Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

FOMC decide sobre a política em meio de um maior otimismo no mercado

Publicado 08.06.2020, 13:03
Atualizado 09.07.2023, 11:31

O mundo financeiro continuou no modus operandi de risco no final da semana passada, com o moral positiva sendo introduzida um pouco na sessão asiática de hoje. Parece que a surpreendente recuperação nos empregos nos EUA aumentou o otimismo de que a economia global está no caminho da recuperação após muitas semanas de medidas restritivas destinadas a controlar o coronavírus em rápida expansão. Quanto a esta semana, o principal evento da agenda econômica pode ser a decisão do FOMC na quarta-feira. Embora não esperemos nenhuma ação, seria interessante ver qual é a visão do funcionário sobre a economia, especialmente após o relatório de emprego melhor do que o esperado na sexta-feira.

Segunda-feira é um dia relativamente leve em termos de dados programados na agenda econômica. Já obtivemos o PIB final do PIB do Japão para o primeiro trimestre, que foi revisado mais alto, de -0,9% para -0,6% no trimestre. No final do dia, os únicos lançamentos que vale a pena mencionar são a produção industrial da Alemanha em abril, bem como as habitações do Canadá em maio e as licenças de construção para abril. Prevê-se que a produção industrial da Alemanha tenha caído 16,0% em relação a março, após queda de 9,2% em março, enquanto o início da habitação no Canadá deve cair de 166,4 mil para 150,0 mil. Não há previsão disponível para as licenças de construção do país.

Na terça-feira, durante a manhã asiática, temos os índices de confiança comercial da ANZ da Nova Zelândia e da Austrália da NAB para maio, mas nenhum deles é acompanhado por uma previsão.

Durante a manhã europeia, a balança comercial da Alemanha para abril, o PIB final da zona do euro para o primeiro trimestre e a mudança de emprego do bloco para o trimestre deverão ser divulgados. Prevê-se que o superávit comercial alemão tenha caído para 12,2 bilhões de euros, para 10,2 bilhões de euros, enquanto o PIB final da zona do euro deve confirmar sua estimativa preliminar, a saber, que a economia da área do euro encolheu 3,8% trimestralmente durante os primeiros três meses de 2020. Espera-se que a mudança de emprego do bloco mostre que a economia da área do euro perdeu 0,2% de empregos depois de ganhar 0,3% no último trimestre de 2019.

Mais tarde, dos EUA, obtemos as vagas de emprego da pesquisa JOLT (job openings and labor turnover survey) para abril, que devem cair para 5.750 milhões de 6.191 milhões em março.

Na quarta-feira, é provável que todos os holofotes caiam sobre a decisão do FOMC, a primeira após abril, quando o Comitê manteve as taxas de juros inalteradas na faixa de 0 a 0,25%, sugerindo que mais estímulos poderiam ser entregues, se considerado necessário. Continuaremos a usar poderes proativamente até termos certeza de que os EUA estão solidamente no caminho da recuperação ”, observou Powell, presidente do Fed. Ele também acrescentou que a atividade econômica provavelmente cairá em um "ritmo sem precedentes" no segundo trimestre, o que sugere que eles estavam mais dispostos a agir novamente do que não.

No entanto, não esperamos que eles ajam nesta reunião. Sim, o GDP Fed de AtlantaNow e o New York Nowcast acrescentam credibilidade às observações de Powell, apontando para taxas de crescimento de -53,8% e -25,5%, respectivamente, mas até obtermos números oficiais, não acreditamos que o Fed se apresse em expandindo seus esforços de estímulo. Afinal, eles já anunciaram uma expansão do seu Centro de Liquidez Municipal na sexta-feira. Outro fator que nos faz acreditar que é improvável que o Fed atue dessa vez é o relatório de emprego muito melhor do que o esperado para maio. Na sexta-feira, o relatório mostrou que a economia dos EUA adicionou 2,51 milhões de empregos em vez de perder 8,0 milhões, conforme a previsão sugerida, com a taxa de desemprego caindo de 14,9% para 13,3%, superando as estimativas de um aumento para 19,7%.

US unemployment rate

Dado que esta será uma das "reuniões maiores" acompanhadas de projeções econômicas, seria interessante ver qual é a visão atual entre os funcionários após um relatório de emprego tão surpreendente. Em nossa opinião, o relatório sugere que o pior com relação ao coronavírus está para trás, mas resta saber se as autoridades também compartilharão essa opinião. Embora não esperemos que eles ajam, acreditamos que eles permanecerão prontos para fazê-lo se as coisas saírem da órbita, o que combinado com uma linguagem relativamente não preocupante sobre as perspectivas econômicas, pode permitir ações e riscos associados ativos continuem à deriva para o norte, pois os investidores abandonam portos seguros.

Quanto aos dados de quarta-feira, durante a manhã asiática, temos o índice de opinião do consumidor da Austrália em Westpac para junho, para o qual não há previsão disponível. As taxas de CPI e PPI da China também estão saindo. Prevê-se que o IPC tenha diminuído de 3,3% para 2,6% no comparativo anual, enquanto a taxa de PPI deverá cair ainda mais no território negativo, para -3,3% no comparativo anual de -3,1%.

