Expectativas de Inflação Pressionam as Yields de Dívida de Governo

Expectativas de Inflação Pressionam as Yields de Dívida de Governo

Albino Oliveira  | 20.04.2018 08:51

Desde o nosso comentário da semana passada, registou-se uma subida nas yields a 10 anos de Alemanha e EUA. Na periferia da área do euro, o mesmo sucedeu com Espanha, mas não com Portugal e Itália. Relativamente a Itália, e beneficiando ainda de um ambiente que continua a ser de procura de yield, o mercado parece estar disposto a incorporar uma menor probabilidade de um cenário mais desfavorável relativamente à solução de governo que será encontrada para o país.

É verdade que tivemos um ambiente de menor aversão ao risco nos índices de ações, que continuaram a recuperar dos seus mínimos de finais de março / início de abril, beneficiando não só de menores receios com os temas geopolíticos / tarifas às importações que marcaram as semanas anteriores, como também do início do período de reporte de resultados para o 1º trimestre de 2018. Contudo, a nossa atenção esteve colocada na continuação da subida nas expectativas de inflação medidas pelas taxas breakeven a 10 anos, ao atingirem os valores mais elevados desde meados de 2014 nos EUA e na Alemanha. Com a taxa de variação homóloga do índice de preços no consumo nos EUA já acima de 2% (na leitura para março), o ambiente de subida na cotação do petróleo (mas também do níquel e do alumínio) revelou-se um importante suporte para a subida das expectativas de inflação. No momento em escrevemos, a yield a 10 anos dos Treasuries está já próxima do máximo de fevereiro (2,95%). Continuamos a ver a subida das expectativas de inflação (à medida que o mercado incorpora uma Reserva Federal dos EUA próxima de atingir o seu mandato em termos de inflação), como um importante fator para justificar yields mas elevadas nos EUA e, consequentemente (devido à correlação entre ambas), na Europa, embora os spreads na periferia permaneçam suportados pelo enquadramento económico favorável

De referir que o Fiscal Monitor divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (contendo previsões para uma subida em mais de 9 pontos percentuais para o rácio dívida pública/PIB nos EUA entre 2017 e 2023), terá também pressionado a curva dos EUA e justificado o steepening que foi observado.

O calendário da próxima semana mostra-nos vários indicadores de sentimento (IHS Markit, ifo, Comissão Europeia). Nos EUA, a nossa atenção estará também na divulgação do índice do custo do trabalho para o 1º trimestre de 2018 (sexta-feira), tendo em conta o forte mercado de trabalho que continua a ser observado no país. Teremos também o final de mais uma reunião de política monetária do Banco Central Europeu na quinta-feira, com conferência de imprensa de Mário Draghi. Não são esperadas alterações na comunicação do Banco, antes das novas previsões macro que serão divulgadas na reunião de junho, e tendo em conta o contexto de modestas pressões inflacionistas, como foi relembrado com a leitura de março para o índice harmonizado de preços no consumo divulgado pelo Eurostat. De qualquer forma, as expectativas do mercado para a evolução das taxas de juro moderaram já de forma significativa nas últimas semanas...

Para mais detalhes ver, por favor, o PDF em anexo.

Albino Oliveira

Artigos Relacionados

Últimos comentários

Adicione um comentário
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.
Discussão
Escrever uma resposta...
Aguarde um minuto antes de tentar comentar novamente.

A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.

English (USA) English (UK) English (India) English (Canada) English (Australia) English (South Africa) English (Philippines) English (Nigeria) Deutsch Español (España) Español (México) Français Italiano Nederlands Polski Português (Brasil) Русский Türkçe ‏العربية‏ Ελληνικά Svenska Suomi עברית 日本語 한국어 中文 香港 Bahasa Indonesia Bahasa Melayu ไทย Tiếng Việt हिंदी
Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
A guardar as alterações

+