Poupe 40%
Novo! 💥 Adira a ProPicks e veja a estratégia que superou o S&P 500 em + de 1,183% Poupe 40%

Mercado Há Semanas Assim

Publicado 15.12.2016, 00:55

Há semanas que nós, traders, podemos e devemos ficar nas linhas laterais a analisar e observar o mercado. Há quem aproveite para tirar umas férias (que nesta altura natalícia até pode ser bom) e há quem simplesmente fique atento aos jornais e olhe só de soslaio para o ecrã do computador, e só porque o bichinho do mercado raramente nos deixa ficar muito tempo longe dele.

Esta e as próximas semanas são um bom exemplo do que falo. A semana até começou bastante tranquila, com uma segunda-feira sem qualquer tipo de notícia digna de nota, terça-feira saíram algumas mais importantes como o sentimento económico alemão ou o índex de manufaturação e não manufaturação Tankan, mas sobretudo o CPI anual na Libra, no entanto estava tudo de certa forma a guardar-se para o dia de hoje.

Tivemos durante o dia de hoje várias notícias que tradicionalmente influenciariam o mercado valendo cada uma delas vários pips de flutuação. Noticias como o índex de vencimento médio,o número de desempregados na Grã-Bretanha, o Governador do Banco de Inglaterra a falar, resultados das vendas a retalho nos EUA entre outras, passaram hoje completamente despercebidas pelos mercados (não pelos analistas que as usam como indicadores essenciais da saúde e futuro da economia mundial) porque todos esperávamos para saber o que é que a reserva federal dos EUA nos tinha reservado.

A verdade é que a Janet Yellen fez exatamente aquilo que se esperava que fizesse (e que o presidente eleito Donald Trump avisou que se fizesse seria por pura incompetência) e subiu as taxas de referência de 0,50% para 0,75 %. Resultado?

Anúncio de terceiros. Não é uma oferta, nem recomendação da Investing.com. Ver declaração aqui ou remover anúncios .

180 pontos de queda no EUR/USD, fazendo com que o valor do euro face ao dólar esteja a 10 pontos de um mínimo histórico onde já não chegava desde 2003!

EURUSD

150 pontos de valorização no USD/CHF, igualando a subida do passado dia 8 quando o presidente do BCE, Mário Draghi falou e manteve a situação que quantitative easing.

GBPUSD

209 pontos no GBP/USD confirmando um possível double top que vinha a ser formado desde o inicio do mês.

USDCHF

Por fim a maior flutuação foi no USD/JPY com cerca de 270 pontos de subida voltando praticamente aos valores do início do ano.

USDJPY

Como disse no início do texto o dia de hoje não foi um momento único na semana nem nas que se avizinham, e mesmo que seja sem dúvida um dos mais importantes teremos que ficar atentos também ao dia de quinta-feira quando às 08,30 sair a notícia da política monetária suíça, ao meio dia quando sair a da Grã-Bretanha, na próxima terça-feira sairão as políticas na Austrália e Japão (momento importante pela perca consecutiva de força que o Iene tem tido nos últimos tempos), e muitos outros indicadores económicos que irão sair entretanto e que falarei numa altura mais próxima dos mesmos.

Sebastião Brandão de Mello
Teletrade Portugal

Últimos comentários

Divulgação de riscos: A realização de transações com instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve altos riscos, incluindo o risco de perda de uma parte ou da totalidade do valor do investimento, e pode não ser adequada para todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos tais como eventos financeiros, regulamentares ou políticos. A realização de transações com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir realizar transações com instrumentos financeiros ou criptomoedas, deve informar-se sobre os riscos e custos associados à realização de transações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente os seus objetivos de investimento, nível de experiência e nível de risco aceitável, e procurar aconselhamento profissional quando este é necessário.
A Fusion Media gostaria de recordar os seus utilizadores de que os dados contidos neste website não são necessariamente fornecidos em tempo real ou exatos. Os dados e preços apresentados neste website não são necessariamente fornecidos por quaisquer mercados ou bolsas de valores, mas podem ser fornecidos por formadores de mercados. Como tal, os preços podem não ser exatos e podem ser diferentes dos preços efetivos em determinados mercados, o que significa que os preços são indicativos e inapropriados para a realização de transações nos mercados. A Fusion Media e qualquer fornecedor dos dados contidos neste website não aceitam a imputação de responsabilidade por quaisquer perdas ou danos resultantes das transações realizadas pelos seus utilizadores, ou pela confiança que os seus utilizadores depositam nas informações contidas neste website.
É proibido usar, armazenar, reproduzir, mostrar, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos neste website sem a autorização prévia e explicitamente concedida por escrito pela Fusion Media e/ou pelo fornecedor de dados. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados pelos fornecedores e/ou pela bolsa de valores responsável pelo fornecimento dos dados contidos neste website.
A Fusion Media pode ser indemnizada pelos anunciantes publicitários apresentados neste website, com base na interação dos seus utilizadores com os anúncios publicitários ou com os anunciantes publicitários.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que há qualquer discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.
© 2007-2024 - Fusion Media Limited. Todos os direitos reservados.