No início da manhã da UE, os CPIs da Noruega para maio serão divulgados. Prevê-se que a taxa básica de CPI tenha aumentado para +1,2% em relação ao ano anterior, de +0,8%, enquanto a taxa principal está prevista para ter subido para +2,9%, de +2,8%. Em sua última reunião, o Norges Bank reduziu sua taxa de referência para 0,0%, com autoridades dizendo que provavelmente permanecerá nesse nível por algum tempo à frente. "Não pretendemos fazer mais cortes nas taxas de política", disse o governador Olsen no comunicado. Assim, a aceleração da inflação pode adicionar credibilidade à sua visão e permitir que eles se sentem confortavelmente à margem.

Norway CPIs inflation

Obtemos mais dados de CPI para maio no final do dia, desta vez nos EUA. Espera-se que a taxa global tenha subido para +0,2% a partir de +0,3% no comparativo anual, enquanto se prevê que a taxa principal tenha caído para +1,3% no comparativo anual de + 1,4%. Apesar de uma possível desaceleração da inflação nos EUA, esperamos que os participantes do mercado prestem tanta atenção. Esperamos que eles mantenham o olhar fixo na decisão do FOMC, que deve ser divulgada mais tarde.

US CPIs inflation

Na quinta-feira, na sessão de trading da Zona Euro, os números de inflação da Suécia para maio devem ser divulgados. Prevê-se que as taxas de CPI e CPIF (cost-plus-incentive fee) permaneceram inalteradas em -0,4% no comparativo anual, mas, como sempre, preferimos prestar mais atenção à taxa básica de CPIF, que exclui energia. Essa taxa caiu para + 1,0% no comparativo anual em abril, de + 1,5% em março. Quando se conheceram pela última vez, os formuladores de políticas do Riksbank decidiram continuar comprando títulos do governo e de hipotecas até o final de setembro de 2020 e deixar a taxa de recompra inalterada em 0,0%. Eles também disseram que as medidas serão ajustadas aos desenvolvimentos econômicos. Assim, uma possível recuperação na métrica central do CPIF pode suscitar especulações de que o banco central mais antigo do mundo possa começar a reduzir seu QE em algum momento em breve.

Sweden CPIs inflation

Nos EUA, obtemos os IBPs para maio. Prevê-se que a taxa global tenha diminuído -1,3% em relação ao ano anterior, de -1,2%, enquanto a taxa principal deverá ter passado de + 0,6% para + 0,4% em relação ao ano anterior.

Finalmente, na sexta-feira, durante a manhã asiática, a produção industrial final do Japão para abril deve ser lançada, com a previsão de confirmar a impressão preliminar de -9,1% em relação ao mês anterior.

Mais tarde, o PIB mensal do Reino Unido, a produção industrial e a balança comercial do país, todos em abril, deverão ser divulgados. Prevê-se que a atividade econômica tenha caído 18,7% em relação a março após queda de 5,8%, algo que fará a taxa anual cair de -5,7% para -22,3%, para -22,3%. Também se espera que a produção industrial acelere seu declínio, de -4,2% para -15,0%, enquanto o déficit comercial do país deverá diminuir para 12,51 bilhões de libras esterlinas, de 11,54 bilhões de libras esterlinas.

UK monthly GDP

Embora esse conjunto de dados possa aumentar as chances de introduzir taxas de juros negativas pelo BoE, acreditamos que os traders da GBP podem permanecer à beira de seus assentos em antecipação a novas manchetes em relação ao Brexit. Na sexta-feira, os negociadores da UE e do Reino Unido disseram ter feito muito pouco progresso em sua última rodada de negociações e, faltando apenas alguns dias para o Reino Unido solicitar uma extensão do período de transição, as manchetes nessa frente podem ter um peso extra à medida que nos aproximamos da cúpula da UE de 18 e 19 de junho. O primeiro-ministro do Reino Unido, Johnson, tem insistido no prazo de 31 de dezembro para encontrar um terreno comum, enquanto o negociador-chefe da UE, Barnier, observou que um acordo precisa ser fechado até o final de outubro para permitir tempo suficiente para ratificação pelos 27 países membros do bloco. Assim, qualquer coisa que indique mais desacordo poderia fortalecer o argumento de um Brexit sem acordo no final deste ano e pode adicionar pressão à libra britânica.

Também temos uma reunião de ministros de finanças da UE, na qual eles devem discutir um fundo de resgate de coronavírus. O euro está no modo fly recentemente, talvez devido ao anúncio pela Comissão da UE sobre um plano de resgate de 750 bilhões de euros, e uma aprovação oficial pode manter a moeda suportada. Por outro lado, uma falha em selar um acordo sobre a proposta acima mencionada pode levar alguns touros do euro a liquidar suas posições e forçar a moeda comum a baixar adequadamente.

Dos EUA, obtemos o índice preliminar de sentimentos de consumo da UoM (University of Michigan) para junho, que deve subir de 72,3 para 75,0, para 75,0.

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.