Especialistas prevêem preço do ouro a 2.000 USD

Especialistas prevêem preço do ouro a 2.000 USD

Alpari  | 04.08.2016 17:17

É notório que as taxas de juros negativas nos Estados Unidos influenciam o mercado do ouro com redução dos preços.

O metal não é capaz competir com os investimentos de risco, uma vez que eles não proporcionam renda passiva, todavia em períodos de alta temerosidade ou inflação, na ausência de alternativas menos voláteis em outros mercados, é o refúgio preferido dos negociantes. Ocorre que os rendimentos reais proporcionados pelos títulos e ações que pagam dividendos são mais atraentes para aqueles que negociam no curto e médio prazo.

Ao final de 2015, pela primeira vez em nove anos, o Federal Reserve dos Estados Unidos, embora simbolicamente, deu início a um ciclo de arrocho financeiro o qual muitos acreditavam ser limitado a dois momentos ao longo de 2016, mas que na verdade foi expandido a quatro ocasiões. Dessa forma, fazemos a pergunta: este caminho é o correto?

O último relatório sobre o PIB nos Estados Unidos, publicado nesta sexta-feira (29.07), mostrou uma taxa média de crescimento de 1% no primeiro semestre do ano, o valor mais baixo em sete anos, e o único fator de crescimento capaz de manter a economia livre da recessão resumiu-se aos gastos dos consumidores. Gold-1

De acordo com dados publicados pelo Bureau de Análises Econômicas dos Estados Unidos, a economia do país cresceu 1,2% no segundo trimestre, em valores ajustados pela inflação. Apesar do fato de que os dados publicados vieram piores do que o esperado, alguns especialistas afirmam que é cedo falar em recessão, entretanto há fatos que podem levar a uma conclusão diversa.
Gold-2

De facto, a maioria dos indicadores norte-americanos que não estão relacionados com gastos pessoais no setor de bens e serviços, se não estão no negativo, a taxa de crescimento vem diminuindo significativamente. O investimento privado nacional bruto foi reduzido pelo terceiro trimestre consecutivo. No segundo trimestre, os valores caíram 9,7% ao ano. Os gastos do governo também também caíram (-0,9% ao ano).

Por outro lado, o crescimento nos gastos dos consumidores atingiu o melhor resultado em 18 meses (+ 4.2% ao ano), devido mormente ao aumento da renda líquida das famílias (+2,4% ao ano). Todavia, ao final, o aumento da renda aliada aos custos reduzidos e depreciação dos investimentos em novos equipamentos (-3,5% ao ano) forçaram ao Fed introduzir uma política de flexibilização quantitativa, ou seja, estagflação. Os custos e os salários estão subindo mas as empresas não estão se desenvolvendo.

A este respeito, especialistas ocidentais acreditam que a tendência atual de inversão da política monetária do Fed concernente à a taxa de juros será um “banho de água fria” para os mercados financeiros. Os analistas do FedWatch CME indicam que há cerca de 43% de chance do controlador norte-americano elevar as taxas até o final deste ano.
Gold-3

Apesar do aforismo "o preço inclui tudo", como se referem os analistas técnicos, a alternância da política monetária do Fed levará aos traders a uma séria reavaliação de suas estratégias. Mesmo que se decida por não elevar as taxas de juros, o cenário geopolítico de "incertezas externas", causará o aumento da demanda por ativos de segurança.

Dessa forma, elevam-se as vozes que defendem a sombria visão do colapso do sistema de câmbio flutuante para a volta do “padrão ouro”, quando o câmbio era balizado por valores fixos. Estes mesmos analistas já estão prevendo picos máximos históricos de cotações, as quais atingirão 2.000 USD a 8.000 USD por onça troy.

Alpari

Últimos comentários

Adicione um comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Brasil) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 简体中文 繁體中文 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações

+

Descarregue a Aplicação Investing.com

Obtenha acesso gratuito a cotações e gráficos em tempo real, bem como a alertas sobre ações, índices, moedas, commodities e obrigações. Obtenha acesso gratuito às melhores análises técnicas e previsões.

Investing.com é melhor na Aplicação!

Mais conteúdo, cotações e gráficos mais rápidos e uma experiência mais fluida disponíveis apenas na Aplicação.