Gás Natural: Que diferença um ano faz

 | 08.06.2021 12:58

Este artigo foi escrito exclusivamente para Investing.com

  • O gás natural caiu para um mínimo de 25 anos em junho passado
  • O preço é mais do dobro desse nível em junho de 2021 - A procura está de volta e melhor do que nunca
  • Política energética dos EUA - As eleições têm consequências
  • Baixas mais altas e altas mais altas no horizonte
  • A época dos furacões tem potencial para fogos de artifício - os inventários permanecem abaixo dos níveis médios do ano passado e dos últimos 5 anos

O gás natural começou a ser comercializado na divisão NYMEX da CME em 1990. O produto energético combustível na sua forma natural é também altamente volátil no que concerne aos preços. Nos últimos 31 anos, os futuros de gás natural têm negociado desde um mínimo de $1,02 até um máximo de $15,65 por MMBtu. O mínimo aconteceu em 1992, quando o mercado de futuros era imaturo. A alta foi em 2005, quando as tempestades assolaram a Costa do Louisiana, lar das infraestruturas de gás natural e ponto de entrega dos futuros do NYMEX.

O mercado mudou ao longo dos últimos anos. Descobertas maciças de gás natural nas regiões de xisto de Marcellus e Utica dos EUA e avanços tecnológicos na extração de gás da crosta terrestre através de fracking aumentaram drasticamente a oferta.

Uma vez que a necessidade é a mãe de todas a invenções, o lado da procura da equação do gás natural também cresceu à medida que a liquefação permitiu exportações para outros países em todo o mundo, onde os preços são muito mais elevados. O negócio do GNL continua a crescer. Simultaneamente, a produção de energia dos EUA passou do carvão para o gás natural, aumentando a procura do produto energético.

Sob a anterior administração, os EUA seguiram uma política de "frack-baby-frack", aumentando a produção à medida que a tecnologia reduzia os custos de produção. Em 20 de Janeiro de 2021, essa política mudou, uma vez que o Presidente Joseph Biden se comprometeu a enfrentar as alterações climáticas, limitando a produção de hidrocarbonetos em favor de fontes de energia alternativas.

Nas últimas semanas, os preços do petróleo bruto e do gás natural têm vindo a registar tendências mais elevadas. A tendência é sempre a sua melhor amiga nos mercados. No início de junho de 2021, os preços do gás natural eram mais do dobro do preço no final de junho de 2020, o que poderia ser um sinal do que está por vir para o produto energético volátil.

O gás natural caiu para um mínimo de 25 anos em junho passado/h2

Há um ano, no final de junho, os futuros de gás natural atingiram o preço mais baixo desde 1995, $1,432 por MMBtu.

Instale a App
Junte-se aos milhões que acompanham os mercados globais em Investing.com
Transferir