2017 para +0,4%, em termos de taxa de variação em cadeia para o PIB em volume). Nos EUA, a nossa atenção estará na divulgação (dia 23) das minutas da reunião do Comité de Política Monetária da Reserva Federal dos EUA que decorreu nos dias 1 e 2 de maio, podendo ser relevantes para mostrar o debate em torno de alguns temas como, por exemplo, as preocupações sobre o flattening da curva dos Treasuries.

Para mais detalhes ver, por favor, o PDF em anexo.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.