Estados Unidos de América - Vem aí um "Melt Up"?

 | 18.10.2017 13:42

"Melt up" é a expressão que tem vindo a ser bastante focada nos últimos meses nos EUA que descreve uma subida forte e rápida no seguimento de um bull-market longo, quando há uma enxurrada de investidores a quererem entrar e aproveitar ainda este movimento, sem atenção aos fundamentais.

O problema é que depois de um "melt up", há sérias possibilidades de surgir um meltdown. Ou seja, depende tudo, como sempre, do momento de entrada e de saída. Quem quiser ganhar com um esticão do "melt up" tem de estar preparado para um risco acrescido.

A questão é que, hoje em dia, o risco já não parece assustar como dantes devido àcomplacência dos investidores porque os volumes mantêm-se num nível estável e a volatilidade anda perto dos mínimos históricos. Ironicamente, enquanto os influxos para ETFs continuam fortes, o volume de negócios dos ETFs está em declínio, sinalizando que os investidores estão mesmo cada vez mais complacentes. Segundo o "The Wall Street Journal", na semana passada a negociação diária de ETFs foi em média $66 mil mn em Setembro que é o valor mais baixo em três anos.

Outro factor é que há cada vez mais fundos e outros instrumentos geridos de forma algorítmica, logo, há uma menor sensibilidade dos mercados aos eventos políticos, às declarações de Trump ou de outros responsáveis. O que conta sobretudo são os dados macroeconómicos, os padrões e a análise técnica nos activos que ainda não deram ainda um sinal relevante de quebra de momento.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações