🔥 A estratégia de ações escolhidas por IA, Titãs da tecnologia, subiu +7,1% em maio. Junte-se à ação com as ações EM ALTA.Poupe 40%

Forte diminuição da volatilidade desde segunda-feira

Publicado 15.07.2015, 16:00
EUR/USD
-

Segundo dia de tranquilidade nas bolsas europeias, que apresentam subidas moderadas neste momento.

A enorme volatilidade à qual estiveram submetidas nas últimas semanas, com fortes gaps e reações instantâneas ao ritmo marcado pelas negociações entre a Grécia e os credores, deixaram os investidores esgotados, sendo que agora parecem mais partidários de movimentos suaves e carentes de reações exageradas.

Os movimentos dos mercados chineses são outra fonte de volatilidade (mais em Wall Street do que na Europa). Hoje, a bolsa de Shangai voltou a cair em força, 4%, sem inquietar os índices europeus. Esta queda ocorre depois de uma grande inversão nos últimos dias. Foi conhecido que o PIB chinês cresceu ao ritmo do 7% durante o Q2, quando o consenso dos analistas esperava um relaxamento nos 6,8%. Mais uma vez, com este dado, o forte recuo das bolsas chinesas nas últimas semanas deixa de estar relacionado com a alteração inesperada no comportamento da economia do gigante asiático.

O Nikkei, por seu turno, fechou com avanços de 0,38%, apesar de o Banco do Japão rever em baixa as previsões de crescimento para 2015 (de 2 para 1,7%).

Wall Street fechou ontem com subidas, que foram de 0,44% para o S&P500 e de 0,66% para o Nasdaq. Coincidindo com a abertura do Wall Street, o crude começou a inverter, o que favoreceu muito o sector energético. Em qualquer caso, o levantamento das sanções ao Irão, que em grande medida é dado como garantido, é uma notícia claramente baixista para o crude, tal como a muito provável revalorização do dólar no médio prazo.

Nos resultados empresariais, tivemos bons resultados da JP Morgan e da J&J.

Será hoje quando o Parlamento grego vota a favor do primeiro pacote de medidas prioritárias, necessário para articular o Terceiro Resgate do país. Tsipras conta com o apoio da oposição, e tudo aponta que a discórdia no seio das suas fileiras é moderada, pelo que seria uma grande surpresa que a votação rejeitasse o pacote. Contudo, correm declarações inquietantes, que refletem o escasso compromisso do governo grego com as condições associadas ao novo regaste. O novo ministro das finanças disse que o novo acordo contem muitas condições recessivas, e o próprio Tsipras comentou que não pensa demitir-se, pois espera um triunfo de outras forças políticas em outros países (Podemos), que permita que as suas posições ganhem apoio na Europa.

Os bancos gregos continuam fechados e não existem notícias conclusivas sobre quando voltarão a abrir.

Com o SIM do parlamento grego, teremos outra reunião do Eurogrupo com o intuito de redigir um Memorandum de Entendimento, que será submetido a votação nos vários parlamentos nacionais dos países credores. Será necessário articular algum tipo de empréstimo ponte com bastante urgência, para que a Crécia pague ao BCE na próxima semana. Como temos vindo a comentar, o culminar de todas estas etapas pode estar associado a subidas nas Bolsas, dado que os níveis atuais continuam próximos de 11%, abaixo do que marcavam os índices a 26 de junho, antes da convocatória do referendo.

No capítulo dos dados macro, foram conhecidas o IPC de França de junho abaixo do esperado (-0,1% face a 0,1%), dado que contrasta com o que foi conhecido em outros países europeus.

Temos também os dados de desemprego do Reino Unido, piores do que o esperado (5,6% face a 5,5%).

Esta tarde, nos EUA, será conhecido o PMI da indústria transformadora de Nova Iorque e o índice de preços de produção de junho às 14.30; a produção industrial de junho e a utilização da capacidade de uso às 15:15horas; a comparecência semestral de Janet Yellen, no Comité de Serviços Financeiros e os inventários semanais de crude às 15.00, e a leitura do Livro Beige da Fed às 20.00.

Nas divisas, observamos estabilidade do EUR/USD, ao passo que a Libra destaca-se pela sua força.

Índices europeus com SINAL POSITIVO

PSI: +0,17%

IBEX: +0,42%

DAX: +0,15%

CAC: +0,05%

FTSE: +0,12%

MIB: +0,63%

EUROSTOXX: +0,06%

EUR/USD: +0,13% (1,1020)

Ouro: -0,04% (1.155 $)

Últimos comentários

A carregar o próximo artigo...
Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.